Manaus, 25 de abril de 2025

Vultos da Medicina Amazonense

Compartilhe nas redes:

Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas

 


*Aristóteles Comte de Alencar Filho

Continuação …

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Palhano atendia em múltiplas especialidades como poderá ser visto em sua propaganda. Em 30 de dezembro de 1965, foi nomeado Diretor da Divisão de Especialidades, da Secretaria de Assistência e Saúde, que era comandada pelo doutor Alberto Carreira da Silva, no governo do professor Arthur César Ferreira Reis.

Recibo com texto preto sobre fundo branco

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Propaganda do doutor Palhano, no Jornal do Commercio, em 27 de junho de 1937. Anuncia quatro especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. Fonte: Biblioteca Nacional.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

Doutor Mário de Moraes construiu uma brilhante carreira profissional destacando-se em nível nacional e internacional com diversas pesquisas em doenças tropicais. Destacou no seu Currículo Lattes as seguintes informações: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1950) e graduação em Bioquímica (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (1972). Experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia de Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: oncocercose, mansonelose e adiaspiromicose. Membro da Academia Amazonense de Letras e do Colégio de Professores Eméritos da Universidade de Brasília.

No início do brilhante texto da Professora Doutora Gilberta Bensabath, escrito por ocasião do falecimento desse brilhante médico, pode-se aquilatar sua importância na Saúde Pública brasileira:

No início da segunda metade do século XX, considerado por muitos o Século da Biologia e de seu tremendo avanço tecnológico, para ser um pesquisador em ciências de saúde na Amazônia era necessário ter múltiplas qualificações e desenvolver diversas atividades; assim foi Mário Augusto Pinto de Moraes, pesquisador de campo e de laboratório. No campo, com trabalhos sobre oncocercose (parasitose que causa alterações na pele e, em grau menor, cegueira) na fronteira do Brasil com a Venezuela e em outras áreas remotas da Amazônia. [8]

No laboratório, com os aspectos peculiares da hepatite de Lábrea e, como didata, sendo professor de Anatomia Patológica e Histológica em pelo menos três universidades brasileiras bem o demonstraram. Atuou também como administrador, com visão voltada para as necessidades da área de saúde, e ainda fez parte da fundação da Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas. Foi seu Diretor no período de 1966 a 1969.

Doutor Mário de Moraes desenvolveu suas atividades profissionais, onde ocupou diversos cargos de relevância, nas cidades de Belém e Manaus. No início da década de 1980, transferiu-se para Brasília. Escreveu 120 trabalhos, 16 capítulos de livros e teve 41 participações como conferencista em encontros científicos.

Doutor Mário Augusto Pinto de Moraes faleceu em Brasília em 24 de janeiro de 2016. Ocupava a Cadeira no 39 da Academia Amazonense de Letras cujo Patrono é o Doutor Alfredo da Matta. Sua Cadeira ocupada pelo médico cardiologista Aristóteles Comte de Alencar Filho que tomou posse em 20 de abril de 2017.

Foto em preto e branco de pessoas posando para foto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Mário de Moraes, sua esposa Sra. Maria Ligia Sampaio e o neto. Acervo da família.

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Doutor Romualdo era médico cirurgião. Foi Presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.

Propaganda do Doutor Romualdo Seixas no Jornal do Commercio em 2 de abril de 1957. Anuncia duas especialidades: Cirurgia Geral e Urologia. Fonte: Biblioteca Nacional.

Continua na próxima edição…

*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.

Views: 1

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques