Manaus, 28 de outubro de 2025

Vultos da Medicina Amazonense

Texto, Mapa O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Compartilhe nas redes:


*Aristóteles Comte de Alencar Filho

Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas

Continuação …

Doutor Edson Stanislau Affonso nasceu em Manaus no dia 12 de maio de 1916. Era filho do Desembargador Emiliano Stanislau Affonso e da senhora Cléa Stanislau Affonso. Diplomou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1938. Foi aprovado para o curso de medicina, em 1933, juntamente com os amazonenses Justino Baumann das Neves, Sylvio Ruy de Lemos Nunes, José Raymundo Franco de Sá, Olavo das Neves Mello e Carlos Frederico de Araújo Silva. (Jornal do Commercio, mar. 1933). Foi um médico atuante, sempre voltado para a saúde pública. Em 1944, recebeu convite do governador do Território Federal do Acre para organizar o Serviço de Saúde.

Em 1945, assumiu o cargo de Chefe da Secção Técnica do Departamento de Saúde Pública do Amazonas.

Doutor Stanislau era um grande desportista, chegando a assumir a presidência do Nacional Fast Club, que era sua agremiação de coração. Em 1946 fez parte do Conselho Superior da Federação de Desportos do Amazonas (FADA).

Em 1947, ocupando o cargo de Diretor do Departamento de Saúde Pública do Amazonas, foi o primeiro médico a sugerir a criação de postos de profilaxia de doenças venéreas. Em 1948, assumiu o cargo de Diretor de Saúde Pública do Território Federal do Acre. Presidiu também a Federação Acreana de Futebol. Assumiu por diversas vezes o cargo de Governador em Exercício desse Território Federal.

Em 1954, abriu seu consultório situado à Avenida 7 de Setembro, n.o 1.307-A, 1.o andar.

Foto em preto e branco de grupo de pessoas posando para foto O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Edson Stanislau Affonso e sua esposa senhora Ignez Gonçalves Affonso e seus 5 filhos: Maria Ignez, Edson, Carlos Emiliano (mão na cintura), Aura Cléa e Fernando José. Comemoração da Primeira Comunhão de Carlos e Edson, em 2 de junho de 1957. Doutor Edson faleceria 25 dias depois. Acervo da família.

No Amazonas, foi Chefe do Gabinete Civil do Executivo e Diretor do Departamento de Saúde. Em 1955, foi eleito Deputado Estadual, sendo Vice-Líder do Partido Trabalhista Brasileiro. Assumiu, em comissão, o cargo de Secretário de Estado de Economia e Finanças. Eleito Presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos. Assumiu por duas vezes o cargo de Governador do Estado Interino.

Em 1956, o então Governador do Estado, Doutor Plínio Ramos Coelho, criou através da Lei n.o 108, de 23 de dezembro de 1955, a Secretaria de Assistência e Saúde. Enquanto o Legislativo encontrava-se de gozo de férias, o Governador convidou o Deputado e Médico Stanislau Affonso para ocupá-la. O convite foi aceito após diversas discussões políticas.

Em 1939, participou da fundação da Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra, fazendo parte do Conselho Técnico. Em 1952, participou da fundação da Associação Médica do Amazonas e trabalhou no controle da hanseníase no Amazonas. É patrono da Cadeira n.º 8 da Academia Amazonense de Medicina. No bairro de São Jorge, em Manaus, existe uma rua com seu nome.

Doutor Edson Stanislau Affonso, em plena atividade médica e política, aos 41 anos de idade, faleceu de morte súbita em sua residência, no dia 27 de junho de 1957, à Rua Tapajós n.o 19. Esse triste fato causou consternação em toda a cidade de Manaus, assim como na Assembleia Legislativa, onde houve uma Sessão Ordinária dedicada à sua memória. Sentidos discursos foram pronunciados por Xenofonte Antony, Arthur Virgílio Filho, Sérgio Pessoa Neto, Homero de Miranda Leão e Wilson Calmon. Em sua residência, logo após seu falecimento centenas de pessoas compareceram, inclusive o Governador Plínio Coelho, políticos de diversos partidos, médicos, advogados, jornalistas e amigos. Seu corpo permaneceu em sua residência, até a realização de missa de corpo presente na Igreja de São Sebastião. Após a missa, o corpo foi trasladado para a Assembleia Legislativa onde foi velado em Câmara Ardente até a hora do enterro que foi realizado às 10h da manhã seguinte.

Em 29 de janeiro de 1958 o governador Plínio Ramos Coelho inaugurou o “Laboratório de Bromatológia Dr. Edson Stanislau Affonso”, vinculado à Secretaria de Agricultura, situado na Rua Luiz Antony, n.º 538, que não existe mais.

Seu falecimento precoce aconteceu antes da criação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas, por isso a ausência de sua inscrição. Nossa homenagem a esse grande homem público.

Continua na próxima edição…

Views: 1

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *