Manaus, 9 de outubro de 2025

Mano Jorge

Compartilhe nas redes:


*Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro

Biografia de Dom Jorge Marskell

Continuação…

CAPÍTULO 12

ASSOCIAÇÃO DOM JORGE MARSKELL – SOLIDÁRIA COM OS EXCLUÍDOS

Iniciamos o livro falando da morte de Dom Jorge; depois de percorrermos sua vida desde o nascimento, “uma caminhada de graça”, tornamos a lembrar seu falecimento ocorrido em 2 de julho de 1998, aos sessenta e três anos de idade.

Seus restos mortais descansam na Catedral, mas ele continua vivo em Deus, na memória e coração do povo.

No meio de um povo sofredor, um povo em necessidade, que vive muitas experiências de morte, que luta para sobreviver, o sonho do Bispo Jorge Marskell é trazer esperança e a certeza de que Deus é um Deus de vida e libertação.

Após o falecimento de Dom Jorge, alguns amigos resolveram se unir e trabalhar na realização desse sonho. Foi assim que em 22 de maio de 2001 nasceu a Associação Dom Jorge Marskell, entidade sem fins lucrativos, com o objetivo principal de assistir e promover a população mais excluída da cidade e do campo.

A associação é uma organização não governamental, sem vínculos com igrejas ou partidos políticos.

Desde a sua fundação, a entidade vem realizando várias atividades: ensino de música (flauta doce, violão, teclado e coral); incentivo à leitura por meio de três bibliotecas, uma das quais vai aos bairros da periferia da cidade; assistência jurídica nas áreas da família, trabalho e terra.

Além dessas atividades contínuas, a associação promove eventos como Semanas da Cidadania, Noites Culturais e uma Noite Natalina. Os alunos de música se apresentam em Escolas, Comunidades, Hospital José Mendes, e na época do Natal vão a ruas e praças e à Unidade Prisional da cidade, levando a todos mensagens de alegria e esperança.

Com o passar dos anos, as atividades da associação foram se multiplicando. Apenas uma, muito importante, a assistência jurídica, deixou de ser exercida, pela ausência do advogado e seu colaborador que se mudaram para Manaus.

No campo da música, tiveram início as aulas de flauta transversal e a Banda Marskell. Anualmente é oferecido ao público um concerto com músicos convidados de Manaus.

Também anualmente é realizada uma Feira do Livro e um Concurso de Declamação de Poesia entre crianças e adolescentes.

Com o término da Pastoral Carcerária, formou-se na Associação Dom Jorge, um grupo de oração que vai semanalmente aos presídios feminino e masculino, levando a Palavra de Deus, consolo e escuta aos detentos.

Recentemente vem se organizando um grupo de auxílio fraterno aos moradores de rua na tentativa de conhecê-los para dar-lhes alguma ajuda.

Fato importante ocorreu em 2009 quando a associação adquiriu um terreno de ocupação no bairro Nogueira Júnior, uma pequena casa, adaptada para lá funcionarem aulas de flauta doce e violão, além de uma biblioteca denominada “Biblioteca da Amizade” e outras atividades.

Desde 2014 é oferecido também ensino de flauta doce a um grupo de crianças e adolescentes da Comunidade São Pedro, no Jauary.

Assim é e quer continuar a ser a Associação Dom Jorge, um espaço de liberdade e acolhimento para todos os que a procuram. Para levar avante essa missão, a Associação Dom Jorge conta com a população itacoatiarense e amigos de outros lugares.

Grupo de flauta doce.
Fonte: Sede da Associação Dom Jorge Marskell – dezembro de 2006.

Apresentação de Teclado.
Fonte: Praça do Mirante, Itacoatiara – AM, 23 de dez. de 2007.

 

Apresentação do Coral.
Fonte: Praça da Catedral, Itacoatiara – AM, 25 de dez. de 2007

 

Biblioteca Itinerante.
Fonte: Periferia de Itacoatiara – AM, 2006.

 

Biblioteca Itinerante.
Fonte: Periferia de Itacoatiara – AM, 2006.

Continua na próxima edição…

*Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro, nascida no Rio de Janeiro em 1930 e criada em São Paulo, formou-se em Filosofia e Pedagogia, obtendo um mestrado em Filosofia da Educação. Em 1977, mudou-se para Itacoatiara como missionária leiga, trabalhando na Prelazia com comunidades eclesiais de base e na formação de lideranças populares. É cofundadora da Associação Dom Jorge Marskell (desde 2001) e membro da Academia Itacoatiarense de Letras.

Views: 3

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *