*Angela Fernandes
FECANI é o evento que mais mexe com a nossa cidade, trás lucros assim como prejuízos, mas faz o nome de Itacoatiara ser reconhecido em todo o País.
Cidade da Pedra Pintada, em setembro Itacoatiara se tornará a Cidade Canção. Canção às vezes mal elaborada, triste, desafinada, como que acompanhando a situação de calamidade em que nossa urbs se encontra. No fundo, no fundo o evento valoriza a cultura e contribui para desenvolver a economia local. O fato é que todos faturam, e não só comerciantes!
Se os valores mudaram, o evento também não é o mesmo, está sempre mudando de facies. De modo geral a cultura amazonense é apenas um título, na verdade ela não é valorizada como deveria. No que diz respeito ao FECANI, apesar do pouco apoio do poder público, todos os anos é realizado graças à disposição de músicos, artistas das mais diversas áreas, atletas de todas as modalidades, cineastas, musas, atores teatrais, literatos, contadores de estórias, doceiras, etc.. Em síntese, há total colaboração dos comunitários.
A realização de qualquer evento requer recursos humanos e financeiros. Quando se aproxima a época de sua realização seus idealizadores (nobre idealistas) vivem um verdadeiro tormento. O material humano, graças ao hábito que os itacoatiarenses têm de abraçar com amor as boas causas, não falta. Mas… e o financeiro?… A questão é onde e como consegui-lo? A sua busca vira um estado de guerra. Defendo aqui a questão cultural, do melhorar e não do regredir. Temos que expandir o evento, como é feito em Parintins, e não permitir que um dia seus idealizadores cansem e o deixem morrer, como muitos têm vaticinado. Certos agourentos até se alegrariam se isso viesse logo acontecer.
O fato é que precisamos assegurar eternidade para o FECANI. Nossa cidade merece os esforços das autoridades nessa direção. Precisamos melhorar nossa festa, engrandecê-la cada vez mais, torna-la definitiva. Se Itacoatiara melhorar no seu aspecto urbano; crescer social e economicamente; incentivar a educação, a cultura e o turismo – ganharemos todos, seremos noticias nos melhores jornais do País. Uma cidade progressista e habitada por um povo feliz é conhecida e badalada nacionalmente. Haverá alguém que não deseje isso para Itacoatiara?
Assim, preparemo-nos para o melhor e façamos com que o melhor aconteça em nossa Itacoatiara. Ação, gente, coragem, e agora!
Views: 28