Manaus, 19 de agosto de 2025

Bem viver

bem viver
bem viver

Compartilhe nas redes:

Na semana passada tivemos no dia 19/4 o dia nacional do índio e com eles aprendemos a expressão: Bem Viver! Esta expressão tem sua origem na utopia indígena de “terra sem males”. Com eles aprendemos que a vida na comunidade tem que ser em perfeita harmonia, entre os seres vivos, homens e animais e sobretudo o respeito ao meio ambiente.

Ensinaram-nos que que existe um ser sagrado, divino, tenha o nome que tiver, contudo, há a existência deste ser supremo, de sabedoria e sobretudo de proteção e paz. Eles nos ensinam a não ter somente o respeito, mas a aprender com os anciãos, cuja sabedoria advém de sua vivência e experiência ao longo da vida. Nesta sociedade em que vivemos, a necessidade de perpetuar o progresso, a riqueza, a luxúria, deixamos de nos importar com o próximo e nos afundamos com as consequências desastrosas do consumismo.

Por tudo isto e ainda outros motivos, nossa sociedade desperta a ganância, a inveja e a violência. Então o bem viver nos aponta o caminho de uma vida mais simples, com respeito e sobretudo com a a difícil prática do perdão. Logo, se não aprendermos os ensinamentos dos povos indígenas, e lutarmos permanentemente pelo bem viver, fatalmente cairemos no mal viver, que destrói a todos, física, mental e espiritualmente. Por eles temos que também lutar pelo direito de viver e viver bem.

Views: 12

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques