Manaus, 18 de agosto de 2025

Vultos da Medicina Amazonense

Compartilhe nas redes:


*Aristóteles Comte de Alencar Filho

Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas

Continuação …

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Stélio era médico Sanitarista. No final de década de 1950, foi Chefe da Seção de Fiscalização de Medicina e Educação Sanitária, da Secretaria de Assistência e Saúde do Estado Amazonas. Posteriormente assumiu a chefia do Serviço de Assistência Médica ao Interior (SAMI), quando coordenou inúmeras “Caravanas”, que eram viagens às cidades do interior do estado para prestação de serviços de saúde à população.

Coordenou, juntamente com o Doutor Graciliano Muniz, o Departamento de Higiene da Associação Médica do Amazonas em 1958 e 1959. Foi médico plantonista do Pronto-Socorro de Urgência de Manaus. Em 1960, substituiu o Doutor Mário de Moraes na Junta Médica do Estado do Amazonas, que na ocasião era presidida pelo Doutor Samuel Aguiar.

No ano de 1962, coordenou a campanha de vacinação contra a difteria, quando a SAS adquiriu 50 mil ampolas, pois a situação era considerada grave. Ocorriam 3 a 5 casos novos por dia, com vários casos de óbito. Em 1966, seguindo determinação do Secretário de Assistência e Saúde, Doutor Alberto Carreira, Doutor Stelio, na condição de epidemiologista, em conjunto com Doutor Calil Nadaf, oftalmologista, realizaram um inquérito sanitário sobre a incidência de Tracoma que estava ocorrendo na cidade de Manaus.

Em 1967, participou como membro da Comissão Central da Campanha de Vacinação “Sabin”, contra a Poliomielite Infantil, representando a Secretaria de Assistência e Saúde. A vacina “Sabin” foi desenvolvida pelo cientista Albert Sabin (26/8/1906-03/3/1993) constituía-se em novidade pois era administrada na forma de gotas orais. A vacina

anterior, desenvolvida pelo cientista Jonas Salk (28/10/1914-23/6/1995) era aplicada por via intramuscular ou subcutânea. Em 1967, assumiu interinamente a titularidade da Secretaria Estadual de Saúde. Em 1968, na condição de Diretor do Serviço de Epidemiologia da Secretaria de Saúde coordenou a campanha de vacinação da Tríplice (Difteria, Tétano e Coqueluche), conclamando os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde. Em 1970, a Secretaria já havia vacinado mais 5 mil crianças. Nesse mesmo ano, com a assunção do médico Deodato de Miranda Leão, ao cargo de Secretário, Doutor Stélio assumiu o Departamento de Medicina Preventiva. Em 1971, criou a Comissão Central Integrada para Erradicação de Raiva em Manaus, sendo o Secretário de Saúde o Doutor Antônio Ricci. Nesse mesmo ano coordenou a campanha de vacinação contra a Febre Tifoide.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Propaganda do Doutor Murilo Cintra no Jornal do Commercio em 8 de maio de 1957. Anuncia três especialidades: Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Fonte: Biblioteca Nacional.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Ocupou o cargo de 1.° Secretário da Associação Médica do Amazonas na diretoria eleita em 1959. Foi médico da Secretaria de Estado da Saúde e médico plantonista do Pronto-Socorro do Estado.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Agenor Magalhães era Oftalmologista. Foi um dos pioneiros da oftalmologia no Amazonas. Patrono da Cadeira n.o 57 da Academia Amazonense de Medicina. Na década de 1960, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde faleceu.

Continua na próxima edição…

*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.

Views: 3

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques