As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Do recém-nascido ao idoso, todas são absorvidas pelo corpo e o ideal é que a fonte seja exclusivamente da alimentação, porém muitos não conseguem consumir uma variedade de alimentos que possa garantir o bom metabolismo celular. Quando não há o equilíbrio entre as vitaminas e os nutrientes, surgem os desvios de saúde pela ausência ou pelo excesso ingerido.
A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. E a falta total delas, pode levar a um processo denominado avitaminose, que provoca vários problemas de saúde, como anemia, hemorragias, inflamações e até doenças crônicas infelizmente muitas pessoas recorrem à suplementação de vitaminas e nutrientes sem orientação médica causando também riscos para sua saúde. A ingestão de altas doses podem sobrecarregar órgãos como o fígado. No corpo humano podemos observar alguns sintomas que revelam a deficiência de vitaminas e sais minerais, como por exemplo, a queda de cabelo excessiva, cansaço extremo, pele seca, unhas quebradiças, câimbras, entre outros. O ideal é sempre buscar orientação médica.
Quando não há necessidade de prescrição médica-para suplementar, podemos apenas melhorar nossos hábitos alimentares incluindo porções: de frutas, legumes e proteínas para garantir os nutrientes. As Vitaminas são separadas em dois tipos: Lipossolúveis (A, D, E e K), que são solúveis na presença de lipídios e por isso precisam da gordura para serem melhor absorvidas pelo organismo e as Hidrossolúveis, caracterizadas por serem solúveis em água. As mais conhecidas neste grupo são as vitaminas C e do complexo B.
Compartilho com meus leitores uma lista de alimentos que podem ser facilmente encontradas em nossa dieta amazônica com grandes benefícios para a manutenção da nossa saúde. A Vitamina C possui atividade antioxidante, favorece a· cicatrização e ajuda na manutenção dos tecidos corporais, temos como fonte as frutas camu-camu (fruta amazônica com maior concentração de vitamina C do mundo) laranja, limão, abacaxi, manga; a Vitamina A é importante para o crescimento dos tecidos de vários órgãos, em especial os olhos, temos como fonte o buriti, jerimum, pupunha, tucumã, ovos e peixes; a Vitamina D tem papel fundamental na fortificação dos ossos e sua principal fonte se dá por exposição solar adequada e uma alimentação com ovos, peixes e leites; a Vitamina E protege as células dos danos provocados por radicais livres, encontramos nas gorduras boas como o abacate, castanha-do-pará,couve.
Portanto, busque o equilíbrio da sua saúdeatravés de uma boa alimentação. Cuidem-se!
Views: 14