Manaus, 19 de agosto de 2025

Olha já! Dicionário Caboquês, de A à Z

Compartilhe nas redes:


*Floriano Ferreira da Silva

Continuação…

L

Lá bem – Distante. Longe.

Lá bem zão – Muito distante. Muito longe. Essa expressão é mais comum ser utilizada pelas crianças. Ex: A professora pergunta: Mariazinha! Onde você mora? – Lá bem zão professora.

Ladino – Inteligente. Astuto. Esperto. Ex: Parabéns seu Raimundo! O seu filho Antonio é muito ladino.

Lambança – Gabolice. Exaltação falsa que alguém faz de si mesmo.

Coisa mal feita.

Lambanceiro – Gabola. Contador de vantagens. Aquele que pratica lambança.

Lambuja – Vantagem ou um tipo de bônus, dados em jogos ou disputas. A lambuja também pode vir de uma negociação. Hoje vai ter jogo de futebol entre o time dos veteranos com os novatos. Os veteranos disseram que vão dar um gol de lambuja para os novatos.

Lapada – Bordoada ou pancada desferida com chicote ou ripa. Rimpada. Lapada também pode ter o significado figurado de tomar um bom gole, principalmente de cachaça ou se alguém faz algo, de uma única vez. Ex: 1- O cavalo não queria puxar a carroça, então lhe dei duas lapadas nas costas com um pedaço de ripa que na hora ele andou. 2 – Garçom! Põe uma dose de cachaça pra mim que eu vou tomar só duma lapada. 3 – O Zezinho deu um tiro no rumo dum bando de periquitos que só duma lapada ele matou sete.

Lascado – Arruinado. Falido. Doente. Ex: Se o governo não garantir o preço mínimo para a juta, nós estamos lascados. 2 – O compadre Mundico tá lascado, pegou essa tal de dengue que ficou arriado.

Lava – Sai fora, vai embora, se manda.

Lavar a burra – Obter sucesso em determinada ação tipo pescaria, jogo de futebol, etc. 1 – Ontem fomos pescar e lavamos a burra, num lance só pegamos 300 jaraquis. 2 – No jogo de estreia do Neymar, em que o Barcelona jogou contra o Santos, o time Catalão lavou a burra, venceu o ex-clube do craque por 8 a 0.

Leso – Tolo. Abestado. Ex: Tu é leso é? Num tá vendo que não pode sentar ai? Obs.: Note que o verbo não está conjugado corretamente, mas é geralmente assim que a maioria fala. O correto seria “tu és leso é?”.

Levar a breca – Arruinar. Perder tudo. Perecer. Ex: O nosso roçado de melancia levou a breca, o boi do Walmir invadiu lá e fez o escangalho.

Levar uma queda – Cair. O Neném levou uma queda da escada que ficou todo dismintido.

Lhe mentir – Mentir para você. Olha patrão, eu não vou lhe mentir não, mas amanhã eu não venho trabalhar, porque eu tô querendo ir para uma festa.

Lida – Peleja, labuta, trabalho cotidiano. Ex: Manozinho, durante a semana eu não vou poder ti visitar porque tou na lida.

Lode ou Loide – Navio de grande porte. Esse verbete ficou associado a uma antiga companhia de navegação “Loydd Brasileiro”. Como os navios dessa empresa eram grandes, todo navio, sendo ou não dessa companhia, passou a ser chamado de lode. Ex: Mário Alberto! Amarra bem as canoas porque tá vindo um loide lá bem e o banzeiro vai ser forte.

Lograr – Enganar. Ex: poxa Manozinho, tu me logrou (lograste) ontem né! Falou que ia me dar uma carona, te esperei e tu nem apareceu (apareceste).

Lombra – Incidente. Problema. Ex: Ontem o Pedro foi tentar vender peixe fora do mercado, chegaram os fiscais da Prefeitura, aí foi a maior lombra. Ou, também pode ser empregado no sentido de embriaguês ou sob efeito de drogas. Veja “lombrado”.

Lombrado – Embriagado. Que está tonto sob efeito de bebida alcoólica ou substância entorpecente. Ex: Joaquim encontra Antonio e diz: – Parente ontem você tomou todas, tava lombrado, a rua ficou estreita pra você. – Pois num é.

Lona – O mesmo que zero no jogo da porrinha. Porrinha é uma brincadeira feita, geralmente com palitos de fósforos, entre duas ou mais pessoas, em que elas tentam adivinhar a quantidade de palitos que há escondida em todas as mãos dos jogadores. Cada um dos jogadores esconde uma quantidade (ou nada) de palitos. Todos, antes de abrirem as mãos, dizem um palpite: um! Tres! Cinco! Lona, etc., aquele que acertar o total de palitos é o vencedor.

