
*Aristóteles Comte de Alencar Filho
Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas
Continuação …
Doutora Dulcemar era especialista em Pediatria. Foi funcionária do Ministério da Saúde e do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência da Previdência Social (SAMDU), criado no governo do Marechal Eurico Gaspar Dutra em 1949 e extinto em 1966. Mudou-se para a cidade do Rio de janeiro e trabalhou no Hospital dos Servidores. Frequentou a 33a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro no Serviço do Professor Jorge Rezende. Faleceu no Rio de janeiro, em 11 de agosto de 2011.
Doutor Emilio anunciou em conjunto com Doutor Oswaldo Said um Serviço de Aerosolterapia para tratamento de asma brônquica, bronquites crônicas, enfisema, bronquiectasia, etc. Anúncios veiculados nos anos de 1960 e 1961. Posteriormente, Doutor Emilio mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. Ocupou a Cadeira n.o 37 da Academia Brasileira de Reumatologia.
Doutor Contente foi médico Pediatra. Professor de Universidade do Amazonas. É Patrono da Cadeira n.o 23 da Academia Amazonense de Medicina. Faleceu em Manaus, no dia 22 de abril de 2010.
Doutor Contente em 21 de agosto de 2006. Acervo do autor.
Doutor José Leite Saraiva atuou nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia e Medicina do Trabalho. Ocupou diversos cargos de relevância na saúde brasileira. Foi Consultor da Unesco.
Professor aposentado de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Voluntário de Ginecologia do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Colaborador IV da Clínica Ginecologia-Obstetrícia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.
Doutor José Leite Saraiva, sentado à direita, quando exerceu o cargo de Secretário de Saúde do Estado do Amazonas. Acervo da família.
Membro Emérito da Academia Amazonense de Medicina. Membro da Academia de Medicina de Brasília. Presidiu, por dois mandatos, a Federação Nacional das Academias de Medicina do Brasil. Recebeu inúmeras medalhas e diplomas de diversas sociedades brasileiras e internacionais. Foi Secretário de Estado da Saúde do Amazonas. Atualmente reside em Brasília, onde possui o CRM-DF 2.049.
Doutora Glória Gesta inaugurou seu consultório no dia 2 de maio de 1960, situado na Avenida Joaquim Nabuco, n.º 773. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia, Beneficente Portuguesa e no INAMPS.
Segundo relato de sua filha Maria da Glória de Lima Gesta Rocha, Doutora Glória Gesta, era muito espiritualizada e frequentava o Centro Espírita Alan Kardec. Durante seu velório, aconteceu um fato interessante. Na semana seguinte, sua filha ao ler o livro no qual as pessoas registram suas presenças, encontrou a seguinte mensagem escrita com a letra de sua mãe: “Estou bem, não chores, tudo vai dar certo, sejam felizes e façam o bem”. Procurou saber quem a havia escrito.
Descobriu que foi o Diácono que coordenou as exéquias. Entrou em contato com ele, que relatou de fato ter escrito, mas não lembrava o texto, pois sentiu-se compelido a redigi-la e usou uma letra que não era sua. Uma bela despedida dessa querida médica. Faleceu em Manaus, no dia 14 de março de 2001.
Doutora Glória Gesta por ocasião de sua formatura. Acervo de sua filha Maria da Glória de Lima Gesta Rocha.
Homenagem prestada para Doutora Glória Gesta por ocasião de seu falecimento. Abaixo a mensagem psicografada. Acervo da família.
Continua na próxima edição…
*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.
Views: 1