Manaus, 21 de novembro de 2024

Sabedoria do homem da floresta

Compartilhe nas redes:

Hoje sabemos que os mais longevos em todos os continentes cuidam da sua saúde preventivamente, ou seja, não esperam a doença chegar, eles investem na alimentação saudável, na saúde mental, hidratam-se adequadamente, realizam atividades físicas moderadamente e também repassam a sabedoria popular, por falar em longevidade, temos os nossos longevos caboclos e ribeirinhos da Amazônia, os verdadeiros homens da floresta que se nutrem de corpo e alma da nossa exuberante biodiversidade, comem peixes dos rios, consomem a dieta amazônica com seus frutos e tubérculos, tomam chás com ingredientes poderosos estudados hoje pela ciência e quando adoecem buscam a farmácia na floresta. Em todas as pesquisas feitas pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUnATI com a nossa equipe de pesquisadores e em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do SUL – UFSM, capitaneada pela ilustre Professora Dra. Ivana Manica da Cruz, aprendemos com a sapiência dos homens que nasceram ao longo das margens dos rios Amazônicos a qual resultou no projeto renomado em todo o mundo, a nossa Dieta Amazônica.

Além da dieta, aprendemos com o homem da floresta a envelhecer bem e com qualidade, vejamos, eles ainda possuem o privilégio do oxigênio puro inalado todos os dias, realizam exercícios com caminhadas longas e remadas extensas que mantém a rigidez dos músculos e favorecem a circulação.

Alimentam-se com tubérculos sem glúten, peixes fantásticos, castanhas ricas em proteínas e selênio, usam outras fontes nutricionais poderosas como as sementes das abóboras que aquecidas são riquíssimas em Magnésio e Potássio, protegendo o sistema nervoso evitando as cãibras. Os sucos são adoçados por mel e muitos nem utilizam pois preferem o sabor natural das frutas, temos o suco de Cubiu uma infrutescência amazônica capaz de reduzir a hiperglicemia dos diabéticos, o chá de banana da terra ou pacovã rica em indutor do sono que também beneficia o organismo com Vitamina E e A, precursores da aglutinação do cálcio e fósforo mantendo a concentração dos ossos evitando a osteoporose. Eles liberam mais endorfinas pois cuidam da natureza e são retribuídos pela humildade e grandeza, são felizes e saudáveis por consumirem o nosso açaí e guaraná dois grandes frutos com ações anticarcinogênicas e antioxidantes. Eles sabem da importância em cuidar desta grande maloca chamada terra e vivem sustentavelmente protegendo o que todos deveriam cuidar. Viver na floresta torna estes homens ricos de vida, alegria, e amor por tudo e por todos!

Views: 160

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques