
*Aristóteles Comte de Alencar Filho
Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas
Continuação …
Primeiros 100 médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Amazonas
A seguir serão listados os primeiros cem médicos e médicas inscritos no CREM-AM, podendo-se observar que muitos médicos que assinaram o documento de repúdio à sua criação, não se encontram na relação. Esse fato poderá ser explicado por diversas hipóteses: falecimento do médico, como foi o caso do Doutor Adriano Jorge; aposentadoria do profissional por questões de idade ou simplesmente a recusa em se inscrever nesse órgão criado pelo governo federal por já se encontrarem no final de suas carreiras profissionais.
Outro fato que pode ser notado é que a cronologia da inscrição não obedece a antiguidade do profissional, pois a numeração era recebida na data de inscrição. Os que se inscreveram por primeiro receberam as primeiras numerações no seu CRM.
Além do resgate histórico, a relação que será apresentada a seguir tem a finalidade de trazer ao conhecimento dos leitores, um pouco da história desses heróis da Medicina amazonense, que conseguiram desempenhar com dedicação a bela arte de curar, principalmente no Século XX.
A dificuldade de recuperar esses dados foi muito grande, tendo em vista o péssimo hábito de se tratar o passado como coisa sem importância.
O descarte ilógico de documentos, objetos e fotografias enterra para sempre fatos importantes de nossa história.
Os agradecimentos do autor às famílias que tiveram a paciência e boa vontade de fornecer informações sobre esses médicos tão queridos que trabalharam arduamente para manter a saúde da sociedade amazonense durante décadas.
O Doutor Luiz Montenegro era Patologista Clínico e possuía seu laboratório privado. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Médico laboratorista do Sanatório “Adriano Jorge”, no Serviço Nacional de Tuberculose. Diretor do Laboratório de Saúde Pública, da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas e Professor de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas. Foi um dos fundadores do Dispensário Cardoso Fontes.
Doutor Luiz Montenegro nunca trabalhou como clínico ou como cirurgião. Era um pesquisador nato, que obteve sua formação científica no famoso “Curso de Aplicação” do Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos na cidade do Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros na pesquisa de grupos sanguíneos e sua distribuição na composição étnica nas populações com as quais ele trabalhou. Deixou inúmeros trabalhos na área de Microbiologia, Patologia Clínica, Imunologia e Soro-antropologia [1].
Em 30 de dezembro de 1965, foi nomeado Diretor do Serviço de Laboratório, da Secretaria de Assistência e Saúde, que era comandada pelo Doutor Alberto Carreira da Silva, no governo do Professor Arthur Cesar Ferreira Reis. Em Manaus, existe uma unidade de saúde que recebeu seu nome: UBS (Unidade Básica de Saúde) Luiz Montenegro.
Doutor Luiz Montenegro, é Patrono da Cadeira n.o 22 da Academia Amazonense de Medicina e faleceu em Manaus, no dia 18 de fevereiro de 1971.
Hematologia
11. MONTENEGRO, Luiz – Níveis de hemoglobina e hemácias e condições sócio-econômicas e clínicas (Observação piloto) – O Hosp. (Rio) 54 (3): 351-355, seto 1958.
12. MONTENEGRO, Luis – Siclemia em índios Maués – Rev. Clínica de São Paulo (“Sanguis”) 34 (4): 85-86, out dez de 1958.
13. MONTENEGRO, Luiz Indice siclêmico em uma comunidade do interior do Amazonas O Hosp. (Rio) 55 (2): 273-278, fev°, 1959.
14. MONTENEGRO, Luiz – Grupos sanguíneos em amostra da população do Amazonas – Anais I Reunião Brasil. Genética Humana (1959). – Rev. Bras. de Med. (Rio) 16 (11): 769-770 (novo 1959).
15. MONTENEGRO, Luiz – Quadro vermelho de uma comunidade do interior do Amazonas – O Hosp. (Rio) 56 (3): 499-504, set°. 1959.
16. MONTENEGRO, Luiz – Frecuencia de los grupos sanguineos del sistema ABO y del factor D (RHO) en Manaus Sarigre (Barcelona) 5 (2): 191-196, mayo 1960.
17. MONTENEGRO, Luiz – Hemoglobinometrias e hematimetrias de soldados da Polícia Militar do Estado do Amazonas – O Hosp. (Rio) 57 (6): 1075-1080, junho 1960.
Trabalhos científicos publicados por Doutor Luiz Montenegro, demonstrando sua profícua atividade de pesquisador.[2]
Continua na próxima edição…
*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.
Views: 1