*Floriano Ferreira da Silva
Continuação…
A
Alarido – Gritaria. Ex. Manazinha, pois ontem passamos por um bruto susto. – O que já então que aconteceu? – Espocou a panela de pressão da vizinha, tu precisava ver (tu precisavas ver), ela e a filha dela fizeram o maior alarido. Também foi um barulho muito estridente.
Alguidar – (Alguidal) – Utensílio feito de barro em formato de uma bacia. Tem várias utilidades como preparar o “vinho” de açaí ou da bacaba.
Aloprado – Grande, exagerado, amalucado.
Altiar ou altear – Aumentar o volume de aparelhos como rádio, televisor, etc. Ex. Altia aí o rádio parente, desse jeito eu não escuto patavinas.
Aluado – Estabanado, desastrado, adoidado, distraído, espantado. Ex. A Rosevânia é toda aluada, parece que só vive espantada, não tem jeito pra fazer as coisas é toda atoleimada.
Alumiar – Variante de iluminar. Ex. 1 – Semana que vem já vai chegar o dia de finados, preciso comprar istiarina para alumiar meus parentes mortos. Ex. 2 – O céu está tão estrelado que chega deixa a terra toda alumiada.
Amarelão – Amarelona – Expressão utilizada para se referir com desdém de uma pessoa, principalmente quando se está com raiva, porque a pessoa lhe tratou mal ou deixou de fazer algo que deveria fazer. Ex. Aquela amarelona que atende lá na recepção do hospital nem quis fazer minha ficha, só porque eu não estava com minha carteira de identidade.
Amarelo empombado – Veja empambado, papuço. Pessoa com aspecto doente, debilitado, anêmico.
Amodo – Parece que. Expressão utilizada para designar comparações ou suposições. Ex. Maria, você está discunforme já triste, amodo que perdeu o namorado.
Amoitado – Escondido. Geralmente essa expressão é mais utilizada para dizer quando o caboco está à espreita da caça, ou, esperando pegar alguém no flagra.
Amuado – Aborrecido, aporrinhado, zangado, irritado. Ex. Cidinha! Por que o Valdo não veio tomar café? – Disque tá amuado, tá brabo porque nós num deixemo ele ir pra festa.
Aningal – Tipo de vegetação da família das aráceas comum nas áreas de várzea da região amazônica. Há uma crendice relacionada à lenda da cobra grande, dizem que onde tem Aningal é porque há uma cobra grande debaixo.
Antesdonte ou antisdonte – O mesmo que anteontem, ou seja, o dia anterior ao de ontem.
Ao meno – Pelo menos, no mínimo. Ex. Deixa de ser escasso Dagliedson, me dá ao meno uma talhada dessa melancia.
Aos trancos e barrancos ou aos troncos e barrancos – Com muita dificuldade, com muito sacrifício. Ex. Parente hoje eu tô bem de vida, mas foi aos troncos e barrancos que eu consegui chegar aqui.
Aparar – Rebaixar ou cortar, quando se trata de cabelo ou de galho de árvores. O caboclo dificilmente fala que vai cortar o cabelo ou que vai podar uma árvore, geralmente ele diz: Ex. 1 – Vou lá na barbearia do Paulo aparar meu cabelo, ou, vou pedir para o Paulo barbeiro dar uma aparada no meu cabelo. Ex. 2 – Juvenal manozinho, precisamos aparar os galhos dos cupuzeiros pra ver se eles frutificam mais.
Aperreio – Dificuldade, Sufoco. Ex. Ontem eu passei o maior aperreio, na hora em que eu fui atravessar o rio, caiu um bruto do temporal, que quase a minha canoa foi pro fundo.
Aperriado – O mesmo que aperreado. No maior sufoco. Ex. Ontem eu me vi aperriado, me deu uma grande dor de barriga que eu pensei que ia morrer, chega eu suei frio.
Aperriar (aperrear) – Importunar. Ex. Olha pessoal! Eu vou logo avisando, não quero ninguém me aperriando o juízo hoje, senão o pau vai comer no centro.
Apoderar – Tomar posse de, Tomar conta. Ex. 1 – Seu Zé Coxó só quer ser aleijado, ninguém dá nada por ele, mas gosta de se apoderar da terra dos outros, por isso que chamam ele de Zé Grileiro. Ex. 2 – Zé Rebite, meu filho! Vai rezar antes que o “cão” se apodere da tua alma.
Apoquentar – Aporrinhar, aborrecer, irritar. Ex. Vou logo avisando que hoje eu não tô pra graça, tô muito apoquentado, por isso não venham me aporrinhar a paciência.
Aporfiar – Variante de porfiar. Disputar, competir. Ex. Agora vai dar pra eu aporfiar com o compadre Zeca. Botei uma máquina nova no meu batelão, só quero ver se eu não corto a proa dele. Obs.: Cortar a proa é uma expressão que se utiliza quando um barco, na porfia, ultrapassa o outro e passa para o lado oposto pela frente do mesmo.