Lonjura – Distância. Grande distância. Ex: Manel! Por que você chegou atrasado? Se tu visse (visses) a lonjura que eu tive que andar tu não fazia (fazias) essa pergunta.

Lugar mais limpo – Esta expressão é muito utilizada quando alguém deixa algo guardado em um determinado lugar e, quando vai procurar não encontra nada. Ex: Deixei cem reais em uma das gavetas da minha cômoda, depois quando eu fui ver lugar mais limpo, não tinha patavinas.

M

Maceta – Grande. Porrudo. Enorme. Ex: O Filho do seu Joaquim é um maceta do macho, bom pra carregar paneiro com mandioca.

Madeira de lei – Madeira Nobre. Madeira de terra firme. Madeira que dura muito tempo. Ex: Itaúba, cedro, mogno, etc.

Maior palha – Ruim demais. A festa ontem tava a maior palha, pouca gente, cerveja quente e música ruim.

Malacafento (a) – Pessoa cheia de enfermidades, nem sempre graves. Ex: José pegou uma estrepada no pé, tá com mijacão, tá com gripe e ainda se queixa de uma rasgadura nas costas, ou seja, o cabra tá todo malacafento.

Malamal – Mal feito, mais ou menos. Ex: – Você sabe ler e escrever? – Mas quando já, Malamal sei assinar meu nome.

Malcriação – Ação do malcriado. Veja “Malcriado”.

Malcriado (a) – Pessoa, geralmente filho (a), que não respeita os pais ou os mais velhos. Ex: Pois o filho da Joana tá muito malcriado com ela, chama cada nome pra ela. Ah se fosse comigo, dava-lhe logo umas lambadas com galho de cuieira que eu queria ver se ele não se endireitava ou entortava de vez.

Malhadeira – Utensílio ou artefato feito de linha de nylon para pegar peixes.

Malinar – Maltratar. Judiar.

Malino – Pessoa, geralmente criança peralta, que costuma fazer brincadeiras de mau gosto com os colegas ou outras pessoas. Ex: Cuidado com o filho da Esmeralda, ele é muito malino. Tordia ele empurrou o filho da Antonieta lá da ribanceira que o curumim ficou com a venta toda ralada.

Maluvido – Aquele que faz de conta que não ouve as coisas. Menino ou curumim desobediente. O Lucas tá muito Maluvido a gente fala com ele, pede as coisas pra ele, dá conselhos, mas ele não tá nem aí.

Manazinha (o) – Tratamento carinhoso e afetuoso. Ex: Manazinha, nem te conto, pois num é que eu vou me casar! – Jura! Quando já então? – Vai ser no mês de junho, no dia de Santo Antonio, pra cumprir a promessa.

Manchete – Relativo àquilo que chama à atenção, que dá na vista. Ex.: Manel, vai lá no canto e vê se teu pai num tá se enxerindo pro lado de alguma piriguete, mas disfarça, não vai dar manchete, senão ele vai cismar que fui eu que te mandei tu abicorar ele.

Manco – Coxó. Capenga. Que anda com dificuldades em uma das pernas.

Mandar brasa – O mesmo que começar a fazer algo imediatamente e de forma contínua. Ex. Vandico tava meio acanhado, mas depois que se entrosou com a turma, mandou brasa a cantar.

Maneiro (a) – Leve. Suave. Esse remo é bem maneiro, não cansa muito quando a gente rema com ele.

Manel – O mesmo que Manoel.

Maninho ou maninha – veja Manazinha (a).

Maniva – Arbusto que produz a mandioca.

Mão de pilão – Artefato feito de madeira de lei em formato de um bastão, que serve para esmagar principalmente amêndoas dentro do pilão.

Mão de vaca – Pessoa sovina, escassa. Veja “escasso”

Maresia – Banzeiro não muito forte, nas margens dos rios, lagos e igarapés da Amazônia.

Marmota – Algo mal feito ou desajeitado. Algo caricato. Na terça feira de carnaval o filho chega todo fantasiado de mulher e a mãe pergunta toda espantada: – Que marmota é essa, meu filho?

Maromba – Assoalho improvisado feito geralmente em cima de outro assoalho ou superfície, para abrigar pessoas ou animais das enchentes dos rios. Na época da enchente nos rios na Amazônia, quando o rio sobe além do normal e alaga as casas que ficam próximo às margens, alguns moradores para não saírem de suas casas, apelam para as marombas.

Continua na próxima edição…

*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.

Views: 34

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques