Manaus, 9 de outubro de 2025

Vultos da Medicina Amazonense

Compartilhe nas redes:


*Aristóteles Comte de Alencar Filho

Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas

Continuação …

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Waldir Medeiros foi nomeado Diretor da Maternidade Ana Nery, da Secretaria de Assistência e Saúde, em 30 de dezembro de 1965, antes comandada pelo Doutor Alberto Carreira da Silva, no governo do Professor Arthur César Ferreira Reis. Foi Conselheiro Titular com CRM-AM na chapa eleita em 1968, assumindo a coordenação da Comissão de Tomada de Conta juntamente com os Doutores Franco de Sá e Djalma Batista. Em 1970, assumiu interinamente a Presidência da Associação Médica do Amazonas.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Miguel era médico especializado em obstetrícia. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Saúde no Departamento Estadual da Criança. Posteriormente denominada Secretaria de Saúde, ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Fiscalização do Exercício Profissional (1967). Foi membro da Diretoria do Comitê Amazonas-Tennessee dos Companheiros das Américas (1968). Foi Conselheiro do CRM-AM.

Doutor Miguel Augusto desenvolveu extensa atividade literária escrevendo crônicas no Jornal do Commercio na cidade de Manaus. Dentre as crônicas existentes pode-se citar: Viva o cadáver; (18/6/1961), Curandeiros e Charlatães; (10/9/1961), Memórias de uma Cobaia; (1/10/1961), O parto sem dor; (25/2/1962), Através do Brasil – Impressões de viagem; (1/5/1966), A Bahia de todos os santos – Impressões de viagem; (19/6/1966). A tragédia biológica da mulher; (3/9/1967) e O condicionamento da vida sexual na Atualidade; (3/3/1968). Doutor Miguel era casado com a médica Volusia Dantas da Silva, inscrita no CRM-AM com o n.º 41.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutora Volusia era casada com o médico Miguel Augusto de Silva, e atualmente reside na cidade do Rio de Janeiro. Foi Diretora do Departamento Estadual da Criança da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas no início da década de 1960. Foi Assessora da Secretaria de Serviços Médicos do Ministério da Previdência e Assistência Social na década de 1970.

Dr. Antônio Siqueira Mendes foi médico legista do Instituto Médico-Legal do Departamento Estadual de Segurança Pública.

De acordo com relato de seus familiares, Doutor Cyro Lacôrte nasceu em Itaperuna (RJ) e na infância estudou em Carangola (MG). Posteriormente, sua família mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Medicina e fez Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia.

Recém-formado, se mudou para a cidade de Eirunepé, no interior do Amazonas, onde conheceu a jovem Arcy Monteconrado com quem casou e tiveram três filhos.

Mais tarde, trabalhou no município de Itacoatiara, retornado depois ao Rio de Janeiro. Permaneceu na cidade de São Paulo para a realização de cursos de atualização e especialização. Em 1962, retornou para Manaus, onde assumiu o cargo de médico na Fundação SESP.

Doutor Cyro Lacôrte, senhora Arcy Monteconrado Lacôrte e seus três filhos. Acervo da família.

No final da década de 1960, fundou, juntamente com alguns colegas, dentre eles, o Doutor José Bezerra, a primeira Policlínica de Manaus.

Ao longo de sua vida profissional atendeu no Hospital Getúlio Vargas, no ambulatório médico da Fábrica de Joias Beta. Foi médico do IPASEA e sócio proprietário das clínicas Manaus MED, Santa Fé e da Clínica São Judas Tadeu.

Exercia a especialidade de Clínica Médica, sendo considerado um dos melhores em sua especialidade pelo seu vasto conhecimento em diversas áreas da medicina. Foi um dos pioneiros no atendimento na especialidade de Endocrinologia. Doutor Cyro Lacôrte faleceu em Manaus, no dia 10 de agosto de 1999.

Continua na próxima edição…

*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.

Views: 2

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *