Manaus, 28 de novembro de 2023

Olha já! Dicionário Caboquês, de A à Z

Compartilhe nas redes:


*Floriano Ferreira da Silva

Continuação…

E

Escápula – Objeto de ferro próprio para amar rede de dormir. Armador de redes.

Escapulir – Desprender-se. Fugir. Escapar. Ex: Ontonte eu fui pescar, mas tava muito já panema, todo peixe que eu pegava escapulia do meu anzol.

Escassiar (escassear) – Não querer ceder ou dar algo, sobretudo movido pela avareza. Veja “escasso ou escassa”.

Escasso ou escassa – Pessoa sovina ou avarentra. Muquirana, mão de vaca. Ex. Credo Manel, deixa de ser escaço, me dá logo uma banda desse tambaqui, para de ficar me escassiando.

Escolher peixe – Tirar as espinhas do peixe para depois comer sem o risco de se engasgar. Geralmente se faz isso para crianças ou idosos.

Escovado – Esperto. Ladino. Ex: Didico meu filho, toma cuidado quando for negociar nossa juta com o seu Gerson, porque ele é muito do seu escovado. Obs. A expressão “do seu” é uma espécie de reforço aos adjetivos no linguajar caboclo.

Escrotice ou escrutice – Ruindade. Atitude da pessoa que quer prejudicar ou impedir algo usando pretextos. Ex. Aderval! Nem te conto, pois o seu Lourival ta com uma escrotice de não deixar o pessoal jogar bola hoje lá no campo. Ele disse que não pediram a autorização dele antes, por isso ninguém joga hoje.

Escroto – Pessoa ruim, mal-humorada. Diz-se de algo ruim. Ex. O seu Joventino é muito escroto, ele trata os trabalhadores dele na base do ralho, não dá folga e ainda paga uma miséria.

Esculhambação – Ralho. Desmoralização verbal feita por alguém a outrem. Desorganização, caos, zorra, bagunça, baderna. Ex: O chefe do Everaldo deu uma esculhambação nele porque ele chegou porre no serviço. Ex. 2 – Lá na empresa tá uma esculhambação. Tem mais chefe do que índio, tem um que manda fazer uma coisa e depois vem outro e diz que não é daquele jeito.

Esculhambado – Avariado. Com defeito. Estragado. Arrebentado. Desajeitado. Danificado ao extremo. Desorganizado. Ex. 1 – Não adianta vocês quererem ir passear hoje, porque o carro está esculhambado. Ex. 2 – O Mário não se ajeita, só anda esculhambado por aí. Ex. 3 – Rumbora pessoal! Vamos organizar essa joça, porque isso aqui tá uma esculhambação, tá tudo desorganizado.

Esculhambar – Além de ralhar ou dar “lição de moral”, significa também danificar. Zezinho meu filho, cuidado com o brinquedo do teu primo, não vai esculhambar, senão eu não vou poder pagar e tu ainda vai pegar umas boas lambadas.

Escute inda ou iscute inda (escute ainda) – Expressão utilizada para chamar a atenção de alguém quando deseja falar algo à pessoa. Ex: Escute inda estazinha, pois não é que a filha da comadre tá de bucho? – Olha já? E quem já então que emprenhou ela? – Paresque foi o Genivaldo, filho do seu Zé Pedro. Ah cuirão danado.

Esfolar – Apesar do significado tradicional que é tirar o couro ou a pele; ferir com escoriações, etc. O caboclo usa para dizer que algo foi ao extremo. Ex: Manozinho, pois nem te conto! Tordia, eu e o Tonguinha, nós ia (íamos) andando devagarinho no rabeta dele, quando de repente ele deu uma esfolado no açulerador, chega a canoa quase que voa.

Espalha brasa – Pessoa espalhafatosa, que gosta de contar vantagem.

Farofeiro.

Espernegar – Espernear. Ontonte fui caçar, matei uma paca, dei um tiro certeiro, que a bicha ficou só espernegando.

Espiando – Olhando. Ex: Eu estou só espiando o teu jeito pro lado da minha filha, pensa que tu me engana é? (conjugação correta é enganas).

Espiar – Olhar disfarçadamente ou de maneira contemplativa ou olhar com admiração. Ex: Amanhã eu vou dar uma espiada no jogo de futebol lá na cidade. Ou: Na loja é comum o vendedor ou vendedora perguntar ao cliente: – Deseja alguma coisa? – Não! To só espiando.

Espichado – Esticado. Estendido. Ex: Parentezinho do meu coração, você precisava ver a porruda da cobra que eu matei tordia. A bicha tava toda encolhida e eu só retei na cabeça dela, quando eu espichei a brutela mediu cinco metros. – Tu mente* pouco já. – te juro, pela benção de Deus, acho até que era seis metros em vez de cinco. *Mentes seria a forma correta, mas, o caboclo, como já explicamos, foge à regra.

Espinhaço – Coluna vertebral. Ex: Ontem eu fui fazer umas coivaras lá no roçado, fiz tanta força que amanheci com o meu espinhaço em borra, todo doído.

Espinhel – Artefato para pescar peixes grandes tipo pirarucu, tambaqui, ou jacaré. São anzóis grandes amarrados em linhas de nylon apropriadas nos quais se colocam iscas, geralmente peixes pequenos ou alguns de tipos de sementes ou frutas silvestres apreciadas pelos peixes. Veja espinhel e espinhelão.

Espinhel e espinhelão – São artefatos de pesca formados por uma extensa corda (fina, porém resistente, geralmente de nylon) em que são amarrados, espaçadamente, vários anzóis presos em pequenos pedados de linhas. A diferença entre um e outro, é que o espinhel é mais usado em lagos e igapós e a linha mestra é amarrada, rente a água, em galhos de árvores, de forma que os anzóis não ficam em profundidade. Já o espinhelão é utilizado no Rio Amazonas e seus grandes afluentes, para pesca de “peixes lisos” grandes como dourado, piraíba, pirara, etc. O espinhelão fica submerso na profundidade do rio, preso por uma pedra, como se fosse uma âncora. Tanto um quanto o outro são colocados, geralmente, à noite e verificados de manhã.

Espinhela caída ou espinhela arriada – Mãe do corpo. O caboclo atribui esse nome de espinhela caída à vários sintomas de dores e mal estar causados por problemas no esterno.

Espocado – Estourado. Pipocado. Arrebentado.

Espocar – Estourar. Pipocar. Arrebentar. Ex: Mano, o papai disse que é pra nós juntarmos a seringa que já começou a espocar. Nesse caso a seringa é a semente da seringueira que é usada como isca para pescar tambaqui. Ou espocar pode ser usado no sentido figurativo. Ex. Ontem eu tava pra espocar de tanto rir do jeito do Candoca arremedar o titio Adamor porre.

Espora – Pessoa esperta. Pessoa que não se enrasca com facilidade. Veja “Ladino”. Mas também pode ter o sentido de pessoa ruim, “escrota”.

Esquinência – Esquinância. Amigdalite. Mas, o interessante é a forma como o caboclo cura a esquinência. Faz-se fricção com andiroba, copaíba ou outros tipos de óleos vegetais ou banhas de animais nos pulsos da pessoa doente. Os movimentos são bem fortes, no sentido da mão para o restante do braço. E cada vez que se faz o movimento, apertando o pulso e o braço, a pessoa doente vai engolindo saliva. Posso dizer que funciona, a garganta que parecia estar fechada, aos poucos vai se abrindo. Minhas avós faziam muito isso.

Essa nova já! – Expressão irônica, que denota um sentido totalmente oposto, ou seja, significa algo velho, antiquado, já utilizado varias vezes. Por exemplo, toca uma musica antiga no rádio, aí alguém comenta: “essa nova já!”, significa que está ironizando aquela musica, que na realidade é velha.

Essazinha ou Essezinho – Veja Estazinha (o).

Estaqueado – Cabelo repicado. Ontem fui lá no (ao) salão da Lene e mandei ela estaquear meu cabelo. Tá estilo João Nestor.

Estar de bode – Estar menstruada – Diz-se da mulher que está no período menstrual.

Estazinha ou estezinho – Expressão com que se referem à pessoa que não se lembra o nome ou quando não se quer mencioná-lo. Quando a pessoa fala estazinha ou estezinho, apesar de saber e lembrar o nome da pessoa tem certa conotação de menosprezo ou de desdém. Ex: 1- Hei! Estazinha vem cá tomar café conosco. 2Estezinho disque quer ser o presidente da comunidade. Era só o que faltava.

Estorde (esturde ou istorde) – Esquisito. Diferente. Não convencional. Ex: Mais credo manozinho esse teu relógio é discunforme já estorde, o bicho marca já até a temperatura do corpo da gente, vixe Maria.

Estrepar – Ferir-se com estrepe. Prejudicar alguém. Dar-se mal ou não se sair bem em algo. Ex: Hoje de manhã o João tava andando descalço, de repente pegou uma estrepada num osso de peixe que só deu pro dele. Ex. 2 – O Prefeito anda caçando defeitos na oposição, tá doidinho pra estrepar um deles. Só que o pessoal tá cabreiro pra ele. Ex. 3 – O Pedro tava acostumado a tirar brincadeira pesada com todo mundo, só que ontem ele se estrepou com o Tonico, pegou um tabefe no pé do ouvido que acho que viu estrelas.

Estripulia – Danação. Travessura. Peraltice.

Estronchado – Esgarçado, escangalhado, todo avariado, torto. Maria caiu de boca no chão que ficou toda estronchada.

Estrompado – Lascado, arruinado. Aquele que se deu mal. Veja “Estrompar”.

Estrompar – Estragar, deteriorar, dilacerar, romper, fadigar. No sentido figurado, diz-se de algo ou alguém que se deu mal em alguma coisa. 1 – O Sinvaldo foi apanhar açaí e pegou uma queda do açaizeiro, coitado, ficou todo estrompado. 2 – O Manoel Esperança, que está acostumado a mexer nas coisas dos outros, sem pedir permissão, ontem foi tirar escondido os peixes do espinhel do seu Dorval, se estrompou, foi pego com a boca na botija.

Estufado ou estofado – Sofá.

Esturricado/estorricado (a) – Veja Esturricar/estorricar.

Esturricar ou Estorricar – Secar demasiadamente, torrando ou quase queimando. Ex: Cuidado Zé Nivaldo, num vai botar muita lenha debaixo do forno senão o beiju vai ficar esturricado.

Continua na próxima edição…

*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques