Manaus, 9 de maio de 2025

Vultos da Medicina Amazonense

Compartilhe nas redes:


*Aristóteles Comte de Alencar Filho

Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas

Continuação …

Tabela O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Olavo das Neves5 foi um médico conceituado no estado do Amazonas, por suas habilidades clínicas, literárias e políticas. Estudou Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia no período de 1933 a 1938, mesmo sendo o mais jovem da turma, foi escolhido como Orador. No segundo ano do curso médico, aprovado em primeiro lugar para Interno do Hospital de Isolamento do Monte-Serrate, atual hospital Couto Maia. Em 1937, foi Interno da 1.a Cadeira de Clínica Médica na sua Faculdade, regida pelo Professor Sabino Silva. Em 1938, realizou estágio de um ano no Dispensário “Ramiro Azevedo” da Inspetoria de Profilaxia de Tuberculose da Bahia. Como pode ser observado, Doutor Olavo, durante seu Curso de Medicina, realizou diversas atividades paralelas que o tornaram um clínico competente. Realizou Curso de Especialização em Medicina Legal apresentando como trabalho de conclusão monografia com o tema: Inseminação Artificial em Humanos.

O prestígio político do Doutor Olavo da Neves ultrapassou as fronteiras do Estado do Amazonas. No dia 10 de setembro de 1959, foi nomeado pelo Governador Gilberto Mestrinho para o cargo de Prefeito Municipal de Manaus, onde permaneceu até o ano de 1960. Foi também Diretor do Hospital Getúlio Vargas,

Foto em preto e branco de uma placa O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Hospital Getúlio Vargas em construção, onde Dr. Olavo foi diretor. Acervo da família.

Foto em preto e branco de grupo de pessoas lado a lado O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Inauguração do Hospital Getúlio Vargas. Doutor Olavo discursa, tendo a sua frente o Governador Gilberto Mestrinho e o Arcebispo de Manaus, Dom João de Souza Lima. Acervo da família.

Foto preta e branca de homem de terno e gravata O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Olavo das Neves cumprimentando o Presidente da República João Goulart. Acervo da família.

Foto em preto e branco de multidão de pessoas O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Inauguração de Brasília em 20 de abril de 1960. Doutor Olavo das Neves participou da Delegação do Amazonas. Ao centro, o Presidente da República Juscelino Kubtischeck. Acervo da família.

Concorreu e foi aprovado para o cargo de Professor Catedrático da disciplina de Medicina Legal da Faculdade de Direito do Amazonas, logrando o título de “Doutor em Direito”. Doutor Olavo surpreendeu a todos com um assunto que ainda era desconhecido da maioria das pessoas: “Ensaio de projeção Médico-Legal da inseminação extraconjugal”. Nessa dissertação, Doutor Olavo aborda aspectos da sociologia, filosofia e biologia da reprodução humana. Um estudo pelo menos trinta anos antes do surgimento da Bioética como disciplina dos cursos de Medicina e Direito. Ainda não havia regulação jurídica sobre esse tema. Um pioneiro!!

Um homem culto que recebia diversas homenagens. Padre Nonato Pinheiro, Membro da Academia Amazonense de Letras, dedicou-lhe a poesia Mortalha de Ouro6.

MORTALHA DE OURO

(Para o amigo dr. Olavo da Neves, Médico e homem de pensamento, cuja cultura muito admiro.)

Oh! Quem me dera, – aspiração veemente, –
Que desta vida eu transpusesse a ponte
Com a imaginação de Anacreonte,
Da inspiração à luz da chama ardente!

E como o sol, que tomba no ocidente
Purpurejando a fimbria azul do monte,
Prouvera a Deus que me tombasse a fronte
Nas rimas de um soneto refulgente!

Prouvera a Deus que o coração parasse
E eu tivesse, por fim, meu desenlace
Legando para as letras um tesouro!

Eu partiria célere, sorrindo,
Na ataúde de um soneto lindo,
Amortalhado numa chave de ouro!

Padre Nonato Pinheiro.

Outra homenagem recebida pelo Doutor Olavo recebeu, foi o Diploma de Melhor Médico Clínico de Manaus no ano de 1957, outorgado pelos órgãos de imprensa do Amazonas.

Doutor Olavo das Neves foi um político respeitado e muito rigoroso com os recursos públicos. Faleceu em Manaus, em 5 de março de 1997.

___________________

5 As informações, fotografias e documentos foram gentilmente cedidos por seu filho, o cirurgião-dentista Doutor Olavo das Neves Júnior que detém quantidade de material

suficiente para a elaboração de um livro biográfico desse ilustre médico.

6 Publicada no JORNAL DO COMMERCIO, Manaus, 6 mar. 1966. Fonte: Biblioteca Nacional.

Continua na próxima edição…

*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.

Views: 1

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques