
*Aristóteles Comte de Alencar Filho
Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas
Continuação …
Durante seu curso de graduação estudou com o Professor José Kós, considerado um dos pioneiros da especialidade de Otorrinolaringologia (ORL) no Brasil. Doutor Platão realizou estágio no Memorial Children Hospital, da Universidade de Boston (USA), sob a direção do Professor Hermes Grillo. Recebeu Menção Honrosa em 1988, em Endoscopia Per-Oral, em Congresso Brasileiro no Rio Grande do Sul por trabalho realizado com 450 casos de Corpos Estranhos e Bronco-Esofagologia, durante quase 30 anos de profissão. Em 1989, foi representante do Governo do Estado do Amazonas em Congresso Brasileiro em Brasília. Foi Conselheiro do CRM-AM e Delegado da Região Norte da Federação Brasileira de Otorrinolaringologia. Fundador da Sociedade Amazonense de ORL,
Mestre e Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o primeiro Professor Titular da Cátedra de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Agraciado pelo Ministro da Guerra com a Medalha do Pacificador, por relevantes servi- ços prestados ao Exército Brasileiro. Em abril de 2001, foi admitido como membro efetivo da New York Academy of Sciences.
Em Manaus, existe o Hospital e Pronto-Socorro Doutor Aristocles Platão Bezerra de Araújo, situado no Bairro Jorge Teixeira. É Patrono da Cadeira n.° 57 da Academia Amazonense de Medicina.
Doutor Platão Araújo, faleceu em 4 de fevereiro de 2006.
Em 30 de dezembro de 1965, foi nomeado Diretor do Pronto-Socorro do Estado, da Secretaria de Assistência e Saúde, que era comandada pelo Doutor Alberto Carreira da Silva, no governo do Professor Arthur César Ferreira Reis.
Propaganda do Doutor Jorge Abrahim. Fonte: Jornal do Commercio, Manaus, 13 out. 1957.
Foi médico Chefe do Posto da Matinha da Legião Brasileira de Assistência.
Nasceu em 13 de setembro de 1924, filho de Isaías e Olívia Vieiralves, na cidade de Manaus. Matriculou-se na Universidade Federal do Brasil no Rio de Janeiro (atual UFRJ), onde se formou em medicina em 1949. Em 1950, realizou estágio no St. Joseph’s Hospital, em Kansas City (Missouri – EUA). Retornou ao Brasil exercendo medicina geral. Em Manaus, trabalhou como anestesista. Em 1960, mudou-se com a família para Danville (Virgínia – EUA), onde fez residência em Urologia, no The Memorial Hospital com os Doutores Ralph R. Landes (1911-1989) e Ralph Taylor McCauley (1922-2007). Trabalhou em diversas cidades dos Estados Unidos da América, retornando a São Paulo em 1965.
Retornou aos Estados Unidos em 1968, tendo sido aceito no Conselho Estadual de Urologia. Em 1970, foi convidado a ingressar em uma clínica em Winona, no estado de Minnesota. Em seguida, montou seu consultório particular associado no Hospital Winona até sua aposen- tadoria em 1987. Ele continuou a prestar serviço médico como locum tenens (serviço temporário) em várias reservas de nativos americanos em Dakota do Norte e Dakota do Sul, assim como em Barrow, no estado do Alasca. Doutor Gilson realizou viagens frequentes ao Brasil para trabalhar como médico às margens do Rio Negro. Depois de 27 anos morando em Winona, mudou-se para Cocoa Beach, no estado da Flórida. Possuía uma casa em Minneapolis, no estado de Minnesota, onde faleceu em 1.o de setembro de 2016, aos 92 anos de idade.10
Doutor Paulo Lima especializou-se inicialmente em Cirurgia Geral, na qual trabalhou durante dez anos. Sob a orientação do Professor Doutor Gastão Velloso, obteve a Especialização em Ortopedia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro nos anos de 1963 e 1964. Doutor Paulo foi um dos pioneiros da modernização dessa especialidade no Amazonas.
Nos Estados Unidos, Doutor Paulo Lima estagiou com os famosos ortopedistas americanos Doutor Paul Harmon e Doutor Joseph C. Risser.
Doutor Risser (1892-1982), autoridade mundial em escoliose que morava na Califórnia, veio ao Brasil proferir uma conferência no VIII
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Recife no período de 12 a 17 de julho de 1971. Era a terceira vez que vinha ao Brasil e não conhecia ainda a Amazônia. Doutor Paulo Lima o convidou para conhecer Manaus e o hospedou em sua residência, servindo de intérprete ao seu prezado Mestre. Na oportunidade, Doutor Risser apro- veitou e coletou dados de alunos do Instituto de Educação do Amazonas que foram selecionados pelo Doutor Paulo Lima. Posteriormente, essa pesquisa foi publicada em revista especializada. Na época Doutor Risser já contava com 45 anos de experiência e após essas pesquisas descreveu o “Risser Sign”, ou seja, o Sinal de Risser para o diagnóstico de escoliose. Em visita posterior ao Estados Unidos, Doutor Paulo realizou um treinamento em artroscopia e trouxe um aparelho (artroscópio) para Manaus. Foi um dos pioneiros desse procedimento no Brasil, tanto que no Congresso Brasileiro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) presidiu uma Mesa-Redonda sobre esse moderno procedimento.
Doutor Paulo Lima foi Professor de Ortopedia do Curso de Medicina da Universidade do Amazonas. É Patrono da Cadeira n.o 16 da Academia Amazonense de Medicina. Faleceu na cidade de Manaus, em 16 de junho de 2000.
Doutor Nilson Vasconcelos foi otorrinolaringologista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas. Presidiu a Associação Médica do Amazonas em 1959. Em 1960, assumiu a Secretaria Saúde do Amazonas.
_____________________
10 O relato foi escrito por sua família, e obtido através de sua sobrinha, senhora Sylvia Vieiralves
Continua na próxima edição…
*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.
Views: 4