Recortes Pessoais
Continuação…
Capítulo 21
Manaus+Verde
Mudas
A nossa cidade está localizada no coração da floresta amazônica. Na região temos as maiores reservas de verde e de água potável do planeta, uma biodiversidade fantástica, mas seguimos, de modo automático e cego, os exemplos nocivos de outros países, que exauriram suas fontes naturais e que hoje pagam um alto preço por isso. Nós já pagamos.
Planejada para abrigar 200 mil habitantes, Manaus acumula, todavia, mais de 2 milhões de pessoas, com todos os grandes problemas que daí decorrem, em especial quando não se planeja o futuro com responsabilidade. Hoje é quase impossível viver na cidade sem ar-condicionado. Igarapés e balneários, outrora frequentados pelas famílias, estão poluídos ou simplesmente desapareceram. Quase não há árvores no perímetro urbano, o que é um absurdo. E o asfalto e os veículos cobriram com sua negritude a beleza dos trilhos de prata que cobriam de sonhos as ruas de Manaus.
O que houve para que chegássemos a esta situação? Quais os erros que foram cometidos nessa trajetória? O que é possível fazer, ainda, para reverter esse quadro? São perguntas que merecem a nossa atenção, a nossa reflexão e a nossa ação. Isso, se queremos, mesmo, viver com qualidade e legar um futuro melhor para nós e para nossos filhos, pois essas agressões ao meio ambiente, de maneira infeliz, têm escala planetária.
O movimento “Manaus+Verde”, ao lado de outras iniciativas cidadãs também relevantes, como o “Fui eu que plantei”, nos fez acreditar, todavia, que nem tudo está perdido. Ele conseguiu juntar dezenas de pessoas e de instituições respeitáveis para distribuir e plantar mais de 3,5 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais em nossa cidade e, ainda firmou parceria com a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), para que os autores a ela filiados divulgassem os objetivos do grupo e fizessem constar em seus livros o selo do movimento.
Registre-se ainda, pois de justiça, o papel relevante desempenhado pelo ex-secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA), Itamar Mar, o qual, sensibilizado com o Manaus +Verde, igualmente o abraçou e o chamou para plantar outras 10 mil mudas. Foi lindo, mas ainda não foi o bastante.
Iniciativas assim devem ser retomadas. Manaus, em verdade, precisa de um projeto permanente de arborização. Precisa limpar seus igarapés. Precisa desenvolver campanhas e ações de educação ambiental. Precisa evitar a vandalização dos bens de uso coletivo e, quando necessário, promover a sua recuperação. Precisa parar com as queimadas, com as invasões. Precisa recuperar a cobertura florestal de loteamentos urbanos irregulares, bem como incentivar a jardinagem de praças e logradouros públicos. Precisa de ações para preservar o habitat da vida animal, salvando as espécies em vias de extinção. Precisa dar benefícios tributários para quem preserve o meio ambiente. Precisa planejar, resgatar seu passado de beleza, de verde e de glórias, para ser um bom exemplo e, não, uma realidade que incomoda. Sejamos disso uma, duas, três, milhares de sementes.
Para a minha amada filha Laís Lopes que, com 15 anos, criou o movimento Manaus+Verde
Continua na próxima edição…
Views: 3