Um novo universo poético e reflexivo se revela. No dia 6 de agosto de 2025, a Editora Dialética lançou “AMAZÔNIA, EM VERSOS”.
Nesta obra, você encontrará a profundidade e a complexidade que tanto apreciamos. O livro transcende a visão convencional da Amazônia, explorando suas dimensões simbólicas e desafiando a filosofia.
O autor nos presenteia com um tributo aos povos da região, mostrando como é possível unir ciência e tecnologia com as ricas culturas locais para construir um futuro mais generoso e solidário.
“AMAZÔNIA, EM VERSOS” é um convite à reflexão e à descoberta. Não perca a chance de mergulhar neste universo único e inspirador.
TRIBUTO À AMAZÔNIA
AMAZÔNIA, EM VERSOS
Este é o livro de esperança e amor pela Amazônia; considera que sua destruição representa o começo do fim do mundo. Apresenta um diálogo do autor com o leitor por meio de suas representações materiais e simbólicas, a partir dela. Mediante sessenta e nove poemas e um manifesto, e utilizando uma abordagem sensível e intersubjetiva, ele dá voz aos personagens amazônicos, valorizando suas relações e intervenções numa perspectiva antropológica e universal. Sempre construindo a sua sustentabilidade a partir de suas culturas. Os poemas reafirmam a importância da Amazônia para o Brasil e para a humanidade, mostrando a necessidade de os seus povos se protegerem das perversidades do capitalismo predatório, dos governos estúpidos e dos empresários utilitaristas. Marcílio destaca aspectos e personagens amazônicos ainda não apresentados nos estudos literários e ecológicos funcionalistas, que geralmente não espiritualizam os seus ambientes e povos. Mostra por que ela é o nosso tesouro, explica as suas conexões com a cultura grega, apresenta seus sonhos e delírios, e revela um tributo e um manifesto em sua defesa. Identifica a sua presença no novo reordenamento político e econômico global, por meio de seus 385 povos originários, centenas de bilhões de árvores e milhares de grandes rios. Mas alerta: venham conhecê-la! Pois ela está em fase terminal.
“AMAZÔNIA, EM VERSOS”, lançado pela Editora Dialética em 6 de agosto de 2025, apresenta para o mundo, diversas dimensões simbólicas desse universo único e diferenciado, que continua desafiando a filosofia da complexidade e as transcendências e imanências culturais comprometidas com a universalidade plasmada na generosidade e solidariedade. Mostra que é possível construir uma parceria fecunda e duradoura da ciência e tecnologia com o futuro da região, a partir de suas culturas. Caro leitor, essa obra é um tributo do autor aos povos dessa fantástica região.
Esta obra apresenta diálogos entre as culturas amazônicas e os professores, os estudantes, os ambientalistas, os gestores públicos e a sociedade. Em especial, com os profissionais das áreas de ciências humanas, ciências naturais, ecologia, e os estudiosos sobre sustentabilidade, mudança climática e justiça ambiental. Em forma original e instigante, o autor mostra as belezas e complexidades da Amazônia e contrapõe-se aos fariseus que insistem em transformá-la num poço de carbono a serviço da humanidade, a despeito de sua miséria social e econômica absoluta. Mostra caminhos fecundos para a humanidade, a partir de suas culturas e domínios territoriais.
Descrição: Amazônia, em versos, é mais um livro de esperança e amor pela Amazônia, um contraponto à sua destruição cultural e ecológica. Apresenta-se como fecundo encontro da ciência com fragmentos da literatura na vivificação da Amazônia. Por meio de sessenta e nove poemas e um manifesto, o autor mostra por que a Amazônia é o tesouro da humanidade, apresenta as suas mensagens de paz para o mundo, suas expectativas com o seu futuro e uma breve declaração em sua defesa. Mostra as suas belezas e potencialidades por intermédio de um conjunto de diálogos centrado nos confrontos de suas culturas com os agentes responsáveis pela sua destruição socioecológica. Marcílio pergunta: Como seria o mundo sem as culturas de nossos ancestrais? De que forma seríamos sem as floras e faunas? De que maneira seria o mundo sem suas florestas e rios? Sem seus cheiros e sabores? Sem suas comunicações e interações bioantropológicas? O autor mostra que a Amazônia comprova que, de forma irreversível, todos estamos imbricados à natureza, entidade que não tem pele e abarca não somente o que nos é externo, mas também o que nos é interno: os nossos sentimentos e necessidades espirituais de integração cósmica. Mostra a importância das culturas de seus 385 povos originários, de suas centenas de bilhões de árvores e de seus milhares de grandes rios para a socioantropologia e a arqueologia da humanidade. Por intermédio de uma linguagem intersubjetiva e ficcional, mostra a importância do seu desenvolvimento sustentável para o Brasil, numa perspectiva na qual ela transcenda o papel de commodity ambiental. Explica por que ela é o principal tesouro do Brasil e unanimidade nacional e internacional, e a sua importância para a estabilidade climática do planeta. Esclarece por que a sua potência cultural e ecológica contribui para incorporá-la na geopolítica global, suscitando novas perspectivas para os seus povos e para a sua sustentabilidade espiritualizada. Esse livro incorpora novos elementos à literatura brasileira e apresenta desafios às crianças e aos jovens, futuros protagonistas da era do Antropoceno.
ÍNDICE: Prefácio. Amazônia, nosso tesouro.
PARTE I – AMAZÔNIA, NOSSO TESOURO. Amazônia, sabedorias e ambientes. 1.1. Amazônia, nosso tesouro. 1.2. Amazônia e Papa Francisco: sustentabilidade e religião. 1.3. Os beija-flores e a anta. 1.4. A onça e a sucuri… 1.14. Amazônia e o voo da cobra grande. 1.15. Amazônia e a criança.
PARTE II – A AMAZÔNIA E OS MENSAGEIROS DA PAZ. Amazônia e os espíritos da natureza. 2.1. Amazônia e a ira de Satanás. 2.2. Amazônia e os mensageiros da paz. 2.3. Rio Amazonas. 2.4. Amazônia e as crianças indígenas… 2.14. Amazônia: em busca da eternidade. 2.15. Amazônia: filha das crianças.
PARTE III – AMAZÔNIA: SONHOS E DELÍRIOS. Amazônia: a ilusão da sustentabilidade. 3.1. Amazônia. 3.2. Amazônia e sustentabilidade: controvérsias fantásticas. 3.3. Amazônia: lendas, mitos e ressignificações. 3.4. Amazônia e mudanças climáticas: diálogos complexos… 3.14. Amazônia, homenagem póstuma. 3.15. Amazônia e as luzes das sustentabilidades. 3.16. Amazônia: alegrias, alegrias.
PARTE IV – TRIBUTO À AMAZÔNIA. Amazônia: sabedoria, esperança e liberdade. 4.1. Amazônia e os leitores. 4.2. Tributo à Amazônia. 4.3. Amazônia: rainha das sabedorias. 4.4. Amazônia: rainha da beleza… 4.14. Amazônia e o museu vivo virtuoso. 4.15. Amazônia: glórias e santificação. 4.16. Tributo à Amazônia, novamente.
PARTE V – AMAZÔNIA: BREVE MANIFESTO. Amazônia: solidariedades nacionais e internacionais. 5.1. Amazônia Pan-Americana: em direção à sustentabilidade. 5.2. Amazônia: breve manifesto. 5.3. Amazônia: breve manifesto, em verso. 5.4. Amazônia, nosso amor… 5.7. Amazônia, não se vá? 5.8. Amazônia, adeus.
Order online (Impresso):
Características: Ano: 2025, Autor: Marcílio de Freitas, Selo: Dialética, ISBN: 9786527405245,
Capa: Flexível, Páginas: 269
Views: 18