Manaus, 16 de setembro de 2024

Saúde e clima

Compartilhe nas redes:

O aumento crescente de temperatura ao redor do mundo pode trazer muitos riscos à saúde do idoso.

O clima ao redor do mundo está totalmente modificado pelo próprio ser humano. São emissões de milhares e milhares de gases tóxicos dos mais variados, concentrações de sulfetos, grandes quantidades de gás carbônico, ácido sulfúrico e tantos outros que envenenam o meio ambiente e que aumentam a casa dia mais e mais o aquecimento do meio ambiente.

Esse aumento gradual da temperatura ao redor de todo o planeta tem consequências imediatas: tsunamis matando e destruindo tudo por onde passa, degelo das calotas polares, inundações e diferenças de temperaturas com mudanças bruscas muitas vezes durante um único dia que provocam como consequência choques térmicos que prejudicam a saúde de milhares de seres vivos, sejam eles animais, vegetais, micro organismos tais como as bactérias, vírus, fungos, criando com isto superbactérias, os vírus modificados no seu DNA que são capazes de dizimar qualquer ser vivo em poucas horas.

Daí gostaria de alertar a todas as pessoas, principalmente aquelas de idade tardia. O que pode acontecer com este aumento exagerado de temperatura com os idosos? A desregulamentação do sistema regulador de temperatura corporal por estas alterações levam à possibilidade de invasão bacteriana e viral através da boca, promovendo infecções de toda ordem no sistema respiratório, no sangue, no tudo digestivo levando à desidratação pela febre, sudorese, diarreia, redução da força muscular, perda de peso e muitas vezes levando ao óbito.

E o que fazer? Tomar líquido de hora em hora, no mínimo oito copos de líquido nas vinte e quatro horas, evitar choques térmicos como, por exemplo, sair de um ambiente refrigerado e se expor ao sol, abrir geladeira e ficar na frente da mesma, tomar banho quente e sair do banheiro para um ambiente refrigerado, alimentar-se adequadamente a cada três horas, evitar bebidas alcóolicas, não exagerar no uso de sorvetes e bebidas muito geladas.

Além de não deixar de tomar as vacinas antivirais, principalmente as de gripe e antipneumônicas, tomar banhos frios e rápidos, não se deixar insolar por muita exposição solar sem protetor que deverá ser renovado a cada três horas. Ficar de preferência à distância de alguém com resfriados e ou gripados, pois os vírus da gripe principalmente o H1N1, que é um vírus de gripe dos porcos que se modificou e passou a ser patogênico para os seres humanos, passou a dizimar milhares de pessoas ao redor do mundo. Exercitar-se à sombra sem grandes esforços, porém hidratado e alimentado, descansar, dormir no mínimo seis horas durante a noite, alimentar-se com proteínas, hidratos de carbono, pouca gordura e muitas frutas, verduras e legumes que são ricos em vitaminas e sais minerais indispensáveis à proteção do sistema imunitário.

Portanto, este aumento crescente de temperatura ao redor do mundo pode trazer muitos riscos à saúde dos mais vulneráveis, que são as crianças e os idosos. Cuidem-se e não corram friscos desnecessários.

Views: 7

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques