Acontece em Manaus à primeira edição do Curso Ajuri Amazônico na Paróquia de São Jorge – Bairro São Jorge, no período de 1 a 7 de julho e tem como objetivo um aprofundamento e reflexão sobre o Sínodo para e com a Amazônia no campo bíblico, teológico, pastoral, abordando as questões ecológicas e sociais emergentes, na metodologia da Educação Popular.
Hoje no quarto dia de curso fui convidada pela Ir. Arizete Dinelly, da equipe Itinerante e orientadora dos Associados da Amazônia, para participar do momento inicial onde a Equipe Itinerante foi responsável pela Oração e Mística, assim como o tema refletido hoje era o “Protagonismo das Mulheres na Amazônia”, li em alta voz um pequeno trecho da entrevista a Eunice Antunes, Kerexu Yxapyry.
O movimento do espírito
Liderança da Terra Indígena Morro dos Cavalos, Eunice Antunes, ameaçada diversas vezes por sua determinada luta pela terra ancestral, desvela a forte relação do povo Guarani com o imaterial, o sublime, o metafísico: “Para nós, a semente tem vida e espírito como nós temos. Então, a gente tem que andar, tem que fazer este movimento, pra compartilhar estas sementes”.
Porantim, maio 2016.
Após tivemos uma linda dança circular uma encenação com gestos singelos que nos mostraram o sentido da ecologia integral na argila que dá início a criação através do sopro da vida gerando cada ser humano e na Mulher a divindade em sua sensibilidade, forte e não submissa a todos os atos que apaga sua existência. As mulheres são protagonistas de sua história. Após este momento fui convidada a entrar na roda para compartilhar nossa Missão, junto ao 4˚ Encontro Internacional dos Associados Missionários que acontecera em Liége – Bélgica. Depois encerro minha participação mencionando os 7 participantes que irão representar os Associados Missionários no encontro e recebendo de coração aberto uma linda oração de envio através de mãos que curam com ações e em língua Ticuna. Este momento se encerra com a dança de roda com a música Rosas Vermelhas de Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy.
Um pequeno relato de nossa Associada Missionária Dalva Maria de Góes Borges, com participação integral ao curso:
“Nunca antes os povos originários da Amazônia estiveram tão ameaçados como estão agora”, com essa firme e convicta afirmação, o Papa Francisco, abre oficialmente o processo sinodal, em Puerto Maldonado, Peru, em janeiro de 2019 com o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.
Nesse contexto, representantes das/dos Associados Missionários da CNS – CSA está participando com a equipe Itinerante, durante 7 dias, do I Curso Ajuri Amazônico, curso de verão realizado em Manaus, em processo preparatório sinodal abrangendo vários temas:
- Pensar e agir na Amazônia; conhecer as riquezas e os saberes indígenas;
- Reconhecimento das lutas, dos projetos frente à destruição da floresta e dos recursos naturais;
- A busca pela defesa da Amazônia e seus biomas; vivenciando a espiritualidade amazônica com os mitos, costumes, cantos, danças e rituais ricos em sabedoria valorizando a mãe natureza.
Como pauta de escuta engloba uma diversidade de assuntos visando o ser humano integral em todos os aspectos, como: violência urbana e no campo; desafios e contradições em visões diferentes (social, econômica, cultural, política e eclesial); protagonismo das mulheres, etc…
O objetivo deste encontro é refletir e buscar soluções pastorais que tenham aplicação universal e assim colaborar com o governo da igreja, onde todos nós SOMOS UM, em CRISTO. Nessa espiritualidade de sermos irmãs e irmãos da Casa Comum, em comunhão na defesa da vida e dos bens comuns o grupo escutou a Olívia Joice que socializou a sua participação no encontro internacional dos Associados Missionários e com a oração na língua Ticuna e sob bênçãos de todo o grupo, Olívia Joice foi enviada a avançar para águas mais profundas cruzando o mar, para levar a Amazônia à Bélgica, pois “uma selva sem a outra… não têm solução”.
Participando no Curso Ajuri Amazônico os Associados Missionários: Elani M. Negreiros Góes, Missionária Dalva Maria de Góes Borges, Paulo Silva Souza e Ir. Arizete Dinelley responsável pelos Associados do Amazonas. Como membros parceiros dos Associados: Antônio José Carlos, Raimunda Nunes.
Views: 23