Acaba de ser lançado “AMAZÔNIA: REDENÇÃO OU DESTRUIÇÃO“, um livro essencial que, a partir de hoje, 25 de julho de 2025, já está disponível pela Editora Dialética. A obra expõe a devastação histórica da Amazônia e a “filosofia da ignorância” que a mantém refém da miséria e da exploração. Contudo, vai além da crítica, apresentando uma proposta inovadora de ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, aplicável também a outras regiões tropicais. É um chamado urgente para a ação e para a busca de um futuro digno para a região.
AMAZÔNIA: REDENÇÃO OU DESTRUIÇÃO – AINDA HÁ TEMPO
O Brasil não sabe e não tem pretensão de desenvolver a Amazônia. Sua destruição cultural e ecológica encontra-se em curso desde a chegada dos europeus à região. São mais de 525 anos de assédio, expropriação e uso e ocupação de seus domínios territoriais, gerando o extermínio de seus povos e a sua subalternidade política aos interesses alheios à região; um tipo de filosofia da ignorância. Os governantes, os políticos e as elites regionais e nacionais continuam mantendo essa região e suas populações reféns de um projeto de desenvolvimento econômico e social com um dos maiores índices de desigualdade social do planeta. Miséria, sofrimento e desalento abraçam os nossos jovens que continuam prisioneiros de um futuro sem futuro. Os seus municípios ainda se encontram apartados dos princípios fundamentais preconizados na constituição brasileira, prisioneiros de milicianos, posseiros, garimpeiros, narcotraficantes, empresários gananciosos, enfim, de agentes que contribuem para a sua morte lenta e anunciada.
Os fundamentos desse cenário, seus desdobramentos e novas formas de intervenção técnica e política na Amazônia em prol de seu desenvolvimento sustentável são apresentados no livro autoral “AMAZÔNIA: REDENÇÃO OU DESTRUIÇÃO”, lançado pela Editora Dialética em 25 de julho de 2025. Esse livro apresenta uma proposta inovadora de ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia; proposta que também pode ser, em forma ponderada, aplicada em outras regiões tropicais de nosso planeta.
Descrição: “Amazônia: redenção ou destruição” é um livro diferenciado, em forma e conteúdo. Ele rompe com as abordagens técnicas e burocratizadas, positivistas e funcionalistas, sobre a Amazônia. Num cenário no qual o planeta viaja para o seu colapso socioecológico, o autor e seis estudantes universitários propõem um portfólio de programas de educação, ciência e tecnologia para a construção de sua política de desenvolvimento sustentável, contextualizando-a aos desafios civilizatórios no século XXI. Empreendimento que, segundo os seus autores, pode preservá-la e, simultaneamente, gerar receitas de US$ 6 trilhões por ano, valor três vezes maior que o atual PIB brasileiro. O autor insiste no combate à pobreza social na região, uma das mais miseráveis do planeta, e reafirma e esclarece a sua importância para o Brasil e o mundo. Enfatiza: é fantástico! São mais de 385 povos originários, 2000 grandes rios e 500 bilhões de árvores na Amazônia pan-americana, que se põem como estratégicas à estabilidade climática planetária. Identifica o perfil dos mercenários da ciência e dos Borba-Gatos da modernidade que insistem em transformá-la num poço de carbono imerso num mundo de H2O e em biomas sem identidade cultural e histórica. Anuncia a sua morte lenta e contínua, insiste em seu desenvolvimento sustentável e apresenta um Réquiem para ela. Caro leitor, conheça a Amazônia! Amanhã pode ser tarde! Conclamam o autor e os estudantes universitários.
Sinopse: O autor demonstra que os sucessivos governantes brasileiros não têm um projeto de desenvolvimento para a Amazônia, consistente e integrado ao projeto nacional. Consideram-na um entrave político às suas governanças, não sabem o que fazer com ela. Com os empresários gananciosos, promovem e contribuem para sua miséria social e sua destruição socioecológica, em proporções dramáticas. Neste livro, o autor e 6 estudantes universitários propõem uma política de educação, ciência e tecnologia para o seu desenvolvimento sustentável. E alertam: a Amazônia está perecendo! Ainda há tempo: venham conhecê-la!
Índice: Parte I – Uma viagem pela Amazônia. Cap. 1. Amazônia: universo paralelo incompreendido e cobiçado. Cap. 2. Viajando no mundo da sustentabilidade.
Parte II – Amazônia e a sustentabilidade próspera. Cap. 3. A sustentabilidade da Amazônia e os seus enclaves econômicos. Cap. 4. Conhecendo a Amazônia profunda: desafios e propostas.
Parte III – Réquiem à Amazônia. Cap. 5. Amazônia: redenção ou destruição total? Cap. 6. Amazônia: fumaças da modernidade.
Parte IV – Reconstruindo a Amazônia. Cap. 7. Educação científica e tecnológica à sustentabilidade na Amazônia. Cap. 8. Plataforma científica, tecnológica e artística à sustentabilidade na Amazônia. Cap. 9. Pesquisa e inovação ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Order online (Impresso):
Características: Ano: 2025, Autor: Marcílio de Freitas, Selo: Dialética, ISBN: 9786527077008,
Capa: Flexível, Páginas: 232
Views: 117