Continuação…
Posfácio a um livro de Antônio Loureiro
Confesso minha total ignorância sobre a literatura para-maçônica. Por isso não tenho como expender um juízo crítico satisfatório sobre este livro do nobre confrade de Academia Antônio Loureiro. O leitor deve ter observado que o autor cuida de diversos temas, da mitologia grega aos elementos litúrgicos de religiões antigas e modernas, alquimia, cabala, temas de história do Amazonas como a libertação dos escravos, os hábitos das fraternidades maçônicas como os banquetes que servem de comunhão entre elas, enfim, a descrição de normas de variadas categorias.
Reporta-se às boas maneiras nos serviços de mesa, com destaque para a comida e o seu modo de servir e consumir. Há a apreciação de passagens dos Evangelhos e a influência de altas personalidades da história da civilização como Pitágoras na geração do ideário maçônico. A interpretação das cartas do Tarô, a dissertação sobre as correntes filosóficas formadoras do pensamento maçônico, o Estoicismo de Zênon e Séneca, a Cínica de Antístenes, a Cética de Pirro e o jardim a céu aberto de Epicuro. Estuda a hierarquia dos anjos e entra, enfim, por esferas navegadas apenas pelos iniciados.
Confesso, mais uma vez, não ter nenhuma experiência de leitura de obras especializadas na área, mas pelo que vi neste livro tenho a maior tranquilidade em afirmar que se trata de uma obra de alto nível cultural e técnico. Obra de verdadeira autoridade na matéria, de quem, realmente, conhece o assunto senão falharia em tratá-lo com a simplicidade e a desenvoltura com que se houve ao longo das suas páginas.
Há momentos em que fala o superior da hierarquia maçônica. Aí aparecem exortações, conselhos, orientação de vida posta em direção das fraternidades no sentido de seu melhor aperfeiçoamento espiritual e humano. Fala, inclusive, de como avaliar, sopesar os prós e os contras ao avaliar a personalidade dos aspirantes à iniciação.
Algo me diz que este livro vem preencher um vazio e ocupar um lugar de destaque na estante dos especialistas na matéria.
Continua na próxima edição…
Views: 4