Manaus, 22 de novembro de 2024

Adoradoras do Brasil na Jornada Mundial da Juventude

Compartilhe nas redes:

Cinco Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo da Região Brasil voltaram exultantes da 28ª. Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro, de 21 a 28 de julho deste ano: Irmãs Elsie Vinhote, Maria do Socorro Rocha, Analice Vieira, Francisca Coimbra e Denise Araujo.

Sob o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), o cenário da “Cidade maravilhosa” aumentou de beleza com mais de três milhões de jovens de 187 paises de todos os continentes, falando 25 idiomas. O Cristo Redentor, do logotipo da Jornada, em sua grandiosa estátua na montanha do Corcovado, abraçava a todos.

O Papa Francisco, com seu entusiasmo, simplicidade e alegria foi decisivo para o êxito do grande acontecimento que superou as expectativas, e conquistou não somente a Juventude, mas nós, ASC, e todos/as que seguiam o desenrolar da Jornada através dos canais de TV e demais recursos da Mídia, em rede local, nacional e internacional.

A Jornada foi preparada com muita dedicação pelas Adoradoras que nela tomaram parte mais direta. Estive em Santarém nos dia 7 a 16 de julho para o Retiro anual, e apreciei o esforço das ASC do Colégio São Raimundo em organizar o grupo de alunos e outras pessoas que iriam para a JMJ. Irmã Socorro, da comunidade do Caranazal, e que faz parte do grupo de assessoria da Pastoral da Juventude em Santarém, desdobrou-se, com o Pároco e dirigentes dessa Pastoral, para realizar a Semana Missionária que, como em quase todas as Dioceses do Brasil, preparou os jovens para a JMJ. Uma grande CRUZ, – réplica da cruz da JMJ, foi colocada em frente à igreja de São Francisco, lembrando o empenho evangelizador convocado pela Igreja. Os jovens foram preparados com a ajuda do Catecismo chamado YOUCAT (Catecismo para jovens) distribuído gratuitamente, aos milhares, no Brasil.

Em Manaus, o Colégio Preciosíssimo Sangue esteve presente na Jornada com 28 pessoas, entre alunos, professores, pais de estudantes e Irmãs Analice, Denise e Francisca. Irmã Sara Palácios, ASC peruana, ajudou a comunidade da casa regional a acolher um grupo de mexicanos que esteve durante uma semana na Paróquia São Geraldo, a caminho do Rio de Janeiro. A acolhida se estendeu também a famílias de ASC, pois a senhora Stela Telles, irmã de Irmã Rosa, hospedou em seu apartamento de Copacabana 4 jovens peruanas e duas paulistas. O Colégio Preciosíssimo Sangue esteve presente na Jornada com 28 pessoas, entre alunos, professores e pais de estudantes.

As demais ASC, em suas comunidades, se dedicaram de vários modos à JMJ, ajudando os jovens a conseguir dinheiro para as passagens e diárias, motivando as famílias e sobretudo orando e fazendo orar pelo sucesso da grande Jornada.

A inesperada chuva que desabou no Rio de Janeiro no início da Jornada tornou o

chamado “Campo da Fé” inviável para a conclusão da JMJ – como estava previsto- e levou a multidão a ficar na maravilhosa praia de Copacabana, em que fora armado um imenso palco.

O Papa Francisco, porém, com seu espírito de Fé, levou os peregrinos a ver no que parecia um transtorno, o plano de Deus, dizendo que aquilo era um sinal: a Evangelização não se limita a um local geográfico, porém se estende a toda a terra.

E eu, olhando o MAR de gente que se estendia, de dia e de noite,até o fim da Jornada na longa praia, tanto para tomar parte na belíssima programação, como até para descansar à noite, lembrei o MAR do mundo que espera a presença de Agentes da Evangelização: o mundo inteiro e nós, Adoradoras do Sangue de Cristo.

Termino agradecendo a Deus pela JM, e pedindo que desde agora unamo-nos em orações às ASC polonesas, pois a próxima JMJ, – anúncio do Papa Francisco- será em 2016 em Cracóvia, Polonia.

Views: 16

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques