Manaus, 5 de fevereiro de 2025

A senhora, o folclore e o festival

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*Éder de Castro Gama

Continuação…

CAPÍTULO II

Os pontos de peregrinação da cidade de Itapiranga

Que movimento religioso é este que acontece na cidade de Itapiranga que leva as pessoas irem ano após em peregrinação à cidade? Este era o questionamento que me fazia enquanto pesquisador, após ouvir relatos de pessoas que iam até à cidade para visitar os locais das Aparições de Nossa Senhora, da Sagrada Família e de Anjos Celestiais que proferiram inúmeras mensagens aos seus confidentes e que eram transmitidos ao povo religioso, além das inúmeras experiências religiosas que as pessoas relatavam em suas visitas.

Vale lembrar que as peregrinações dos fiéis se iniciaram em Manaus no ano de 1994, mais precisamente no dia 02 de maio, momento em que Dona Maria do Carmo e Edson Glauber (mãe e filho), “Confidentes de Nossa Senhora”, oriundos da cidade de Itapiranga, mas residentes em Manaus, revelaram a sua comunidade religiosa, no bairro Dom Pedro, as primeiras mensagens da Virgem Santa. Foi o momento que surgiram os cenáculos de oração e adoração a Nossa Senhora e as procissões pelas ruas do bairro resultando em organização social para viagens de peregrinação rumo à cidade de Itapiranga. Meses depois, neste mesmo ano, e na mesma cidade, ocorreram as primeiras manifestações públicas de sinais místicos de aparições de Nossa Senhora.

Na cidade de Itapiranga, os locais das aparições foram ocorrendo ano após ano e em locais diferentes. Os lugares mais visitados são: o Santuário ou Campo de Oração da Sagrada família, identificado por um grande crucifixo com a imagem de Jesus pregado no alto, onde concentra o povo para rezar. Adentrando ao Santuário, encontra-se uma árvore de muruci, onde Nossa Senhora teria deixado o Arcanjo Miguel de guarda para proteção do Santuário. Seguindo mais adiante, em direção ao monte da cruz, do lado direito, encontra-se a capela em homenagem aos seringueiros com a imagem de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz26, e por fim, ao topo de um monte dentro do Santuário (lugar conhecido anteriormente pelos moradores de Itapiranga como cabeça da cobra), encontra-se uma grande cruz em madeira de aproximadamente quatro metros de altura, este lugar foi batizado de o “Monte da Cruz”, visto que para se chegar até a cruz, é preciso andar uns 600 metros por um caminho acidentado e sinuoso de aproximadamente 2,5m de largura, cercado de uma caída de ambos os lados. No Monte da Cruz, se tem uma vista do paraná de Itapiranga e da frente da cidade.

Na parte esquerda do Monte da Cruz a uns 50 metros abaixo, encontra-se a Fonte da Misericórdia e da Graça27, destinado à cura dos fiéis. É um olho d’água que foi preparado para que os fiéis pudessem pegar água, considerada benta por “Nossa Senhora”. Mas só pode ser acessada no período de seca do rio até aproximadamente a primeira semana de janeiro, quando fica visível. Há também algumas casas de fiéis na cidade de Itapiranga, além da propriedade da família de Edson Glauber, consideradas pontos de peregrinação dada as experiências místicas vivenciadas por seus moradores.

No centro da cidade de Itapiranga, mais precisamente na rua Getúlio Vargas, a poucos metros da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em frente à praça de alimentação, fica situado a casa da família dos Confidentes de Nossa Senhora. Em 2010, é o lugar considerado ponto de encontro e Peregrinação dos fiéis. Também se tem ali, um ponto de apoio dos organizadores dos eventos28 que ocorrem as Peregrinações, com venda de lembranças religiosas, camisas, chaveiros DVD’s com as mensagens marianas e registro de imagens, livros religiosos, escapulários e outros.

No ano de 2011, fiz a sistematização de minhas anotações dos anos de 2009 e 2010. As peregrinações continuam frequentes, como pode-se perceber em 2021 no site do Santuário criado para fins de divulgação. Continuam vindo fiéis e curiosos de Manaus e das cidades próximas para as datas comemorativas já segmentadas, como o Aniversário das Aparições no dia 02 de maio (que completou 17 anos em 2011), Aniversário Natalício de Nossa Senhora no dia 05 de agosto (que completou 2026 anos em 2011) e as peregrinações frequentes que ocorrem todo o dia 02 de cada mês.

A primeira observação feita das Peregrinações foi em 2009. Foi uma Romaria na cidade de Itapiranga organizada por paroquianos de Itacoatiara, sendo duas embarcações com capacidade para 80 pessoas cada. Uma delas, da paróquia de Santa Luzia, foi a que escolhi para fazer a viagem. Este barco, tinha pessoas das comunidades religiosas de Santa Luzia, São Lazaro, São Jorge e algumas pessoas da paróquia de Santo Antônio, além da presença de um sacerdote que atuava nesta paróquia.

A programação da paróquia de Santa Luzia para Romaria estava dividida da seguinte forma: dia 01 de maio sexta-feira, encontro e saída dos fiéis às 08h da manhã no cais do porto da cidade de Itacoatiara, no barco Radiante VI; dia 02 de maio, sábado, às 06h da manhã, a realização do terço e ofício da Imaculada Conceição, possivelmente na Igreja de Nossa de Nazaré, em Itapiranga e, à noite, Terço Paroquial e incineração dos pedidos escritos para Nossa Senhora. No dia 03 de maio, no domingo, retorno do Porto de Itapiranga, às 08h da manhã, após o café para Itacoatiara.

Porém, chegado o dia 1º de maio, houve atraso na saída dos barcos para cidade de Itapiranga, por causa do abastecimento de mantimentos e atraso de alguns passageiros. Dado o tempo de chuva, foi relocada a saída do porto de Itacoatiara para às 12h. O barco Radiante VI era um barco considerado de médio porte de dois pisos, comum nas viagens de recreio, com espaço para atar rede, com banheiro e uma cozinha, considerado seguro para pernoitar. Bem como o outro barco, o Primo Vitor, que mantém as mesmas características onde estavam as pessoas de outras paróquias de Itacoatiara. Ambos os barcos saíram em comboio na viagem até Itapiranga, que durou quatro horas e meia.

Durante o percurso da viagem, bem no início, foram reunidos os passageiros para as primeiras instruções de viagem e o início das atividades religiosas. Foi feita a reza do terço29, intercalado com reflexões de passagens da Bíblia sobre a vida de Nossa Senhora e cânticos marianos. Após a bênção sacerdotal, as pessoas aproveitavam para se conhecer e conversar sobre a viagem. Os passageiros eram pessoas de diferentes idades e gêneros, mas sobressaltava-se a presença de um número considerável de pessoas idosas do sexo feminino. Também tinha casais, homem e mulher, além de alguns jovens na faixa-etária de 17 a 22 anos, que estavam com algum membro da família.

Após um percurso tempestuoso, porém navegável, chegamos ao Porto de Itapiranga. Foi reforçado pelos organizadores da Romaria e os tripulantes do barco, antes da dispersão para as atividades em terra, os horários do banho para revezamento em fila indiana, a limpeza do ambiente e a regra de não jogar lixo no rio e o apagar das luzes para dormir. E por fim, foi lembrado mais uma vez o sentido da peregrinação em Itapiranga, que não era um simples passeio, mas um momento de muita oração e reflexão.

Ainda no barco, foi informado por um dos organizadores da peregrinação em Itapiranga, os dias e os horários que ficaram disposto da seguinte forma: Dia 01 de maio, procissão em honra a São José, saindo da Capela do Santuário com destino à casa dos Confidentes Maria do Carmo e Edson Glauber. Às 20h, realização da “Santa Missa” na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, matriz de Itapiranga. E as 21h, adoração eucarística precedida da missa.

No dia 02 de maio, às 08h, realização da “Santa Missa” no Santuário. As 10h, relato oral de Edson Glauber sobre as mensagens de Nossa Senhora. E as 16h, procissão em honra ao 15º Aniversário das Aparições de Nossa Senhora aos confidentes.

Ainda no barco, observa-se o clima de ansiedade que envolvem os peregrinos. Todos começam a mudar suas vestimentas30, pois há uma regra para fazer a peregrinação, todos devem se adequar.

As mulheres, em sua grande maioria, vestem saias um pouco abaixo do joelho, com camisa de algodão com estampa de imagens dos diferentes títulos de Nossa Senhora, ou santos católicos. Entre os homens, todos usam calças compridas e camisas de algodão com diferentes estampas religiosas de santos católicos ou de algum arraial que tenha ficado de lembrança. Os novos peregrinos, assim como eu, têm que se adequar aos padrões de vestimenta.

O barco fica ancorado na balsa de embarque e desembarque de passageiros no porto que fica de fronte à igreja matriz de Itapiranga, da qual temos que subir uma rampa para acessar a avenida que passa em frente à igreja. Do porto até ao Santuário, demora aproximadamente 15 minutos de caminhada a leves passos. No caminho, passa-se em frente à igreja Matriz, seguido da casa dos Confidentes, descendo uma rua lateral que passa em frente ao cemitério da cidade, que fica em uma rua no alto, depois seguindo por uma das avenidas principais da cidade até pegar as ruas que levam para o Santuário. No caminho, observa-se uma intensa movimentação de pessoas que seguem ao Santuário, nota-se alguns ônibus e carros de passeios estacionados próximo ao santuário, advindos de Manaus e de algumas cidades que têm acesso por via pavimentada, como Itacoatiara, Silves e Rio Preto da Eva. Porém, ainda não tinha chegado o comboio da cidade de Manaus, que vinha com os confidentes. É possível observar, próximo ao Santuário, algumas casas com grandes áreas para atar redes, cercadas por telas contra mosquitos, destinados aos viajantes de Manaus.

Chegando ao Campo Santo ou Santuário, ainda no período da tarde, com o tempo nublado e com chuviscos intermitentes, os fiéis buscam traçar os caminhos demarcados na área. O primeiro ponto de visitação é onde tem uma cruz de aproximadamente 2,5 metros de altura, com um Cristo em porcelana na cor branca pregado. Trata-se de uma imitação do tamanho de um homem de estatura alta. Fica em uma área coberta com telhas e revestida de azulejos brancos, mediando aproximadamente 5 metros, lugar onde fica montado o altar das missas com toda estrutura. É um descampado cercado por árvores nativas.

Não há um guia para apresentar os pontos do lugar, mas todas as pessoas que já visitaram em peregrinações passadas, buscam orientar os iniciantes. Alguns deles mostram os lugares que devem ser contemplados, como a árvore de muruci, onde a Virgem disse a Edson Glauber que São Miguel Arcanjo fica de guarda, protegendo todo o campo santo. Fica próximo da Capela em formato de tapiri31, construída em alvenaria. Na árvore de murici, todos os passantes devem rezar a São Miguel Arcanjo as seguintes orações: 01 Pai Nosso, 03 Ave Marias, 01 Glória ao Pai, pedindo-lhe proteção em conjunto com São Rafael e São Gabriel. O próximo ponto, a poucos metros da árvore de Muruci, encontra-se a Capela onde está a imagem de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz. É um ponto de muita oração e devoção; mais à frente está o monte da Cruz, onde tem uma cruz de madeira de aproximadamente 03 metros de altura, com vistas do paraná de Itapiranga e a frente da cidade, que segundo alguns, tem um belo pôr-do-sol.

Observa-se que todo o trajeto da entrada do Campo Santo até o Monte da Cruz, formam-se grupos de pessoas que se reúnem para rezar o terço, entoar cantos de louvor, ou adoração pessoal. Porém, como não é pavimentada, está com muita lama. Em conversa informal com alguns dos presentes, sobre os motivos de estar na peregrinação, alguns deles disseram que vieram para conhecer o lugar e vivenciar as experiências de fé com os seus membros de comunidades católicas, outros para agradecer alguma graça alcançada e até pagamento de promessas, como é o caso de um senhor que veio no barco conosco, dizendo que conseguiu livrar-se do alcoolismo após fazer promessa à Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz. Nota-se a ausência da população de Itapiranga, a não ser na porta do Campo Santo para vender comida, água, velas e mel de abelha, produzido na região. Em conversa com algum destes, disseram ser evangélicos, porém aproveitam o movimento religioso para tirar algum tipo de renda durante os dias de programação.

Já passava das 20h30, quando tivemos a informação de que os confidentes e os peregrinos de Manaus estavam chegando de ônibus. É notável os comentários sobre a expectativa que toma conta dos fiéis quanto à chegada de Edson Glauber e Maria do Carmo, sua mãe. São esperados igual a uma celebridade.

Observa-se um número expressivo de ônibus e carros que chegam de Manaus, vieram em comboio. Os ônibus são de empresas particulares alugados pelos peregrinos de Manaus. Todos vêm com uma plaquinha identificando a sua numeração com a imagem de Nossa Senhora. Todos estacionam em ruas próximos ao Santuário e, quando desembarcam, chama atenção o ânimo para participar das atividades do dia. A maioria das mulheres, sobretudo as idosas, usam um véu na cor azul cobrindo suas cabeças, afinal, deve-se seguir as orientações do céu. Todos os peregrinos dirigem-se à igreja de Nossa Senhora de Nazaré para o início da missa.

As 21h, tem-se o início a missa com o padre da paróquia local. A igreja é de alvenaria, coberta com telha de zinco galvanizado, bem modesta. Não foi possível estipular o número certo de pessoas, mas com certeza algo em torno de 500. Seguiram-se todos os ritos de uma missa religiosa, com duração de uma hora e meia. Em seguida, deu-se início a adoração ao Santíssimo Sacramento, dirigida por Edson Glauber. Entre rezas, ladainhas e cânticos, é lida pelo Confidente algumas mensagens dadas por Nossa Senhora. Esta manifestação encerrou-se uma hora e trinta minutos da manhã.

Na saída da igreja, Edson Glauber é cercado por fiéis que pedem para tirar uma foto e cumprimentá-lo e é seguido desta forma até a sua casa que fica a poucos metros da igreja. Na casa dos Confidentes, encontra-se a sua mãe e algumas religiosas que o aguardam para cear um belo guisado de carne. A casa é de madeira com piso de alvenaria, contendo sala, dois quartos, uma cozinha, um banheiro e uma área de convivência ao lado com uma cobertura, ambiente aconchegante e simples. Enquanto algumas pessoas alimentavam-se, outras aproveitavam para fazer oração na sala em frente a uma imagem grande de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz. Ao retornarmos para o descanso no barco, conforme o combinado, todas as luzes já estavam apagadas e as pessoas já estavam dormindo em suas redes.

No dia seguinte, dia 02 de maio, as pessoas de nosso barco acordaram cedo e fizeram um café coletivo. Após o café, seguimos para o Santuário quando, às 08h da manhã, teve início a missa, celebrada pelo Bispo Dom Carillo Gritti e um padre assistente, ambos vindos de Itacoatiara para este evento.

O dia estava ensolarado, clima ameno com brisas. A missa teve a duração de aproximadamente uma hora e meia. Ao fim da missa, foi nos informado que as 10h, em frente à casa dos Confidentes, na praça de alimentação, debaixo de um cajueiro, Edson Glauber daria testemunho das aparições em conjunto com sua mãe. Chegando no lugar, as pessoas se acomodaram debaixo da árvore e de suas sombrinhas para ouvir Edson Glauber dando seu depoimento e proferindo as mensagens de Nossa Senhora com um megafone. Observa-se que sua mãe não fala ao público, apenas o acompanha balançando a cabeça em concordância com que é dito. A fala girava em torno de como ocorreram as primeiras aparições, da necessidade de penitência e oração por parte dos fiéis e como era importante divulgar as mensagens e investir na obra para construção do Santuário. As pessoas ouviam com atenção o que era dito e faziam perguntas a Edson Glauber sobre sua missão, como por exemplo, como conseguia superar as dificuldades para o anúncio das mensagens. Este momento seguiu até às 12h.

Com uma longa pausa para o almoço e descanso antes da realização da procissão, que foi marcado para às 15h. Os peregrinos buscavam bares e restaurantes na cidade que vendiam almoço. Observa-se intensa movimentação no trânsito local de carros e motos. No porto da cidade, é possível contar cinco embarcações que vieram de outras cidades para participar da peregrinação, como das cidades de Itacoatiara e Urucará. Em uma delas, estava uma faixa com a seguinte mensagem: “O senáculo imaculado do Coração de Maria de Urucará”, em referência à devoção de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz.

Por volta das 15h30, os fiéis já se encontram em frente à casa dos confidentes para sair em procissão. Organizada a estrutura, é dado início ao cortejo. A primeira parte do cortejo é um pelotão de porta-bandeiras, são duas filas de pessoas, 08 de cada lado, dividida por uma moça que vai ao meio, carregando a imagem estampada de Nossa Senhora de Fátima. As demais variam com outros títulos de Nossa Senhora e diferentes imagens do menino Jesus e São José. Após este agrupamento de pessoas, vêm os demais fiéis seguidos com um andor de Nossa Senhora do Rosário e Rainha da Paz com aproximadamente um metro e meio de altura. Em seguida, vem a imagem de São José e do Menino Jesus num carro pick-up. O destino final desta procissão é o Santuário.

Quem comanda a procissão é o Confidente Edson Glauber, que consiste na reza do terço, ladainhas e cantos. Além de palavras de ordem, como: Nossa Senhora mandou dizer para o povo se converter, rezar e fazer penitência. Um fato que chama atenção é que as pessoas, ao mesmo tempo que rezam, buscam tirar fotos da imagem, do trajeto do cortejo e do céu, a fim de registrar algum sinal de Nossa Senhora. Sabe-se que na história das peregrinações de Itapiranga, algumas pessoas têm registrado fenômenos tidos como sinais celeste, como formações de imagens de santos, anjos, sagrada família nas nuvens, o sol que pulsa e etc32. Ao fim da procissão, na chegada ao Campo Santo, tem-se as rezas e mensagens finais de Nossa Senhora proferida por Edson Glauber. É quando o evento é finalizado e as pessoas que vieram pela rodovia retornam para suas cidades.

Pela parte da noite, no palco da igreja de Nazaré, é promovido uma noite de louvor pelos jovens da paróquia local e queima dos papeis dos pedidos feitos a Nossa Senhora, com a participação das pessoas de Itacoatiara que retornarão no dia seguinte. Paralelamente às atividades da peregrinação, as pessoas da cidade de Itapiranga seguem suas vidas, indo aos bares e lanches que ficam na orla da cidade.

Durante a madrugada, cai uma chuva torrencial com muitos trovões e raios, que deixou o barco, que estava atracada no porto, agitado. A cidade ficou sem energia. Na escuridão, viu-se um raio rasgar o céu escuro e cair numa das casinhas (bar) da praça de alimentação da orla, com um forte estrondo que assustou a todos. Pela parte da manhã, quando a tripulação se preparava para sarpar, era servido um café com pão a todos os passageiros. Comentava-se o quão forte foi o temporal, inclusive do raio que caiu na casinha, destruindo todo o telhado. Para alguns, este fato foi interpretado como sinal de repreensão e castigo, pois as pessoas que frequentaram este bar, passaram todo o período da peregrinação bebendo e ouvindo música alta. Este fato serviu para reforçar a fé dos peregrinos que retornavam para suas casas.

Durante a viagem de retorno para a cidade de Itacoatiara, busquei conversar com algumas pessoas para saber suas impressões sobre os dias vivenciados. Para algumas delas foram momentos de paz e oração, e como era possível sentir a presença de algo sobrenatural no Santuário. Elas mostravam as suas fotos demonstrando possíveis sinais celestes que coadunavam com sua fé. Chegando ao porto, todos se despediram, marcando para se encontrar na hora da missa que se realizaria às 18h, na paróquia de Santa Luzia.

A segunda observação foi realizada no ano de 2010. Desta vez, seguimos pela estrada de automóvel particular a fim de participar da missa para benção da “pedra fundamental” visando a construção do Santuário de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz. A programação divulgada pela organização do Santuário estava nos seguintes termos:

Lançamento da Pedra Fundamental do Santuário da Rainha da paz: Neste dia 1 e 2 de maio, acontece o 16º aniversário das aparições de Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz. Na oportunidade, acontecerá a bênção da pedra fundamental do Santuário pelo bispo da prelazia de Itacoatiara D. Carillo Gritti. Para você que quer acompanhar o evento segue a programação: Dia 01 de maio de 2010. Festa de São José operário. Às 16h: Procissão saindo da capela das aparições com a imagem de Nossa Senhora e de São José (não se esqueçam de trazer a sua vela para fazermos uma linda procissão iluminada); às 19 horas, Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Haverá sacerdotes disponíveis para atender confissões para os que desejarem; às 21h, Hora de São José. Orações e Vigília no Santuário, na Capela do Cristo. Dia 02 de maio de 2010. (Festa do Rosário e Rainha da Paz). Às 06h, reza do Santo Rosário no Santuário na Capela do Cristo. Às 08h, Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Carillo Gritti acompanhado pelos sacerdotes e benção da pedra fundamental do Santuário; às 10h, testemunho de Edson Glauber sobre as parições e mensagens. Às 16h30 Grande Procissão em honra à Rainha do Rosário e da Paz pelas ruas da cidade até o Santuário.

As atividades do ano de 2009, inclusive com início da missa em 2010 às 08h da manhã, celebrada pelo Bispo Dom Carillo Gritti (2000-2016), culminou com ato solene de bênção da pedra fundamental da construção do Santuário, projeto arquitetônico orçado em aproximadamente 22 milhões de dólares33. Verifica-se também a presença de prefeitos de cidades vizinhas, representantes do governo do Estado do Amazonas, deputados, vereadores e etc. Há também a cobertura jornalística de emissoras de rádios AM e FM, como as emissoras CBN, Panorama e Difusora das cidades de Itacoatiara, além de rádio local de Itapiranga e o jornais escritos da capital, Manaus.

Ao fim da missa, foi informado pelo Bispo Dom Carillo Gritti que foi fundada a Associação dos Construtores do Santuário de Itapiranga e que no próximo dia útil da semana que seguia, seria formalizado seu registro em cartório na cidade de Manaus. Uma tenda foi armada no Santuário para demostrar aos fiéis o projeto arquitetônico, bem como projetos para doação de dinheiro, com uma caixinha para receber as primeiras doações.

Pode-se considerar que apesar do reconhecimento institucional por parte da Prelazia de Itacoatiara e de seus clérigos, o Vaticano, até o presente momento, não tinha reconhecido as aparições de Nossa Senhora em Itapiranga, mas já tinham conhecimento do caso, pois alguns religiosos de Roma já tinham visitado o lugar. O Bispo da Prelazia de Itacoatiara iniciou um processo formal via Vaticano, para aprofundar as investigações dos relatos de cura dos fiéis com fim de obter reconhecimento Papal, mas como já dito, é um processo que pode levar anos.

O que ficou claro na observação feita neste evento de 2010, foi o estabelecimento das relações políticas da Igreja que busca angariar adeptos de todas as ideologias políticas34, a fim de colocar em prática seu projeto. Soubemos que a estrada, que leva à cidade de Itapiranga, só foi asfaltada35 porque muitos dos adeptos das Aparições de Nossa Senhora em Itapiranga ocupam grande escalão na esfera Municipal, Estadual e Federal. Na procissão que saiu as 16h30, da casa de Edson Glauber pelas ruas de Itapiranga até ao Santuário, foi possível presenciar, próximo ao andor da Santa, a disputa destes políticos para acompanhar todo o trajeto no lugar de destaque, inclusive com muitas fotos de seus assistentes. Estava um burburinho, quanto à presença de um famoso promotor público (envolvido num escândalo na cidade de Manaus) e seus seguranças, além da presença de comerciantes locais, pagadores de promessas e outros.

Passando em revista a programação de 2010, observa-se que existiram outras atividades que não ocorreram em 2009, como a Festa de São José Operário, com a realização da procissão, que saiu da capela do Santuário até a igreja Matriz de Nazaré, e a hora de São José Operário, que foi uma vigília feita às 21h na capela do Cristo, no Santuário, ambas no dia 01 de maio.

As atividades em torno da peregrinação foi mudando e se adequando ano após ano, é claro que de 2010 para cá (ano de 2022) passaram-se 12 anos. Valeria estudos mais aprofundados para saber como ocorreram os aspectos considerados perenes na peregrinação, como por exemplo: houve o estabelecimento de um calendário de eventos realizados na cidade de Itapiranga para quem quiser fazer uma peregrinação a qualquer tempo do ano? Como ocorreu a fundação e o desenvolvimento do trabalho institucional da Associação fundada para ajudar na construção do Santuário? Houve o reconhecimento por parte do Vaticano das Aparições de Nossa Senhora aos Confidentes Edson Glauber e Sua mãe Maria do Carmo? Como está o processo de reconhecimento e qual é a posição da Prelazia de Itacoatiara em 2022? Qual é a percepção da população da cidade de Itapiranga quanto ao movimento em relação ao Santuário?

A seguir, buscaremos esclarecer alguns fatos a fim de trazer à tona, discussão literária que permeiam os temas sobre messianismo e milenarismo, romaria e peregrinação, aparições Mariana no Brasil e mudança do espaço e do tempo na cidade de Itapiranga em relação as peregrinações em Itapiranga.

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26 É importante registrar que este título é dado em virtude das mensagens dada durante as Aparições. Desde a primeira em 1994, Nossa Senhora se apresentou em alguns momentos como: “Eu sou a Rainha do Mundo!”; “Eu sou a Rainha da paz!”; “Oração, sacrifico e penitência! Rezem o rosário todos os dias pela paz do mundo e pelo fim da guerra. Eu Sou a Rainha da Paz”. Mensagem proferida a Edson Glauber em 11/05/1994.

27 Segundo relato de Edson Glauber, em 09/10/1996, a sua mãe Maria do Carmo teve uma visão e uma mensagem de Nossa Senhora sobre este olho d’água, que foi batizado de Fonte da Misericórdia e da Graça. Nossa Senhora mostrou a minha mãe uma fonte no terreno que pertence à nossa família. Minha mãe disse a Virgem que não sabia bem onde ficava esta fonte, mas a Virgem lhe disse que meu pai sabia muito bem onde ficava esta fonte, mas a Virgem lhe disse que meu pai sabia muito bem e que pedisse a ele que conduzisse até este lugar onde ela se encontrava. “Maria do Carmo, que que você, seu esposo e o Edson vão até a fonte às 14h00. Quando chegarem lá, faltando 5 minutos para as 15:00 h comecem a rezar o terço da misericórdia. Leve uma garrafa descartável vazia. Depois eu lhe direi o que eu quero. No final, você dá a garrafa ao Edson para que ele encha com água da fonte. Não esqueça, só você, seu esposo e o Edson”. No dia 12/10/1996, Edson Glauber organiza uma procissão em direção à Fonte para o dia 09/11/1996, do qual veio a seguinte orientação. “Eu quero que o dia 09 de novembro seja o dia de Nossa Senhora dos Enfermos nos Estado do Amazonas, aqui nesta cidade de Itapiranga. E que todos os dias 09 de cada mês, tragam os doentes para banhar-se e beber da água da fonte da cura, cujo nome é Fonte da Misericórdia e da Graça, ou que venham os responsáveis dos doentes para pegar água (…) a água é fonte para todas as pessoas do mundo inteiro. Qualquer pessoa pode pegar água da Fonte, desde que esteja sem pecado mortal. Agora quem não estiver preparado ou com pecado mortal a água não terá validade”. Fonte: site www.apariçõesnoamazonas.kit.net

28 Em consulta realizada em 18/02/2022 no site https://www.santuariodeitapiranga.com.br/index.php, para compor esta obra temos de maneira mais sistematizada as peregrinações no ano de 2021. São datas que foram sendo agregadas ano após ano desde o ano de 1994, é claro que seria necessário um estudo mais a fundo de como foram sendo construídas estas datas e suas manifestações. São as Seguintes: 01 e 02 de Janeiro: Festa de Maria, Mãe de Deus; 01 e 02 de fevereiro: Festa de Nossa Senhora da Luz; 01 e 02 de março: Mês de São José; 18 e 19 de março: Festa de São José; 10 e 11 de abril: Festa da Divina Misericórdia e de Santa Gemma Galgani; 01 e 02 de maio: Festa do 27º aniversário das aparições da Rainha do Rosário e da paz; 01 e 02 de junho: Mês do Sagrado Coração de Jesus; 01 e 02 de julho: Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo; 04 e 05 de agosto: aniversário dos 2037 anos de Nossa Senhora; 28 e 29 de setembro: Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael; 12 e 13 de outubro: Festa de Nossa Senhora Aparecida; 08 e09 de novembro: Festa de Nossa Senhora dos Enfermos e procissão até a Fonte da Misericórdia e da Graça abençoada por Nossa Senhora e 08 e 09 de dezembro: Festa da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem e de São José, Protetor da Santa Igreja.

28 Em consulta realizada em 18/02/2022 no site https://www.santuariodeitapiranga.com.br/index.php, para compor esta obra temos de maneira mais sistematizada as peregrinações no ano de 2021. São datas que foram sendo agregadas ano após ano desde o ano de 1994, é claro que seria necessário um estudo mais a fundo de como foram sendo construídas estas datas e suas manifestações. São as Seguintes: 01 e 02 de Janeiro: Festa de Maria, Mãe de Deus; 01 e 02 de fevereiro: Festa de Nossa Senhora da Luz; 01 e 02 de

março: Mês de São José; 18 e 19 de março: Festa de São José; 10 e 11 de abril: Festa da Divina Misericórdia e de Santa Gemma Galgani; 01 e 02 de maio: Festa do 27º aniversário das aparições da Rainha do Rosário e da paz; 01 e 02 de junho: Mês do Sagrado Coração de Jesus; 01 e 02 de julho: Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo; 04 e 05 de agosto: aniversário dos 2037 anos de Nossa Senhora; 28 e 29 de setembro: Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael; 12 e 13 de outubro: Festa de Nossa Senhora Aparecida; 08 e09 de novembro: Festa de Nossa Senhora dos Enfermos e procissão até a Fonte da Misericórdia e da Graça abençoada por Nossa Senhora e 08 e 09 de dezembro: Festa da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem e de São José, Protetor da Santa Igreja.