Aporrinhar – Ato de fazer outrem perder a paciência ou a tranquilidade. Aborrecer, irritar, atazanar, apoquentar.
Apresentado – Veja Enxerido ou Saliente. Pense num caboco apresentado, é o Kaká, principalmente quando já está meio porre.
Apustemado – Variação de apostemado. Cheio de pus. Com abscesso. Apustemar – Variação de apostemar. Criar abscesso.
Aquela uma ou aquele um – O mesmo que aquelezinho ou aquelazinha. Ex. Quem trouxe essas frutas aqui pra casa? – Foi aquele um que estava de blusa verde e falou contigo lá na feira.
Aquelezinho (a) – Indica pessoa que está ali ou além, principalmente quando não se lembra ou não se quer dizer o nome da pessoa. Ex: – Aquelezinho, vem logo tomar café, vem forrar o teu estômago.
Arco – Equipamento utilizado para a pesca herdado da tradição indígena, mas que hoje pouco se utiliza, pois dificilmente o caboco moderno usa arco e flecha, ele pesca com malhadeira ou tarrafa (tipos de redes de pescar). Vou contar um causo dos tempos antigos, quando o caboclo ainda usava muito o arco e flecha. Já expliquei que o caboclo fala muitas palavras que contem “R” e ele pronuncia como se fosse “L” e viceversa. Pois bem, estava o pai e o filho em uma canoa, quando o pai parou de remar, pois havia visto um peixe e por isso pede ao filho: – meu filho me dá o arco – e o filho responde: – de beber ou de flechar?
Arengar – Implicar, brigar ou puxar encrenca. Ex. – Para de ficar arengando com teu irmão. Te “aquieta”, senão vou já esquentar o teu pé do ouvido com um bufete.
Ariar – Lavar louças com palha de aço. A derivação vem de areia, porque no interior (zona rural) nem sempre se tinha acesso ao “Bombril”. Então as donas de casas utilizavam areia para dar o brilho em suas panelas. Maroquinha, minha filha! Vai ariar as panelas lá na beira (do rio). Obs. Quando o caboclo fala lá na beira, ele está, geralmente, se referindo às margens do rio.
Arisco – Arredio, ressabiado. Animal que é difícil de pegar ou capturar. No sentido figurado diz-se de homem ou mulher que é difícil de encontrar ou, também, que não quer assumir compromissos em um relacionamento, tipo namorar, casar, etc. Ex. 1 – Ontem eu estava a fim de comer uma galinha de quintal (galinha caipira) no caldo grosso, só que as bichas estavam discunforme ariscas. Deu o maior trabalho pra pegar uma. Ex. 2 – O Antonio Carlos é muito arisco pra mulher, o caboco não quer saber de compromisso, falou em namorar sério, ele capa o gato.
Armador (de redes) – Veja escápula.
Armar – Atar, planejar, arquitetar (armado para bater no jogo de baralho ou dominó) ou armar para um encontro amoroso. Ex. 1 – Vou logo armar minha rede agora, enquanto o motor (barco) está vazio. Ex. 2 – Estou armando um plano para eu ganhar uma grana boa nesse carnaval. 3 – Já estou armado pra bater o jogo, tenho cartas na manga. 4 – Vou pedir pra Joseliza armar pra mim (eu) ficar com a Marcela hoje na festa.
Arpão e Arpoeira – Utensílios para pesca de grandes peixes como o pirarucu ou o peixe-boi. Mas já não são tão utilizados como antes, devido às novas técnicas e também por causa das proibições legais. Obs: o arpão é o conjunto composto por um ferro em formato de seta com um furo onde se encaixa uma haste de madeira. Enquanto que a arpoeira é uma corda comprida presa ao arpão. Quando o peixe é arpoado ele se debate, então a haste se desprende (se solta) do arpão e aí, para capturar a presa, o pescador vai puxando pacientemente a corda (arpoeira) até chegar ao peixe e imobiliza-lo e colocalo para dentro da canoa. Para a imobilização o caboclo utiliza geralmente um porrete para cacetar o peixe.
Arpoar ou arpuar – Ato de lançar o arpão.
Arraial – Quermesse. Festa católica em homenagem aos Santos Padroeiros. A Igreja Católica aproveita essas festas para angariar fundos para as Obras da Igreja. Geralmente tem duração de nove noites (uma referência a novena) e tem seu encerramento no dia do Santo Padroeiro, quando acontece uma procissão, seguida da Santa Missa e da última noite de Arraial.
Arrastar a asa – Demonstrar interesse (amoroso) por alguém. Ex. – O Peterson vive arrastando a asa pro lado da filha do seu Zé Ricardo.
Continua na próxima edição…
*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.
Views: 73