Manaus, 18 de fevereiro de 2026

Demência vascular

Compartilhe nas redes:

Este tipo de demência está associado a problemas de circulação de sangue para o cérebro. É a segunda causa mais frequente de demência em países ocidentais (10%), pois a primeira causa de demência que ainda predomina é a Doença de Alzheimer.

 Caracteriza-se por vários derrames cerebrais que vão ocorrendo ao longo da vida do indivíduo, principalmente naqueles portadores de pressão arterial acima de 140/80 mm de hg. A falta de oxigenação cerebral pela isquemia acaba por favorecer o aparecimento de sintomas de declínio cognitivo, com perda da memória e leva à demência.

 Às vezes estes derrames são grandes e causam lesões extensas, proporcionando a paralisis de partes importantes do corpo como o desvio dos lábios para um só lado. Muitas vezes pode acontecer de forma sutil e quase imperceptível. O indivíduo fica muito sonolento, incapaz de levantar-se sozinho e fala com dificuldade, mas vai melhorando com o tempo. Por isso ninguém nota esse pequeno evento.

 É possível evitar estes episódios que podem ser a causa de demência vascular pelo controle dos níveis da pressão arterial, do colesterol e da glicose no sangue. Também o controle da obesidade pode diminuir muito o risco. Logo, a prática de alguma atividade física, parar de fumar e beber bebidas alcóolicas são ações que podem evitar tais derrames cerebrais, pois o Sistema Nervoso Central tem capacidade de regeneração e de se reorganizar depois de ter sofrido este tipo de lesão. O problema é tratável e há como interferir para que não progrida. Se não mais ocorrerem acidentes vasculares, o indivíduo poderá se estabilizar e até se recuperar satisfatoriamente.

A demência vascular pode ser de início agudo, demência por infartos múltiplos e demência vascular subcortical. Como resultado podem ocorrer sinais de disfagia e disartria, distúrbio da marcha, desequilíbrio e quedas, urgência urinária, lentidão psicomotora, função executiva anormal, labilidade emocional, depressão, ansiedade, mudanças de humor.

Aconselhamos, portanto, a todos cuidarem da sua hipertensão, da diabetes, da obesidade e da hipertrigliceridemia, evitando assim esse tipo de demência que compromete substancialmente a sua qualidade de vida.

Views: 14

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *