Manaus, 18 de agosto de 2025

Olha já! Dicionário Caboquês, de A à Z

Compartilhe nas redes:


*Floriano Ferreira da Silva

Continuação…

M

Marra – Grande. Enorme. Porrudo. Brutelo. – Meu compadre, pois num é que quase eu não conhecia mais o meu afilhado. Fazia tempo que eu não via ele, tá discunforme já crescido, tá um marra do homem.

Marreteiro – Comerciante que vende suas mercadorias, geralmente, acima do preço justo. A expressão tem tudo a ver com marreta, ou seja, os preços são uma verdadeira marretada. Veja Regatão.

Marupiara – Diz da pessoa que tem muita sorte na pesca e na caça. Também se diz da pessoa que é bem-sucedida nos negócios ou no amor, sobretudo do homem que se dá bem na conquista com as mulheres. Antônimo de panema.

Mas aonde já – Expressão que pode ser empregada tanto afirmativa quanto interrogativamente, para se desculpar ou para mostrar indignação real ou irônica. Ex: – João! Vieram me contar que foi você quem tirou o peixe da minha malhadeira, isso é verdade? – Mas aonde já que isso é verdade. Se eu quisesse vinha aqui lhe pedir. Pela benção de Deus, eu juro que não fui eu.

Mas quando já – Veja, “mas aonde já”.

Mata pasto – Vegetação composta por ervas daninha que, como diz o nome, prejudica e mata o pasto. A mais comum é um arbusto que tem flores amarelas.

Matupá – Grande aglomerado de vegetação aquática, sobretudo capins, que vão se acumulando as margens dos rios e igarapés. Nos casos dos igarapés, chegam a tomar conta de toda a largura e impedindo a passagem de canoas e outras embarcações. Fazendo-se necessários verdadeiros mutirões para o desmembramento dos mesmos até a desobstrução dos igarapés.

Matutar – Pensar. Refletir. Cismar. Ex: – Tá calado por que meu compadre? – Tô aqui matutando, vendo se acho um jeito de plantar melhor a juta esse ano.

Matuto (a) – Caipira. Pessoa que vive no mato, na roça.

Mau olhado – Quebranto.

Me abrir ou se abrir (na risada) – Gargalhar, rir de alguém ou de algo. Ontem, quando aquele político falou, em rede nacional de rádio e televisão, que ele é sério e não vai roubar como os outros, eu me abri na gargalhada da cara de pau dele.

Me mentir – Mentir para mim. – João tu pode (podes) informar se o Joniedson vem pra cá depois de amanhã? – Se ele não me mentiu, com certeza ele vem.

Me vendo de dor – Com muita dor. Ontonte eu dei uma topada num toco chega meu dedo esfolou todinho, passei a noite inteira me vendo de dor.

Medonho – Feio, horrível ou pode ter o sentido de muito grande, descomunal, exagerado. Ex: Ontem deu um temporal muito medonho.

Meia água (Platibanda) – Tipo de cobertura de casa, que não utiliza cumeeira, pois a queda d’água da chuva é só para um lado.

Meiorana – Mais ou menos. Algo que não é verdadeiro ou original. Ex.: – Que tal meu compadre, ta melhor da dismintidura? – Meiorana compadre, porque agora apareceu uma rasgadura, que pegou frio e de noite dói que só.

Mela – Pequena pancada na cabeça desferida com a mão aberta. Mas é importante lembrar que o “mela” só era desferido em alguém que estivesse com a cabeça raspada (piroca). Outra aplicação do termo “mela” dá-se no sentido de fazer um serviço ou tarefa com bastante dificuldade, cheio de atropelos e contratempos. Exemplos: 1 – O Célio raspou o cabelo dele que ficou piroca, a turma não dispensou e meteu o mela nele. 2 – Tordia o Vanildo foi vender umas melancias na cidade, tinha chovido e a ribanceira tava lisa que só, pegou um mela pra subir pra terra com as melancias, que quase esmoreceu. Ele se viu aperreado.

Mermo – Mesmo.

Meter o bedelho – Enxerir-se. Meter-se onde não é chamado. Dar palpites em assuntos que não lhe pertence.

Meter o pau – Falar mal de alguém. Ontem o Tadeu meteu o pau no compadre Chico, falou rolos dele.

Meter o queixo – Convencer, persuadir. Joaquim meteu o queixo na Joana, agora tá namorando ela. Tomara que ela não se emprenhe dele.

Meu velho ou minha velha – Tratamento carinhoso, de intimidade entre os conjuges. Ex. Meu velho! – Chama a esposa pelo marido vem cá dormir comigo.

Mexer – Chamar alguém. Ou tirar a virgindade de uma moça. 1 – Sábado quando eu ia andando pela Avenida Parque, A Joana mexeu comigo, aí eu fui lá dar um cheiro nela. 2 – O Daniel mexeu com a filha do seu Valter, agora vai ter que casar, ele é das antigas.

Mexer com a filha de alguém – Tirar a virgindade da moça.

Mexilhão ou Mexilhona – Aquele ou aquela, principalmente criança, que desarruma tudo, tira as coisas de seus lugares.

Miado – Diz-se de algo, principalmente festa, que não esteja muito animado. Ou, pode se referir a um estabelecimento comercial que não esteja “sortido” de mercadorias. Ex: 1 – Meu parente, ontem fui lá no arraial da Padroeira, mas tinha pouca gente, tava muito miado. 2 – Tonico, pois me deu uma tristeza ver a taberna do Chico Preto, tá muito miado, pouca mercadoria nas prateleiras, também, ele foi se meter a vender fiado, só deu pro dele.

Migué – Faz de conta. Coisa ou atitude feita só pra enganar. Os políticos em tempos de eleição vêm aqui e fazem aquele maior migué, prometem mundos e fundos e depois que ganham somem e já era.

Mijacão – Certo tipo de micose ou fungo que acometem os pés das pessoas, causando feridas, sobretudo entre os dedos. O principal sintoma é uma forte coceira. Certo tipo de frieira.

Miolo de pote – Algo sem fundamento, sem lógica. “Conversa fiada”. Uma alusão ao fato de que o pote não ter cabeça, logo não tem miolo. Lá vem o DiCaprio com aquelas conversas de miolo de pode pro meu lado.

Miolo Mole – Diz-se de pessoas que tem atitudes impensadas. Abestado.

Misgalhado – Esmagado. Amassado. Triturado. Ex: Anastácia! Misgalha bem o alho e coloca na panela junto com a carne.

Misgalhar – Esmagar. Amassar. Triturar.

Misura – Caretas. Gestos feitos com o rosto. (caras & bocas). Veja “Mungango”. A misura pode ser também feita através de sons emitidos com a boca, para “arremedar” algo.

Misurento – Pessoa que faz misuras. Ontem eu me espantei com um barulho parecido com um urro de onça, quando acaba, não era já o Vitinho fazendo as misuras dele. Pense num cabra misurento.

Miúdo de pirarucu – Cabeça e partes da carcaça que sobra do pirarucu, depois de retirada a carne. Depois de salgado é uma delícia com jerimum, maxixe, macaxeira, cheiro verde, etc.

Mixaria – Coisa pouca, geralmente quando se trata de dinheiro. Mixaria no sentido de grande, como às vezes o caboco usa no sentido contrário, oposto, mixaria, quando de forma irônica significa grande.

Mixuruca – Sem expressão, coisa de pouco valor, algo que não está acontecendo com sucesso e entusiasmo. 1 – No meu aniversário, só ganhei presentes mixurucas. 2 – O Rodeio deste ano foi muito mixuruca, nem teve peão famoso.

Moça velha – Mulher que não se casou. Mulher que “ficou pra titia”.

Mocoronga ou mocorongo – Triste. Abatido. Desvanecido. Ex: Kátia! Convida o Joaquim para ir à festa contigo, anima ele. Hoje ele tá muito mocoronga.

Modice (módice) – Variante de “Modess”, antiga marca de absorvente feminino. O Modess, foi uma das primeiras marcas de absorventes comercializados na Amazônia, ainda pelos regatões, por isso, o caboclo associou que todo absorvente era Modess, mas como tinha dificuldade na pronúncia, então ficou “módice”. Ex. Josefa minha filha! Pega um módice pra mim que eu fiquei de bode.

Moital – Local estratégico para esperar a caça. Relativo à moita, ficar a espreita. As vezes feito em forma de jirau no galho das árvores.

Mojica ou Mujica – Caldo grosso feito geralmente com sobras de peixe assado, “escolhido”, ou seja, sem espinhas e esfarelado. É uma espécie de sopa de peixe, que também pode ser feita de Piracui.

Mojicar – Dar consistência a caldos ou mingaus. Engrossar o caldo ou o mingau usando farinha ou féculas.

Continua na próxima edição…

*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.

Views: 24

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques