- Aidan – Construído em 1911. Em 1936, foi desmanchado, na Itália – Tinha4.545 tons.
AIDAN
- Alban (1) 1914. Lançado ao mar, em 11 de março de 1914, ao custo de £94.000, pela Caledon Shipbuilding & Engineering Co. de Dundee. Tinha 5223 tbr ou 3262 net. Fez a sua primeira viagem de Liverpool para Nova Iorque e Manaus, a 13 de novembro de 1914. Atingido, no noroeste da Irlanda, por um torpedo do submarino U-82, em 17 de junho de 1917, e por outro do U-70, no mar da Irlanda, a 11 de maio de1918. A 24 de setembro de 1918, foi atacado pelo U-152, mas escapou. Foi vendido, em maio de 1935, para ser sucateado, em Gênova, mas em janeiro do ano seguinte foi repassado para Ugo Mussa e redenominado Zena.Danificado, em 10 de outubro de 1941, no ataque aliado à ilha Kerkena, na Tunísia, foi torpedeado e afundou, no dia 11, perto de Lampedusa.
ALBAN 1
- Alban (2)ver Lyra.
- Amazonense 1899. Em 1901, veio com a aquisição da frota da Red Cross Line. Em 1911, foi vendido a Holzapfel, Newcastle – 2.828 tons.
- Ambrose (1) 1869. Em 1893, vendido a J.M.Lennard, Middlesborough – 1.168 tons.
- Ambrose (2) 1903 – Construído por Sir Raylton Dixon & Co. Ltd., de Middlesbrough. Lançado ao mar, em 31 de março de 1903, ao custo de £89.000. Inicioua sua viagem inaugural , entre Liverpool e Manaus, a 7 de outubro de 1903. Em 10 de janeiro de 1914, foi requisitado pela Marinha Inglesa, para servir na guerra como um cruzador mercante armado. No ano seguinte foi comprado pelo Almirantado e denominado HMS Ambrose, do 10º esquadrão de cruzeiro. A 12 de março de 1915, foi atingido por três torpedos do submarino alemão U27, no canal Oversay. Tinha 4588 tbr ou 2490 net e 375,2 x 47,8 x 18,5 pés de comprimento. Hélice simples. Máquina a vapor de tríplice expansão de 775 nph. Em 1938, foi transformado em abastecedor de destróieres. Sucateado em 1946.
AMBROSE 2
- Ambrose (3) 1971 – Ex- Dollart. Em 1974, foi fretado de A. Krogstad, de Singapura e redenominado Ambrose. Em 1976, reverteu aos proprietários como Dollart – 2.992 tons.
- Anselm (1) 1882 – Em 1898, vendido a W.A.Powell & Co, de Liverpool.1.562 tons.
- +++ Anselm (2) 1905 – Em 1922, vendido à Argentina e redenominado Commodoro Rivadavia. Chocou-se com o Cyril (2), em 1905.Deslocava 5.442 tons.
ANSELM 2
- ++ Anselm (3) 1935 – Construído por William Denny & Bros. Ltd., Dumbarton . 5.954 tbr ou 3609 netTamanho – 412,3 x 55,7 x 25,8 pés. Um hélice, turbina Parsons de 696 nhp, com 3 caldeiras. Carregava 980tons de carvão, como combustível . Tinha a capacidade para 40 passageiros de 1ª classe, 106 de terceira e 80 tripulantes. Foi lançado ao mar, a 15 de outubro de 1935, ao custo de £158.876. Liberado, a 17 de dezembro de 1935, sendo transformado, em 1940, em um transporte para 500 homens. Torpedeado a 300 milhas dos Açores, a 5 de julho de 1941, pelo U96 alemão, quando ia para Freetown, levando 1200 homens, com a perda de 4 tripulantes e 250 soldados. A Booth utilizava carvão, nas suas viagens, para o sul, pois levava poucos passageiros.
ANSELM 3
11.Anselm (4) 1950 – ex-Thysville, comprado, em 1961, da Maritime Belge, de Antuérpia, redenominado de Anselm, em 1963, e transferido para a Blue Star Line, recebendo o nome de Ibéria Star. 10.990tons. Não viajou para a Amazônia.
12. Antony (1) 1907 – Tinha 418,5 x 52,3 x 27,2 pés. Lançado ao mar, a 17 de novembro de 1906. Hélice dupla e maquina de tríplice expansão, com 850 nhp. Terminado, em fevereiro de 1907, ao custo total de123.000 libras. Viagem inaugural para o Amazonas, a 18 de março de 1907. Foi torpedeado e afundou, em 17 de março de 1917, perto do farol Conimberg, com a perda de 55 vidas. Tinha 6.446 tbr ou 3760 net. Fora construído por R. & W. Hawthorn Leslie & Co, Hebburn on Tyne. Navio irmão do Hilary 2 e do Lanfranc 2.
ANTONY 1
- Antony (2) 1967 – Ex-Bilstein. Em 1974, alugado da Alemanha, e chamado de Antony, revertendo, em 1977, aos seus proprietários e nomeado de Conti Syria. 3.041tons.
- Atahualpa veja Hubert (1).
- Augustine (1) 1865 – Em 1892, foi vendido a F.Pace, Malta. 1.106 tons.
16. Augustine (2) 1880 – Construído por Barclay, Curle & Co. Ltd., de Glasgow, com 3829tbr ou 2234 net, com 359,6 x 43,8 x 29,1 pés, movido por uma máquina a vapor de 2 cilindros de 550nhp e hélice única. Completo, em dezembro de 1879, com o nome de Grantully Castle, para Donald Currie`s Castle Mail Packet Co e colocado na linha Southampton – Cidade do Cabo, em 1880. Em 1888 recebeu máquinas de refrigeração, para 30 tons, sendo destinado ao transporte de uvas. Em 1896, foi comprado pela Booth Steamship Co. Ltd. e denominado Augustine. Fez a sua primeira viagem para o Amazonas, a 10 de janeiro de 1896. Salvou a tripulação do Clementine, que afundou, a 2 de outubro de 1904, a 24 milhas de Ushant. Vendido, em agosto de 1912, para Harris & Co. Ltd., Falmouth, por 8250 libras e sucateado.
AUGUSTINE 2
- Barbary 1877 – Em 1881, comprado de David McIver & Co, Liverpool. Em 1882, chamou-se Clement (1). Em 1897, vendido a Empresa de Navegação do Grão Pará, tomando o nome de Marajó. 1.227 tons.
- Basil (1) veja Mirfield.
- +++ Basil (2) 1895 – ex- Mourne. Em 1898, comprado de Dixon & Sons, Belfast, e renomeado de Basil. Em 1917, colidiu com o SS Margaux, afundando no Canal da Mancha, com a perda de 42 vidas. 3.223 tons
- Basil (3) 1928 – Em 1950, vendido para o Panamá e renomeado de Parthenon. 4.913 tons
BASIL 3
- Basil (4) veja Dunstan (4)
- Basil (5) 1939 – Ex- Norman Star. Transferido, em 1961, da Blue Star Line e redenominado Basil. Em 1964, vendido à Grécia e denominado de Eleni K. 3.022 tons
- Bede 1938 – Ex- Roman Star. Em 1961, transferido da Blue Star Line e renomeado Bede. Em 1964, vendido à Grécia e renomeado Victoria Elena. 3.111 tons
- Benedict (1) 1894 – Ex- Leyden. Em 1897, comprado de Leyden Steamship Co, renomeado Benedict. Em 1924, vendido para a Grécia, e renomeado Vassilos. 3.378 tons
- Benedict (2) 1930 – Em 1948, transferido para a Lamport & Holt e renomeado Bronte (2) 4.949 tons
- Benedict (3) 1952 – Ex- Mahsuri. Em 1966, transferido da Austasia Line e renomeado Benedict. Em 1967, alugado a Lamport & Holt e renomeado Renoir. Em 1971, vendido ao Panamá e renomeado Diamond Star. 4.300 tons
- Benedict (4) 1979 – Em 1986, vendido à Croácia, e redenominado Zamet.3.636 tons
BENEDICT 4, EM 1980, NO RIO NEGRO
- Bernard (1) 1870 – Em 1889, vendido à Baltimore Fruit Co, de Baltimore. 915 tons
- Bernard (2) 1895 – Ex- Mount Sirion. Em 1898, comprado de Smith & Service Ltd, Glasgow, e renomeado Bernard. Em 1911, vendido a H & C. Grayson, e renomeado Redbarn. 3.280 tons.
- Bernard (3) veja Byron (2) Lamport & Holt Line.
- Bernard (4) 1952 – Ex- Rubens (2). Em 1965, alugado da Lamport & Holt e renomeado Bernard Em 1967, voltou aos seus proprietários com o nome de Rossini. Em 1970, de novo alugado da Lamport & Holt, como Bernard. Em 1973, alugado ao Panamá, com o nome de Berwell Adventure. Em 1974, vendido ao Panamá. Deslocava 4.459 tons.
- Bessie Dodd 1874- Escuna comprada, em 1882, de Preston Shipowners, Preston. Em 1885, vendida a W. Jago, Liverpool. 174 tons.
- Bolívar 1891 – Em 1901, transferido para Iquitos Steamship Co. 2.030 tons
- + Boniface (1) 1904 – Em 1917, torpedeado e afundado perto das ilhas Arran. 3.498 tons
- Boniface (2) 1928 – Em 1949,transferido para Lamport & Holt, como Browning (2) 4.862 tons.
- Boniface (3) 1956 – Ex- Rossetti (2). Em 1963, alugado da Lamport & Holt com o nome de Boniface. Em 1967, voltou a ser Rossetti. Em 1970, novamente arrendado da Lamport & Holt, como Boniface. Em 1974, vendido para a Grécia, comoAmaryllis. 4.538 tons.
- Boniface (4) 1979 – Em 1986, vendido para a Croacia, como Pecine. 3.636 tons
BONIFACE 4, EM 1983, NO PORTO DE MANAUS
- * Cametaense 1892 – Incorporado, em 1901, com a frota da Red Cross Line. Em1909, vendido a Eastern Shipping Co, Peneng, com o nome de Tong Hong. 2.155 tons
- Carrie Dingle 1873 – Comprado, em 1881, de W. Dingle, Fowey. Em 1885, transferido para a Red Cross Line. 194 tons
- Carvoeira 1869 – barco de 3 mastros – Transferido, em 1901, da Red Cross Line. Em 1916, transformado em pontão, no Pará. Em 1922, sucateado. 1.356 tons
- Cearense 1891 – Incorporado, em 1901, com a Red Cross Line. Em 1911, vendido para a Coast Steamship Co, Liverpool.2.769 tons
- Christopher 1909 – Ex- Kaduna. Em 1910, comprado de Elder Dempster Line, com o nome de Christopher. Em 1914, vendido a Elder Dempster, e renomeado Obuasi.4.416 tons
- Clement (1)veja Barbary.
- +++Clement (2) 1896 – Construído por Robert Napier & Sons, de Glasgow, com 345,7 x 44,1 x 24,6 pés, com 440 nhp. Lançado ao mar, a 28 de maio de 1896, e completado, em agosto, para a Royal Mail Steamship Co, com o nome de La Plata. Comprado, em 1900, da Royal Mail Steamship Co, com o nome de Clement.
- Em 1914, foi vendido a Lawrence Smith & Co, Montreal, redenominado Freshfield. Torpedeado, a 5 de agosto de 1918, no Mediterrâneo.
- +++ Clement (3) 1934 – Em 1939, capturado e afundado pelo Admiral Graf Spee. 5.051 tons.
CLEMENT 3 – 1934
- Clement (4) 1959 – Vendido, em 1979, para a Libéria, com o nome de Element. 1.902 tons.
- Clement (5) 1985 – Ex- Frisian Glory. Arrendado, em 1986, da Holanda, com o nome de Clement. Em 1992, voltou aos seu proprietários, como Umag Cayenne. 3.986 tons
48.+ Crispin (1) 1907 – Em 1917, foi torpedeado e afundou, perto da costa irlandesa, transportando tropas, com a perda de oito vidas. 3.694 tons
- ++ Crispin (2) 1934 – Torpedeado e afundado, no Atlântico, em 1941.5.050 tons.
CRISPIN II
- Crispin (3) 1951 – Em 1953, transferido para a Austasia Line, com o nome de Mandowi, Em 1966, retornou à Booth Line, como Dunstan, mas arrendado à Lamport & Holt, como Rubens (3). Vendido, em 1973, para a Grecia, com o nome de Irini K. 4.472 tons.
- Crispin (4) 1956 – Vendido, em 1979, a El Salvador,
como Ana. 1.593 tons.
- Crispin (5) 1985 – Ex- Frisian Hope. Em 1986, arrendado da Holanda, como Crispin. Em 1992, retornou aos seus proprietários, como Umag St. Malo. 3.986 tons
- Cuthbert (1) 1906 – Sucateado para a Itália, em 1931.
- Cuthbert (2) veja Hubert (3).
- Cuthbert (3) 1961 – Ex- Spencer (5). Veio, em 1967, da Lamport & Holt. Em 1973, foi vendido para Panamá Shipping Co, fretado, em 1977, e vendido para o Líbano, com o nome Barouk. 1.535 tons
- Cyril (1) 1882 – Ex- Pacaxo. Comprado, em 1884, da
Brazil Steamship Co, Liverpool, com o nome de Cyril. Em 1897, vendido a Empresa de Navegação do Grão Pará, Pará. Sendo renomeado Bragança. 1.190 tons.
- +++ Cyril (2) 1883 – Construído por John Elder & Co,
de Glasgow, com 4341 tons brutas ou 2772 líquidas, tendo 380,6 x 48,2 x 31,4 pés. Hélice única, com 600nph. Capacidade para 100 passageiros de 1ª classe e 100 de 2ª e 3ª. Lançado ao mar como Hawarden Castle, para a Castle Mail Packet Co Ltda. A sua viagem inaugural foi, em janeiro de 1883, entre Southampton e a cidade do Cabo. Em novembro de 1902, foi comprado da Union-Castle Mail Steamship Co, pela Booth, recebendo o nome de Cyril. A 5 de setembro de 1905, afundou, em águas de 70 pés, ao colidir com o navio Anselm 2, da mesma tonelagem, abaixo de Belém, com uma carga completa de borracha avaliada em £110.000, que foi salva, mas o Cyril 2, perdido. Possuía um belíssimo salão de jantar.
SALÃO DE REFEIÇÕES DO CYRIL 2
- Cyril (3) veja Sheridan.
- Denis (1) 1911 – Desmontado, em 1932, na Itália. 4.435 tons
- Denis (2) 1949 – Em 1968, foi vendido a Vasmanto Shipping Co., Libéria, com o nome deAkrogiali. Em 1972, sucateado. 2.990 tons
DENIS 2
- Dominic (1) 1895 – Em 1923, vendido para a Grécia, com o nome de Taxiarchis. 2.966 tons
- Dominic (2) 1922 – Ex-Claus Horn. Em 1923, comprado de H.C.Horn, Flensburg, com o nome deDominic. Navio de passageiros, para o Brasil. Em 1932, foi vendido para Maurel & Prom, Bordeaux, redenominado de Montesquieu. 3.396 tons
- Dominic (3) 1945 – Ex- Hickory Stream. Comprado, em 1947, da Administração Americana de Navios para a Guerra, com o nome deDominic. Em 1961, vendido para Singapura, renomeado Samodra Mas. 3.834 tons
- Dominic (4) 1953 – Ex- Makati. Em 1967, foi transferido da Austasia Ltd, de Singapura, com o nome de Dominic. Em 1975, vendido para Chipre, sob a denominação de Dominica. 3.324 tons
- Dunstan (1) 1895 – Em 1923, vendido para a Grécia, recebendo o nome de Despina. 2.966 tons
- ++ Dunstan (2) 1925 -Ex- A.D. Bordes. Comprado, em 1935, da França, sendo denominado Dunstan. Em 1941, bombardeado e afundado, no Cabo Wrath, com a perda de duas vidas. 5.149 tons
DUNSTAN 2 – 1925
- Dunstan (3) veja Pachitea.
68 Dunstan (4) 1948 – Em 1951, transferido para Lamport & Holt, sendo denominado Sallust (3). Em 1958, voltou à Booth Line, como Dunstan. Em 1966, foi denominado de Basil (4). Em 1968, foi vendido ao Panamá e denominado de Christina. 2.993 tons
69 Dunstan (5) veja Crispin (3).
- Fluminense 1891 – Veio, em 1901, com a frota da Red Cross Line, Em 1909, foi vendido para C. Martins, Para, denominado-se Amazonia. 2.154 tons
- Francis 1910 – Em 1931, vendido para Moller, Shanghai, sob a denominação de Rosalie Moller. 3.960 tons
72 *Grangense 1891 – Veio, em 1901, com a frota da Red Cross Line. Em 1910, foi vendido para a Turquia, denominando-se On Temmouz. 2.162 tons
- Gregory (1) 1879 – Ex- Laurium. Comprado, em 1889, da Cie Maritime du Pacifique, Havre, sendo denominado deGregory. Em 1897, vendido à Empresa de Navegação do Grão Pará. Pará, passando a se chamar Guajara. 1.587 tons
- +++ Gregory (2) 1891 – Ex- Creswell. Comprado, em 1899, de J.E. Bowser, Newcastle, chamando-se Gregory. Em 1907, foi transferido para aIquitos Steamship Co. Em 1911, reverteu à Booth Line. Em 1920, naufragou na barra de Tutoia. 2.030 tons
- Hilary (1) 1889 – Ex- Red Sea. Comprado, em 1892, da Dundee, Perth & London Shipping Co, com o nome de Hilary. Em 1911, foi vendido ao Japão, sendo chamado deMisumi Maru. 1.930 tons.
76.+ Hilary (2) – 1908- Construído pela Caledon Shipbuilding & Engineering Co, de Dundee, com 6329tbr ou 3033 líquidas, tendo 418,5 x 52,3 x 27,2 pés, com 2 hélices, duas máquinas de tripla expansão. Capacidade para 200 passageiros de 1ª classe e 300 de 3ª classe. Lançado ao mar, em 31 de maio de 1908, a um custo de £124.000, fazendo a primeira viagem no percurso Liverpool, Havre e Manaus. Armado, em 7 de dezembro de 1914, como um cruzador mercante, foi torpedeado, a 25 de maio de 1917, pelo submarino alemão U-88, afundando a 40 milhas de Lerwick, nas ilhas Shetland. Era um navio irmão do Antony 1 e do Lanfranc 2.
O HILARY 2 EM LIVERPOOL
O HILARY 2 A NOITE
O HILARY 2 NO TEJO
SALÃO DE REFEIÇÔES DO HILARY 2
O HILARY 2 PELO AMAZONAS
- Hilary (3) 1931 – Construído pela Camell Laird & Co Ltd, de Birkenhead, com 7403 tbr ou 4350 net. Lançado ao mar, a 17 de abril de 1931, e liberado para o serviço da Amazonia, com acomodações para 80 passageiros de 1ª classe e 230, de 3ª. A 16 de outubro de 1940, foi modificado recebendo armamento, tornando-se um navio patrulha, comissionado, a 21 de janeiro de 1941, para uso no Atlântico Norte. Participou ativamente da 2ª Guerra, apresando navios, comandando comboios e até no dia D, desembarcando tropas na praia Juno. Foi descomissionado, em 1945, e vendido a Camell Laird para recuperação, voltando, em março de 1946, ao serviço da Amazonia. Reformado, em 1956, em Antuérpia, sua última viagem foi, a 12 de setembro de 1959, de Liverpool a Inverkeithing, na Escócia, onde chegou a 15, para ser desmanchado.
HILARY 3 SAINDO DE LIVERPOOL
- Hildebrand (1) 1893 – Em 1908, foi transferido para a Iquitos Steamship Co, de Liverpool, e renomeado Huayna. Em 1911, reverteu para aBooth Line, como Hildebrand . Em 1917, convertido em navio Q, pelo Almirantado (navio mercante com canhões ocultos, para atrair submarinos à superfície) e usando muitos nomes fictícios. Em 1919, foi vendido para a Espanha, como Manuel Carsi. 1.947 tons.
- Hildebrand (2) 1911. Construído pela Scots Shipbuilding & Engineering Co. Ltd., de Greenock, com6995tbr ou 4205 net, tendo 440,3 x 54,1 x 27,3 pés e máquinas de 946 nhp. Lançado ao mar, em 14 de fevereiro de 1911. Fez a primeira viagem Liverpool, Havre e Manaus, a 1º de abril de 1911. Comissionado como cruzador mercante, a 5 de dezembro de 1914, sendo atingido por um torpedo, a 2 de outubro de 1917. Em 1932, foi para a reserva. Em fevereiro de 1934, foi vendido por 11.000 libras, para ser desmontado, em Monmouth.
O HILDEBRAND 2 EM UM CANAL DO RIO AMAZONAS
O HILDEBRAND 2 EM MANAUS
O HILDEBRAND 2
- +++ Hildebrand (3) 1951 – Em 1957, encalhou perto de Lisboa, com perda total. 7.735 tons
- Horatio 1892 – Em 1895, comprado de Thos. Wilson & Co, Hull. Em 1911, vendido para Christian Salveson & Co. e convertido em um navio baleeiro. 3.212 tons
- Huascar 1896 – Comprado, em 1898, de Hernandez & Co, Liverpool. Em 1901, transferido para a Iquitos SS Co. 875 tons
- Huayna veja Hildebrand (1)
- Hubert (1) 1894 – Em 1908, transferido para a Iquitos SS Co, Liverpool, e renomeado de Atahualpa. Em 1911, reverteu àBooth Line, como Hubert. Em 1919. Vendido a Franco-British SS Co., com o nome de City of Algiers. 1.922 tons
- Hubert (2) 1910 – Em1934, sucateado na Escócia. 3.930 tons
- Hubert (3)
- Hubert (4) 1954 – Em 1964, transferido para a Blue Star Line, e arrendado à Austasia Ltd, com o nome de Malaysia. 8.062 tons
- Javary 1898 – Em 1901. Veio com a frota da Red Cross Line , sendo vendido, em 1914, para Garland SS Corp, NY. 1.199 tons
- Jerome (1) 1866 – Em 1890, vendido para a Goodyear & Co, Liverpool, renomeado Murcia. 1.090 tons
- Jerome (2) 1877 – Ex- Warwick Castle, comprado, em 1897, da Castle Mail Packet Co, e renomeado Jerome. Em 1911, vendido para a Turquia, recebendo o nome de Kirasounde. 2.957 tons
- Justin (1) 1880 -Ex- Ponca. Comprado, em 1890, da Mediterranean & New York SS Co, com o nome de Justin. Vendido, em 1898, a G. Beck & Cie, Dunkirk. 1.774 tons
- Justin (2) 1904. Foi sucateado, em 1930, na Holanda. 3.506tons
- Jutahy 1945 – Ex- Roband Hitch. Em 1946, foi arrendado da Panamá Shipping Co e batizado de Jutahy. Em 1954, transferido para a Lamport & Holt, com o nome deSargent. 3.843 tons
- Lanfranc (1) 1884- Vendido para J.Montgomery, Belize, em 1918, e renomeado Olympia. 1.657 tons.
94 + Lanfranc (2) 1906 – Foi torpedeado e afundado, em 1917, em Havre, quando estava sendo usado como navio hospital, com a perda de 34 vidas. 6.287 tons.
LANFRANC 2
- Lisbonense 1871 – Em 1901, veio com a frota da Red Cross Line, sendo vendido, em 1904, a Vaccaro Brothers, Liverpool, redenominado de Joseph Vaccaro. 1.657 tons
- Lyra 1971 – Em 1976, fretado da Noruega e depois denominado Alban (2). Em 1978, foi vendido para Macau e batizado de Lin Jiang. 4.547 tons.
- Madeirense1891 – Em 1901, veio com a frota daRed Cross Line. Em 1910, foi vendido para O.B.Sorenson, Bergen. 2.760 tons
- Manati 1907- Rebocador, no Pará, abandonado, em 1967. 58 tons
- Manco 1908 – Construído por Scotts Shipbuilding & Engineering Co. Ltd., em fevereiro de 1908, para a Iquitos Steamship Co Ltd. , com 300,3 x 45,2 x 21,1 pés, 2384 tbr ou 1835 net, com máquinas de tríplice expansão de 381 nhp e um hélice. Transferido para a Booth Steamship Co, quando a Iquitos foi adquirida por ela. Participou da 1ª Guerra Mundial. Em 1921, foi vendido para Vaccaro Brothers, Ceiba, Honduras, e redenominado Morazon, depois, em 1924, foi comprado pela Mexican-American Fruit & Steamship Corporation, Standard Fruit & Steamship Co e Di Giorgio Fruit Corporation, e logo repassado para a American & SS Co e Standard Fruit & SS. Em 1931, foi comprado pela American Fruit, e, em 1934, pela Seabord SS Co.Em 1941, foi transferido para a bandeira panamenha, sendo capturado pelos japoneses, em Singapura, declarado presa de guerra e redenominado de Ekkia Maru. Foi afundado, a 8 de setembro de 1944, pela aviação americana, na baía de Colón, a sudoeste de Manilha. O Manco cobria a linha de Liverpool a Iquitos, a uma distancia de 2.117 milhas náuticas do Atlântico, levando 15 dias de viagem, pois parte do trajeto só podia ser feito de dia, devido aos bancos de areia.
O MANCO , DA IQUITOS STEAMSHIP
100.*Maranhense 1890 – Em 1901, veio com a frota da Red Cross Line. Foi sucateado, em 1910. 2.767 tons
101.Mars 1907 – Rebocador em Iquitos. Em 1960, desapareceu do registro. 58 tons
102.Mero 1909 – Rebocador no Maranhão. Em 1930, sem contato. 58 tons
103.Michael 1914 – Em 1924, vendido para a Algéria e renomeado Charles Schiaffino. 3.172 tons
104.Mirfield 1871 – Comprado, em 1880, de J.B. Crawhall & Co, London. Em 1882, recebeu o nome de Basil (1), sendo vendido, em 1897, a Empresa de Navegação do Grão Pará, Belém, recebendo o nome de Salinas. 1.171 tons
105.Napo 1897 – Em 1901, veio com a frota da Red Cross Line. Em 1913, foi vendido à Reval Shipping Co., e redenominado de Kodumaa. 1.118 tons
106.Obidense 1891 – Em 1901, veio na frota da Red Cross Line. Vendido, em 1909, para C. Olander, Fredrikshavn. 2.380 tons
107.Origen (1) 1886 – Ex- Gloamin. Em 1890, comprado de J.& R.Mudie, Dundee, renomeado Origen. Em 1899, vendido para H. Waage, Christiania. 1.541 tons
108.+ Origen (2) 1918 – Torpedeado e afundado, em 1918, em Ushant, em sua viagem inaugural, com a perda de uma vida. 3.545tons
109.+ Oswald 1914 – Em 1917, torpedeado e afundado, no Atlântico Norte. 5.185 tons
110.Pachitea 1945 – Ex- Coastal Challenger. Em 1946, arrendado da Panamá Shipping Co, renomeado Pachitea Em 1954, comprado recebeu o nome de Dunstan. Em 1958, transferido para a Lamport & Holt, com o nome de Sallust (3) 3,844 tons
111.Pancras 1911 – Em 1932, sucateado na Itália. 4.436 tons
112.*Paraense 1871 – Em 1901, veio com a frota da Red Cross Line. Em 1902, vendido para Vaccaro Brothers, Liverpool, com o nome de Rosina. 1.697 tons
113.Polycarp (1) 1896 – Vendido à Suécia, em 1912, e renomeado Augusta. 2.966 tons
114.++ Polycarp (2) 1918 – Em 1940 torpedeado e afundado ao largo de Ushant. 3.577 tons
115.Port Fairy 1887 Ex- Dona Maria. Em 1907, comprado da Andressen Line, Oporto. Em 1909, vendido a Ellerman Line, renomeado Italian. 2.581 tons.
116.Sheridan 1961 – Em 1961, fretado pela Lamport & Holt. Em 1964, vendido à Lamport & Holt. Em 1967, fretado da Lamport & Holt e denominado Cyril (3). Em 1978, vendido à Grécia, com o nome de Angie. 1.535 tons
117.*Sobralense 1884 – Veio, em 1901, com a frota da Red Cross Line. Em 1904, vendido a Li Chien, Hong Kong. 1.982 tons
118.Stephen 1910 – Em 1934, sucateado na Inglaterra. 4.444 tons
STEPHEN
119.Ucayali 1898 – Em 1901, veio com a frota da Red Cross Line. Em 1914, vendido para Walford & Co, Londres. 1.052 tons
120.Valiente 1959 – Ex- Spenser (4). Em 1961, fretado da Lamport & Holt, com o nome de Valiente. Em 1969, redenominado Veloz. Em 1973, vendido para Colômbia, como Tanambi. 1.312 tons
121.Vamos 1952 – Em 1954, fretado da Panamá Shipping Co, e comprado. Em 1968, vendido para o Panamá, com o nome de Defiance. 1.090 tons
VAMOS
122.Veloz (1) 1955 – Em 1967, vendido ao Peru e renomeado Atahualpa. 1.312tons
123.Veloz (2) veja Valiente.
124.Venimos 1956 – Em 1956, fretado da Salient Shipping, Bermuda. Em 1973, vendido para a Colômbia e renomeado Acaima. 1.309 tons
125.Veras 1959 – Ex- Siddons. Em 1962, fretado da Lamport & Holt. Em 1973 vendido para o Panamá. 1.282 tons
126.Viajero 1957 – Em 1957, fretado da Panamá Shipping Co. Em 1973, vendido à Colômbia e renomeado Pigoanza. 1.204 tons
127.Vianna 1943 – Ex- La Grande Hermine. Em 1951, fretado da Panamá Shipping Co, Panamá. Vendido para Algeria, em 1955, com o nome de Cap Falcon. 2.825 tons
128.Vincent (1) 1910 – Em 1912, vendido para Santa Cruz e renomeado Libertad. 986 tons
129.Vincent (2) 1895 – Ex- Fort Salisbury. Comprado, em 1913, da Bucknall Line, e renomeado Vincent. Em 1913, vendido a Andrew Weir & Co., recebendo o nome de Gujarat. 4.456 tons
+ Afundados na 1ª Guerra Mundial – 7
++ Afundados na 2ª Guerra Mundial – 5
+++ Sofreram acidentes – 5
++++ Vindos da Red Cross Line – 15
Total de navios – 129
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4 respostas
Parabéns por documentar a História , gostaria de mais informações e se possível foto do navio Jerome (1) 1866 – Em 1890, vendido para a Goodyear & Co, Liverpool, renomeado Murcia. 1.090 tons
Excelente material, parabéns!
Há alguma foto do “Sobralense” ou maiores detalhes de sua estrutura?
Boa tarde. Gostaria de informações sobre um tripulante que conheci em 1960 ou 62 quando esteve em Belém como tripulante como Engenheiro ALAN Newcoma do Navio ANSELM, queria saber noticias, esse navio com Bandeira Inglesa , naufragou na costa da Argentina na década de 1970, se não me falha a memória.
My great grandfather commanded several Booth steamships up the Amazon from Liverpool via Lisbon. He was captain of the Aidan, Denis, Hilary, and others from 1892 until 1917. He took President Roosevelt from the Amazon to New York, in the Aidan, after the expedition to the River of Doubt. Thank you for the history of the Booth line ships.