29 Também chamado de reza do Santo Rosário, consiste na recitação seriada de orações com auxílio de uma corrente em formato de contas ou nós, com a citação intercalada das orações do “Pai Nosso”, “Ave-Maria”, “Credo” e “Salve Rainha”.

30 Em mensagem proferida à confidente Maria do Carmo às 05h30 da manhã do dia 16/02/1997. Foi dado orientação quanto às vestimentas dos fiéis que fossem visitar os lugares de peregrinação em Itapiranga.

Mensagem: “minha filha, de hoje em diante, eu quero todas as pessoas bem vestidas em minha casa de oração.

Na minha casa de oração eu exijo respeito mútuo. Tanto os homens quanto às mulheres. Eu não quero mais ninguém rezando malvestido. Homens de calça compridas e blusas com mangas e as mulheres com vestidos com mangas ou saias com blusas com mangas. Não consinta ninguém entrar aqui para rezar vestido imodestamente. Eu quero obediência de todos. Já estamos no final dos tempos. Vocês ainda não perceberam? Obrigada por nos atender. Nós a abençoamos: em nome do Pai, do Filho e do Espirito santo. Amém. (…) não quero ver sovacos e joelhos de fora quando estiverem em oração. Isto é tanto para os homens quanto para as mulheres. Quanto mais cumprido melhor!” Consultado no endereço: https://www.santuariodeitapiranga.com.br/index.php

31 Era uma construção em palha construída provisoriamente para abrigar os seringueiros contra a chuva e o sereno da noite, no período que ele extraia o látex da seringueira.

32 Ao nosso ver estes sinais estão mais para uma pareidolia. É um fenômeno neuropsicológico que consiste num reconhecimento de um objeto familiar em um estímulo aleatório. A palavra pareidolia vem do grego “para”, que significa “junto de”; e “eidolon“, imagem, figura ou forma.

33 Esta informação e a outra de que o projeto arquitetônico havia sido projetado pelo próprio Bispo que é engenheiro civil, obtive com pessoas mais próximas do mesmo de Itacoatiara.

34 Neste ano de 2010, foi o ano eleitoral para candidatos ao Governo do Estado do Amazonas, Deputados Estaduais, Federais, Senado, e Presidência do Brasil. Por isso, observa-se que alguns candidatos ao pleito de 2010, buscando posicionar-se próximo ao Bispo e em outros espaços de destaque como próximo ao andor da Santa.

O professor Sidney A. da Silva (UFAM) em seu livro publicado Virgem/Mãe/Terra: Festas e Tradições Bolivianas na Metrópole (ano de 2003), observa sobre as peregrinações de Nossa Senhora na Bolívia que o caráter regional que cada uma delas adquire nos seus locais de origem. Ele, nos chama atenção, para os interesses políticos e econômicos que estariam envolvidos na devoção, pois “todas as devoções e festas religiosas e populares em qualquer lugar do mundo, apresentam estas características em maior ou menor grau”. Em outra análise, o autor se apropria do termo “invocações toponímicas de Maria” para mostrar que apropriação dos relatos de aparições nos lugares de peregrinação, por diferentes pessoas ou grupos é passível de várias interpretações.

35 Inclusive com a conclusão de pavimentação e sinalização no ano de 2009

Continua na próxima edição…

*O autor é natural de Itacoatiara, vem trabalhando com a temática sobre patrimônio cultural a mais de duas décadas. É formado em Ciências Sociais (UFAM) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PGSCA/UFAM) especialista em Festas Populares e Religiosas da Amazônia. Formado em Direito (ULBRA/Manaus), MBA em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (Anhanguera-Uniderp). É professor Universitário. Publicações em coautoria nos livros “Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades” (2007) e “Culturas populares em meio urbano” (2012). Autor do livro “A Senhora, o Folclore e o Festival” (2022). É Assessor Jurídico e vem prestando assessoria ao patrimônio imaterial etnohistória da Amazônia para empresas de licenciamento ambiental e arqueológico.

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