*Floriano Ferreira da Silva
Continuação…
E
Empalhar – Este termo está associado à Empaneirar, que era a ação de forrar com folhas de plantas, geralmente de cauaçu, os paneiros para poder acondicionar principalmente farinha. Mas com o advento das sacas de fibra sintética, isso praticamente já não se faz mais.
Empambado (a) – Pessoa que está com anemia, com aspecto doente, olhos fundos, pele amarelada.
Empaneirar – Colocar ou acondicionar produtos em paneiro. Antigamente, até a década de 1970, o caboclo utilizava muito o paneiro forrado com folhas de pequenas palmeiras, conhecidas como “cauaçu”, principalmente, para acondicionar farinha de mandioca. Isso porque, naquela época era difícil conseguir sacos de sarrapilha ou de fibra sintética, como existe hoje.
Emperiquitado (a) – Todo arrumado ou arrumada para sair, porém esse arrumado é com certos exageros, tipo as mulheres “piruas”.
Empleita ou Empeleita – O mesmo que empreita. Trabalho que a pessoa acerta para fazer em determinado prazo, com pagamento global pelo serviço, sem a contagem de diária. Por exemplo, alguém acerta para roçar um hectare de roça na “empleita”, por x reais. Para quem contratou o serviço não interessa se ele vai trabalhar 3 ou 5 dias, o contratante só tem que providenciar o valor acertado, enquanto que o contratado vai se esforçar para fazer o mais rápido possível e ganhar o valor no menor tempo possível. Nota: quem trabalha no sistema de empreita se esforça mais do que aquele que trabalha na diária.
Emprenhar – Engravidar.
Emprenhar Urna – Essa expressão era muito empregada na época em que as eleições utilizavam às urnas tradicionais (de lona), que permitiam as fraudes. Quando uma urna demonstrava, em sua totalização, muitos votos apenas para um candidato pairavam suspeitas de que ela tinha sido “emprenhada”. Mas, hoje, com o advento das urnas eletrônicas, acreditamos que isso seja coisa do passado.
Encalacrar – Ficar em situação de embaraços ou dificuldades. Ficar “num beco sem saída”. Ficar enrascado. O Mario Neto tá todo encalacrado, pegou o “rabeta” do pai dele sem pedir e foi pra festa. Só que roubaram lá da beirada a canoa com tudo. Só deu pro dele, cuinfeito.
Encalhar – Ficar (embarcação) presa em banco de areia. No sentido figurado diz-se de tudo aquilo que parou, não deu prosseguimento. Ou também se diz, sobretudo de mulher, que não conseguiu se casar. 1 – Tordia fui tentar passar pelo furo do liberado, só deu pro meu, meu motor encalhou, queval que seu Manduquinha me salvou. 2 – O movimento na cidade tá muito devagar, o Joãozinho disse que tem rolos de mercadoria que não tá saindo, ta tudo encalhado na prateleira. 3 – A Jocivana quis escolher tanto, que não conseguiu arrumar marido, tá encalhada até hoje.
Encarangado – Veja encarangar.
Encarangar – Paralisar-se por frio ou reumatismo. Contrair o corpo por frio ou reumatismo. Ex: Manozinho, nem te conto, pois num é que ontem eu peguei um bruto do temporal, daqueles que vem de cumborra. O frio era tanto que fiquei já todo encarangado.
Encarnado – Vermelho. Ex: Comprei um vestido encarnado pra eu vestir na festa da padroeira. 2 – Sai do Sol Zequinha, teu rosto tá tão encarnado que paresque vai sair sangue.
Encasquetado – desconfiado, cismado. Encucado.
Encoivarar – Fazer coivara. Veja “Coivara”.
Encruado – Que não cresceu o se desenvolveu o suficiente, como deveria. Acho que não coloquei fermento suficiente na massa, meu bolo ficou encruado.
Enfardar – (Juta). Empacotar as fibras da juta em forma de fardos.
Enfeitar o maracá – Fazer as coisas com muitos detalhes. Se alguém vai contar uma história e narra com detalhes, diz-se que enfeitou o maracá. Ou se alguém vai fazer qualquer trabalho e adiciona itens que poderiam ser dispensáveis, mas que acabam melhorando a aparência ou desempenho da obra, diz-se também que enfeitou o maracá. Obs.: Maracá é um tipo de chocalho feito pelos índios com cuia (cuité), da qual se retira o miolo e coloca-se sementes ou pequenas pedras para produzir sons.
Engalicado – Enjambrado, improvisado.
Enganchar – Engatar, prender, segurar. Parente, nem te conto. Ontem na festa me enganchei com uma caboca boa de dança, ficamos até o fim da festa, depois foi só Love.
Engilhado (a) – Variação de Engelhado (a), do verbo engelhar. Enrugado. Contraído. Murcho. Ex: Dona Maria! A senhora vai pra festa hoje? – Vou não, já estou muito velha pra essas coisas, pelha da minha cara já tá discunforme engilhada, ninguém vai querer espiar pra mim. 2 – A Mundica ficou de mal comigo, por isso amassou tanto o meu retrato que o bicho ficou todo já engilhado.
Enjambrar – Improvisar. Inventar ou preparar as pressas. Fazer algo provisório. Ex: Ontonte quando nós fomos pra festa, quase que a gente não chega ao destino. – Por que já então? – Pois num é que espocou a correia do motor, mas ainda bem que o seu Júlio enjambrou uma de corda de rede que deu pra gente chegar.
Entanguido ou Intanguido – Que não cresceu. Pequeno. Encolhido. Franzino.
Então pronto! – Expressão de fim de argumentação. Então pronto!
Está decidido, não vou mais viajar.
Entojo – Enjôo. Nojo. Pessoa desagradável. Ex: Você viu ontem o Joaquim na festa? Vi, mas me escondi dele, ontem ele tava um entojo.
Entralhar (a tarrafa ou a malhadeira) – No caso da tarrafa, a mesma se entralha quando são colocadas as chumbadas, para que ela afunde com rapidez. Já no caso da malhadeira, ela é entralhada quando se coloca entre as malhas uma corda na parte superior, de um lado ao outro. Essa corda serve para amarrar a malhadeira em cada extremidade nas varas ou troncos para pegar peixes.
Entremear ou Entremiar – Mesclar. Diversificar. Misturar. Ex: Ontem fui ver minha malhadeira, tinha discunforme já peixe. Mas tudo entremiado tinha gito e porrudo.
Entrosado – Adaptado, engrenado, encaixado, harmonizado. Ex: Atenção pessoal, vamos nos esforçar, porque o time deles tá entrosado.
Enxerido ou Inxirido (a) – Que se intromete no que não lhe toca. Intrometido. Inconveniente. O Juquinha é muito inxirido, a gente não pode dar uma confiançazinha que ele vem logo se saindo com os inxirimentos dele, pois num é que ele já tava levantando a minha saia.
Enxerimento ou inxirimento – Veja enxerido ou Inxirido.
Enxombrado (a) – Quase enxuto ou enxuta, geralmente se referindo a roupa ou a fibra de juta ou malva. O sol de hoje não foi muito quente, as roupas nem ficaram secas, ficaram só enxombradas.
Enxotar – Espantar, expulsar. 1 – Nilvana! Vai enxotar aquelas galinhas que estão ciscando no meu canteiro de cebolinha. 2 – Eu que não volto mais é nunca na sede lá da comunidade Santa Helena, tordia fui enxotada de lá, passei maior vergonha, só porque alguém bagunçou na festa e foram dizer que fui eu.
Eras – Interjeição de perplexidade, mas que denota decepção. Eras Joaquim, tu tá discunforme escasso, nem me deu um pedaço de melancia.
Esbandalhar – Avariar, quebrar, escangalhar. Arrebentar.
Esbrugar – Mexer em algo para tirar o lacre ou para abrir. Arrombar.
Escalavrar – Esfolar. Arranhar. Passar bem próximo, inclusive tocando um objeto no outro, deixando ou não arranhão. Ex: Ontem, a boquinha da noite, fui dar um bordo de bicicleta, pois num é que se atravessou um brutelo do cachorro na minha frente, foi retei, pá queda. Dei uma escalavrada com o joelho no asfalto que doeu qui só. 2 – Manozinho tu viu aquele gol que eu fiz ontem? – Vi mermo, a bola passou escalavrando o pau da trave.
Escaldar – No processo de preparar a caldeirada de peixe, é um das etapas realizadas antes do cozimento, a fim de reduzir o pitiú do peixe. Depois também se escalda a farinha para fazer o pirão escaldado, um dos itens de acompanhamento das caldeiradas de peixes. Já no processo de torra farinha de mandioca, escaldar é a primeira etapa, quando a massa depois de peneirada é jogada aos poucos sobre o forno quente. É preciso muita maestria para a massa não “embolar”.
Escancarar – Abri por inteiro. Mostrar algo exageradamente com riquezas de detalhes. Nem adianta vir com essa boca escancarada sorrindo que hoje tu tá sujeira comigo.
Escangalhado – Avariado. Com defeito. Danificado. Ex: Pedrinho ganhou um brinquedo do Papai Noel, mas bruzugou tanto nele que agora já está escangalhado.
Escangalho – Baderna. Escarcéu. Ex: Domingo o Papudinho bebeu tanto que depois começou a puxar confusão, foi se meter logo com a turma do Zé Carioca, que gostam pouco já de briga e confusão. Fizeram o escangalho lá na Vila.
Escapar Fedendo – Escapar por pouco. Por um tris. Ontem um motoqueiro escapou fedendo de ser atropelado por um ônibus. Ele não viu que o sinal fechou e avançou, passou tirando fino.
Continua na próxima edição…
*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.
Views: 33