Manaus, 1 de julho de 2025

Olha já! Dicionário Caboquês, de A à Z

Compartilhe nas redes:


*Floriano Ferreira da Silva

Continuação…

B

Bater o pacau – Veja “bater a cacholeta”.

Bater papo – Conversar de forma descontraída e informal.

Bater perna – Andar muito. Ex. 1 – Ontem eu estava atrás de promoções de roupas baratas, passei o dia inteiro batendo perna lá pelas ruas do centro.

Batida – Blitz policial ou Bebida feita a base de cachaça, misturada a frutas como limão, abacaxi, maracujá, etc. Ex. 1 – Hoje eu não vou sair na minha moto, ela tá com o documento atrasado e tão fazendo batida. Ex. 2 – O Danielzinho ficou tri porre ontem no aniversário do Adriano. Ele foi se meter a tomar de cumborra aquela batida de abacaxi, quando pensou que não, tava porre.

Beiço – Lábio. Boca. Ex. 1 – Manazinha do céu, pois num é que a Maroca tá com os beiços todo encarnado, de tanto batom que ela passou. – É será? Então jura? Ex. 2 – Para de chamar nome, senão eu vou espocar teu beiço, seu curumim inxirido.

Beiju ou biju – Alimento preparado com massa derivada de mandioca. Serve para substituir o pão no café da manhã ou merendas (lanches) do povo caboclo.

Beiju-cica – Alimento feito da massa de mandioca muito bom para acompanhamento com café. No interior (zona rural) onde não se encontra o pão com facilidade, o beiju-cica é um dos substitutos do pão.

Beiradão – Margens dos rios da Amazônia. O motor de linha e o regatão, vão parando de porto em porto pelos beiradões a fora.

Bem feito – Veja “acho é bom”.

Bem-mandado – Obediente, disciplinado. Ex. – Gosto do Klederson porque ele é bem-mandado, está sempre disposto a fazer aquilo que a gente pede.

Benquisto – Estimado, bem visto, querido por todos.

Benzer – Benzição. Veja quebranto.

Berimbelo – Penduricalhos, objetos sem nome que ficam pendurados e balançando. Ex. – O chapéu do Pinduca, o Rei do carimbo, é cheio de berimbelos.

Berruga – O mesmo que verruga. Ex. – Maninho! Pois tá nascendo rolos de berruga na minha perna.

Bicha – Verme. Lombriga. Homem afeminado. Mas pode ter outro sentido, é muito utilizado para substituir um termo que não se quer dizer ou não se lembra do nome. Pode ser usado no feminino (bicha) ou masculino (bicho). Ex: 1 – Ontem fui caçar e matei uma onça, a bicha era uma porruda. Ex. 2 – Ontem fui pescar e arpoei um brutelo do pirarucu, o bicho deu muito trabalho pra botar na canoa.

Bichado – Estragado, sem condições de uso ou consumo. Diz-se também quando uma pessoa está doente. Ex. – O Zezinho tá todo bichado, caiu de moto e se lacou todinho.

Bicheira – Ferida mal cuidada, que cria bicho e não sara (cicatriza), geralmente causada por picada de inseto. Apesar de acometer pessoas, porém é mais comum em animais domésticos (boi, cavalo, cachorro, etc.). (remédio: lepecide).

Bico – Trabalho esporádico, temporário. O Genivaldo não tem trabalho de carteira assinada, ele vive de um bico aqui outro ali.

Bicudo (a) – 1 – Pessoa que já tomou umas e outras, tá ficando porre, embriagada. Ex. 2 – Mal humorado, zangado, brabo, amuado. Ex. 3 – bicuda – chute forte com a ponta dos dedos.

Biloto – Verruga. Saliência na pele. Botão ou dispositivo de liga/ desliga. Bilotinho.

Bisonhar – Ficar abestado, parado de bobeira. Ficar lerdo. Ex. – O cara pra dirigir em Manaus, não pode ficar bisonhando, senão não sai do lugar.

Bisonho – Abestado, lerdo, isso quando se tratar de pessoa. Quando se tratar de objeto, é algo esquisito, feio.

Biró – Arpão de apenas um gancho, geralmente porque o outro já quebrou.

Birra – Implicância. Gesto ou atitude que é feito de propósito para irritar alguém, geralmente por vingança. Ex. – Tordia lá no jogo, o juiz deu cartão amarelo pro Coroquinha, aí, ele só de birra deu uma bicuda na bola lá pro meio do mato. O juiz não duvidou, mostrou logo o vermelhão pra ele, que saiu muito puto.

Birrento – Aquele ou aquela que gosta de fazer birra.

Bizu – Alerta, aviso, revelação de algo de forma antecipada. Ex: O Jove me deu o bizu que vai ter festa surpresa para a Maria, no aniversário dela. Ela está inteirando ano hoje.

Boca da noite – Horário que corresponde mais ou menos das 18:30 até as 20:00h. Ex. 1 – Antonio, à boca da noite te espero lá em casa pra gente bater um papo.

Bocada – Comer uma pequena quantidade de algum alimento. Ex. 1 – Hei cumpadre, vem jantar com a gente! – Está bem, mas vou dar só uma bocada pra não fazer disfeita, porque minha velha tá me esperando lá em casa com uma porruda caldeirada de bodó.

Bocão – Encrenca, confusão, “saia justa”. Ex. – O Valdão arrumou pro dele, se meteu no maior bocão, foi falar mal da dona Joca e ela chegou na hora. O negócio fedeu parente.

Bocó – 1 – Pessoa tola, desinformada, rude. 2 – Tambaqui pequeno. 3 – Utensílio feito de cuia que tem várias utilidades como guardar pedaços de sabão em barra ou sabonetes. Também serve como saleiro na cozinha. Ex. 1 – Ô Maria! Tu não podia (podias) ter arrumado outro pra namorar? Tinha que ser o bocó do Zé Nivaldo? 2 – Hoje a pescaria não foi boa, só peguei bocó. 3 – Marieta! Pega o bocó de sal e vem salgar esse pirarucu, enquanto eu pego o bocó com sabão e vou lá na beira tomar um banho.

Bodado – Dormindo muito cansado ou, o que é mais comum, embriagado. Ex. – O Jeferson chegou da festa ontem tri porre e bodou aí no estufado (sofá), tá bodado até agora.

Bodó – Acari bodó. Tipo de peixe com escamas grossas, com aparências pré-históricas. Muito apreciado assado ou cozido (caldeirada). Algumas pessoas dizem que é a lagosta da Amazônia.

Bodozal – Área alagadiça ou de barranco onde moram pessoas de baixo poder aquisitivo. Periferia. Mas, também o bodozal pode ser no centro da cidade. O PROSAMIM em Manaus revitalizou e deu um novo visual social e ambiental a muitos bodozais, que ficavam bem no centro. O PROSAMIM é a sigla do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus.

Bóia – O mesmo que alimento. Comida. Almoço ou jantar. Ex. – Vamos pessoal, tá na hora da bóia.

Boião – O mesmo que bóia.

Bola – Relativo ao trânsito. Rotatória. Em Manaus, por exemplo, tem a bola da Suframa, Bola do Coroado, Bola do Eldorado, bola do São José, etc. Atualmente com a construção dos viadutos algumas bolas estão desaparecendo. Em Itacoatiara tem a bola do centro de eventos.

Bolada – Muito dinheiro. Ex. – Parentezinho me disseram que o Paulo acertou na loteria, e vai receber uma bolada.

Bole – Bole – Brincadeira feita com pedras pequenas e que se joga para cima com uma mão e se apara com a outra ou com a mesma.

Bole – Brincadeira com pedra ou algo pesado amarrado na ponta (extremidade) de uma linha. Joga-se geralmente entre duas pessoas, sendo que um trança a sua linha na do oponente, em seguida cada um puxa a linha para o seu lado até arrebentar uma das linhas. Aquele que ficar com a linha sem arrebentar é o vencedor. Há também o uso do bole de forma mal intencionada na brincadeira de papagaio (pipa). É quando alguém lança o bole por sobre a linha de um papagaio pra forçar a sua descida, ou, “Tomar no estica” da pessoa que está soltando (empinando) o papagaio. O bole também pode ser utilizado para retirar as pipas ou papagaios presos na rede elétrica ou árvores, aliás uma atitude não recomendada.

Boleia ou buleia (é) – Cabine dos caminhões. Ex: – Hey, só vou contigo se for na buleia, cansei de ir na carroceria.

Boléu – Muitas vezes.

Boliado ou buliado – Variante de boleado (de bolear), que significa de forma arredondada ou roliça. Gordo. Ex. 1 – Olha ainda como o Pedrão tá discunforme já gordo, chega tá buliado. Ex. 2 – Maria pede pro compadre buliar bem o canto dessa mesa que é pra evitar da gente se machucar nela.

Bom bocado – Boa quantia. Muito. Ex. 1 – Ontem nós andamos um bom bocado pra chegar aqui. Veja também “Um bocado ou um bom bocado”.

Bonito pra tua cara! – Expressão usada para censurar quando alguém faz algo errado ou quando algo dá errado para alguém. Ex. 1- Tu não entende (entendes) nada de eletricidade e se meteu a sabichão agora a aparelhagem queimou, bonito pra tua cara! Ex. 2 – Tu foi (foste) se meter na briga do João com a Maria, agora eles estão de bem de novo e ficaram com raiva de ti, bonito pra tua cara!

Borboleta – Catraca de ônibus, estádio, etc. Ex. – Passou na borboleta, agora vai ter que pagar.

Bordoar ou Borduar – Bater, dar pancada. É pronunciado borduar. Ex. – Mãe, ralha com o mano que ele tá querendo me dar borduada (bordoada).

Borimbora – Vamos embora agora. Ex. – Meu parente isso aqui ta muito chato, borimbora?

Borocotou – O mesmo que se aboletar, instalar-se ou alojar-se em um determinado local de maneira repentina. Ex. 1 – Nem bem o Mototaxista parou, Antonio borocotou na garupa da moto.

Borocoxô – Sem coragem, sem ânimo, desvanecido. Ex. 1 – Hei macho! Levanta já dessa rede, te anima, por que tu tá assim tão borocoxô? – Ah! Manozinho, fui comer uma carne reimosa ontem à noite, me deu uma bruta da disenteria que eu tô lascado.

Continua na próxima edição…

*Floriano Arruda. Comunicador de rádio, escritor, folclorista. Natural de Urucutituba/Am. Mantém programa radiofônico semanal que interage diretamente com o público na Rádio Panorama, de Itacoatiara. Membro efetivo da Academia Itacoatiarense de Letras.

Views: 147

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques