
*Floriano Ferreira da Silva
Continuação…
A
À Como – A quanto? Expressão utilizada com relação à pergunta sobre o preço de alguma coisa. Ex. 1 – Parente, à como você está vendendo o litro da farinha? Ex. 2 – À como tá a cambada do jaraqui?
A cu de cavalo – Veja “A toreiro”. Coisa mal feita.
A fim – Expressão que indica interesse em algo ou pessoa. Ex. 1 – Marciana, diz pra tua irmã que eu tô a fim dela, acho ela discunforme já bonita. Ex. 2 – Tô a fim de comprar o terreno do cumpadre Pepeu. Ex. 3 – Tô a fim de ir me embora, essa festa tá muito chata.
À Perigo – Há dois significados para esse termo: um refere-se à pessoa que está sem dinheiro, está lisa, na pindaíba. Outro é mais no sentido figurado e diz-se de alguém, principalmente homem, que está há tempos sem manter relações sexuais. Ex. 1 – Esse mês eu não vou sair pra festa nenhuma, estou à perigo de grana. Ex. 2 – Manozinho, minha mulher viajou e já faz quase um mês que ela foi e eu já estou a perigo.
À pulso – Algo feito contra a própria vontade, na marra, forçado. O Antonio Carlos estava com a maior frescura, não queria comer peixe, fiz ele (o fiz) comer à pulso. Tu vai (vais) comigo na missa hoje, nem que seja à pulso.
À retalho – Venda fracionada de mercadoria. É uma prática comum nos comércios da zona rural ou das periferias das cidades amazônicas, a venda à retalho de cigarro, manteiga, etc.
À toreiro – Feito de qualquer jeito. Feito sem planejamento. Ex. Essa casa está toda troncha. – Também foi feita à toreiro.
Atupetado – Cheio, abarrotado.
A valência – Ainda bem que. Ex. 1 – Ontonte eu fui atravessar o rio, o banzeiro tava brabo, minha canoa se alagou, a valência que o compadre Manelzinho vinha logo atrás, se não eu tava lascado. Ex. 2 – Hoje quando saí de casa tava um solzão tinindo, de repente começou a chover, a valência que eu tinha levado um guarda-chuvas.
Abano – Leque, ventarola. Geralmente o abano do caboco é feito de palha tecida.
Abarrotado – Cheio, Transbordando, Até o talo, Até o toco, Até o tucupi. Palavra derivada do verbo abarrotar, que significa encher em demasia. Ex. 1 – O motor do Zeca veio abarrotado de gente e de mercadoria. Ex. 2 – Ontem eu fui pescar e abarrotei de peixe. Isto é, a pessoa pegou muito peixe.
Abelhudo – Curioso ou bisbilhoteiro. Ex. Minha comadrezinha do coração, pois a filha da Marieta é muito da sua abelhuda e enxerida. – Por que já então a senhora tá me falando isso? – Pois num é que a cuirona tava me espiando eu tomar banho sem roupa. – Ah! Credo.
Abestado – Tolo, lerdo, indivíduo de raciocínio lento.
Abicorar – Espreitar, Observar com atenção, Ficar de tocaia, Espiar. Ex. Meu compadrezinho, pois tordia eu matei um porrudo do porco do mato, o bicho era um brutelo mesmo, não teve escapatória pra ele, também eu já vinha abicorando ele fazia um tempão, foi só mirar e retei, pá queda.
Aborrido (a) – Aborrecido (a). Ex. Hoje eu não quero conversa com ninguém, estou muito aborrido e acabrunhado.
Abuso – Repulsa ou ojeriza, geralmente a uma pessoa. Ex. Peguei um abuso do Francionei, desde que ele fez que não me conhecia lá na firma que ele tá trabalhando. Tá todo metido, se achando. Também não quero mais papo com ele.
Acabrunhado (a) – Aborrido (a). Aborrecido (a), chateado (a). Triste.
Acanhado – Envergonhado, tímido. Pequeno. Ex. 1 – Parentezinho, tu tá muito acanhado, atraca logo uma fêmea dessas e bota pra dançar. Ex. 2 – Maria das Dores esse bolo que tu fez (fizeste) não tufou, ficou discunforme acanhado.
Acerar – Cercar. Pode ser utilizada essa expressão no sentido de abordar, espreitar, abicorar. No interior quando um rapaz tá paquerando uma moça, essa expressão pode ser usada assim: Manazinha, pois num é que o Quinzinho tá me acerando. Outro exemplo: João vai acerar o roçado que é para o fogo não passar pra mata. Nesse caso o acero é uma faixa de mais ou menos cinco metros de largura por toda a extensão entre o roçado e a mata, da qual se retiram todos os galhos e folhas secas, a fim de evitar que o fogo se alastre ou propague para a floresta.
Acero – Veja acerar.
Acesa – Veja acesume.
Acesume – Assanhamento, Enxerimento, Saliência. Diz-se da pessoa que está se assanhando ou se insinuando para outra ou que está ansiosa para fazer algo. Ex. 1 – Margarida para já com teu acesume pro lado do Jamilson, tu num tá vendo que ele é casado?! Ex. 2 – Joana, pode parar com esse acesume de querer ir pra festa, hoje ninguém sai, tá todo mundo de castigo.
Achar graça – Rir, Gargalhar, Se espocar de rir. Ex. Ontem eu achei graça que só, me espoquei de tanto rir, porque, nós fomos ao FECANI (festival da canção de Itacoatiara) e o Puqueca di Cáprio (Humorista muito conhecido da região) contou rolos de piada de caboco.
Acho é bom – (Bem feito) – Pessoal agora tá reclamando dos deputados que só vieram aqui pegar o voto no tempo da eleição agora sumiram. Eu acho é bom, bem feito, quem manda não votar nos candidatos daqui.
Acocado – Maneira simplificada de designar “de cócoras”, agachado. Ex. Francisco estava assistindo ao jogo acocado (ou de coca) a beira do gramado. Há uma piada que conta a estória de um caboclo que foi morar na casa dos padrinhos na cidade. No primeiro dia, a sua madrinha pediu para ele pegar uma garrafa de coca (refrigerante) na geladeira. Ele foi e voltou de mãos vazias e quando a sua madrinha perguntou pela garrafa de coca, ele respondeu que na geladeira só havia garrafas deitadas e em pé, não havia nenhuma “de coca”.
Acoitar – Ser conivente, Dar guarida, Acolher, Dar cobertura a algo que nem todo mundo aprova. Ex. Maria tá namorando escondida da mãe dela e a Joana está acoitando ela e o namorado, isso não vai dar certo.
Acudir – Prestar socorro, Ajudar, Auxiliar. Ex. Minha comadrezinha do céu me acuda que sua afilhada está com dor pra ter filho, tá chegando a hora dela parir. – Pois espere um bocadinho que eu já tô indo.
Açulerar – Acelerar. Ex. Tião! Açulera mesmo essa joça, bota no toco, que nós temos que chegar antes do torneio começar.
Aculiado – Unido, ligado, Unido a outrem por ação comum, Vinculado por aliança. Ex. O seu Joaquim é um homem muito poderoso, por isso o melhor que a gente faz é se aculiar com ele.
Acutilada ou acotilada – Veja “acutilar”.
Acutilar ou acotilar – Ferir a cabeça ou a testa com baque ou pedrada. Ex. 1 – Menino! Para de tacar pedra na mangueira, senão tu ainda vai acabar acutilando alguém com uma pedrada. Ex. 2 – Manazinha me ajuda aqui, que eu me acutilei, dei uma testada na janela que estava aberta, que foi retei na minha testa. Vem rápido que a garapa já tá escorrendo. Obs. Nesse caso garapa significa sangue.
Acuviteiro (a) ou acoviteiro (a) – Variação de alcoviteiro (a). Aquele ou aquela que serve de intermediário (a) nas relações amorosas.
Uma espécie de leva e traz. Ex. Joana é uma boa da acuviteira, fica acoitando o namoro da Marivalda com o José Aparício.
Adonde – Aonde, onde. Ex. Adonde vai ser a reunião?
Adular – Insistir, Bajular. Termo usado geralmente com as crianças, a fim de convencê-las a fazerem algo: comer, por exemplo. Ex. Esse curumim tá com muita tolice, agora só come se a gente adular ele.
Afobado – Apressado. Precipitado. Nervoso. Afoito. Ex. O Manoel parece que nasceu de sete meses, é todo afobado, não sabe esperar.
Afogar a juta – Processo na juticultura que consiste em imergir (mergulhar, afundar) os feixes (amarrados de hastes de juta) a fim de que a fibra se desprenda do caule no processo seguinte que é o da “lavagem”. O caboclo diz que vai afogar a juta que é para “amolecer” a envira (fibra que protege o caule).
Afoito – Veja “Afobado”. Ex. José! Para de comer como se a comida fosse correr, deixa de ser afoito.
Afolosado – veja Folote. Com folga, Frouxo.
Agasalhar – Acomodar, alojar, Guardar. Ex. 1 – Vou pegar minha rede e me agasalhar lá na casa do compadre. Ex. 2 – Maria do Céu, me ajuda maninha! Enquanto eu vou lavando as vasilhas, tu vai (vais) enxugando e agasalhando dentro do armário.
Agoirento – Diz da pessoa pessimista, que torce contra, que sempre acredita que as coisas vão dar erradas. Pessoa que profere maus presságios ou desgraças. As vezes, também pode ser que alguém seja chamado de agoirento, só porque esteja fazendo algo que não costume fazer. Ex. Se alguém não costuma cantar e de repente aparece cantando, é comum dizerem: Cantando hoje? Tá será agoirando (agourando) alguma coisa?
Agoniado ou aguniado – aperreado (aperriado), ansioso. Ex. 1 – O Danielzinho ficou muito agoniado pra sair da festa ontem, depois que ele viu a ex-namorada dele com outro. Ex. 2 – Deixe de ser agoniado homem, sossegue, logo, logo a parteira vem com a boa notícia que teu filho nasceu.
Ah credo! – Expressão que significa surpresa e admiração, no sentido de incredulidade. Ex. Eita Joventina, esse teu enjôo paresque é de gravidez. – Ah credo! Vira essa boca pra lá.
Ah píula! – Veja “píula”.
Ajuri – Mutirão, puxirum.
Continua na próxima edição…