O acadêmico Péricles Castro Corrêa, do Curso de Gastronomia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), em 01/03/2016, dirigiu e-mail ao historiador Francisco Gomes da Silva com informes nos seguintes termos:
“Estamos com um projeto de trabalho transversal chamado de Mostra Gastronômica, cujo tema abordado será o ‘Interior no Prato’, ou seja, vamos retratar a culinária do nosso estado, cada grupo representando um município. Minha Brigada (assim são denominados os grupos dos cursos de gastronomia) tem a honra de trabalhar com o Município de Itacoatiara. Nosso desafio é criar um prato que seja a cara da cidade. Ainda estamos iniciando nossa pesquisa para desenvolver esse projeto. Tive a indicação do seu blog e de sua pessoa através de um amigo, natural de Itacoatiara, o Ney Araújo. Neste primeiro contato é para efeito de apresentação. Aproveito, também, para informar meus contatos para fins de estreitar nossa comunicação e estabelecer essa parceria no desenvolvimento do trabalho e honrarmos a história de Itacoatiara e seus filhos. Certo de que, tão logo eu tenha seu retorno desde contato, encaminharei o projeto da atividade e documentos da Faculdade endossando nosso compromisso com a atividade”.
O tema é empolgante; extrapola os limites das salas de aula. Como de praxe em requisições dessa natureza, Francisco Gomes imediatamente colocou-se à disposição para colaborar. Destarte, acudindo ao objetivo central da notável iniciativa (“manter viva a gastronomia” da localidade itacoatiarense), prometeu disponibilizar dados históricos indicativos dos produtos e dos hábitos alimentares regionais, para melhor esclarecer os significados compostos na memória coletiva da população local.
Na data de ontem (21/03), o jovem Péricles retornou… “de antemão [desculpando-se] pela demora em retornar o contato, pois ficamos na pendência dos últimos ajustes do projeto da atividade, anteriormente citada em nosso primeiro contato, por parte da instituição… Encaminho o mesmo para sua avaliação e sugestões de como podemos melhor expressar a cidade de Itacoatiara em uma preparação… Fineza, também, indicar literatura sobre a história da cidade, curiosidades, fatos relevantes que nos inspirem [na elaboração do] nosso trabalho… Estamos programando visita à cidade para melhor compreender esse cenário”. Acompanha dita mensagem um interessante projeto, onde estão elencados: apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma da atividade, expectativas de aprendizagem e critérios de avaliação acadêmica.
Além da liberação, a partir de hoje, dos dados bibliográficos correspondentes à aspiração dos jovens idealistas da Fametro, Francisco Gomes comprometeu-se a apoiá-los quando de sua ida a Itacoatiara, intermediando o estreito contato com pessoas e instituições da cidade ligadas ao ramo gastronômico. Àqueles possíveis interessados em contatar com o jovem Péricles, no sentido de propiciar-lhe informações a respeito do tema, disponibilizamos os celulares (092) 99173-9794 Vivo/Whatsapp e (092) 98141-6325 Tim, além do E-mail pericles.castro@gmail.com.
Views: 14