Manaus, 2 de julho de 2024

Seminário de Arborização Urbana em Itacoatiara

Compartilhe nas redes:

Na terça-feira passada, 21/06/2016, o historiador Francisco Gomes da Silva – atendendo aos termos do convite anexo – esteve em Itacoatiara palestrando no “I Seminário de Arborização Urbana (os desafios da arborização urbana no Município da Pedra Pintada)”, onde discorreu sobre o tema “A História da Arborização Urbana em Itacoatiara”. O evento, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), tinha como objetivos específicos, além do intercâmbio entre os diversos atores da arborização urbana, dar imunidade de corte às árvores da Avenida Parque (principal e mais bela via urbana de Itacoatiara) e reconhecê-la como avenida que possui em seu canteiro central o maior túnel verde do Brasil. O evento teve lugar no Instituto Federal de Educação de Itacoatiara (IFAM) e prolongou-se ao dia seguinte, 22/06.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA

REGIONAL NORTE 

  1. 015/2016 – RN/SBAU.

Manaus, 02 de junho de 2016.

Ao Senhor

Francisco Gomes da Silva

Assunto: Convite para palestra no 1º Seminário de Arborização Urbana em Itacoatiara.

Prezado Senhor,

 

Ao cumprimenta-lo, vimos por meio deste convidá-lo para proferir palestra no 1º Seminário de Arborização Urbana em Itacoatiara, a ocorrer nos dias 21 e 22 de junho de 2016, no horário das 8h às 18h. As informações sobre a palestra seguem conforme abaixo: 

Data: 21/06/2016.

Hora: 14h

Palestra: A História da Arborização Urbana em Itacoatiara.

Público: Estudantes, técnicos, gestores e comunidade em geral.

O referido Seminário é uma realização da Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU. A SBAU é uma organização com representantes de todas as regiões geográficas do Brasil, por meio de seus Diretores e Secretários Regionais, que realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, além de Encontros Regionais, Seminários e Cursos, onde são discutidos e produzidos novos conhecimentos concernentes à arborização urbana e ao paisagismo das cidades, voltados à sustentabilidade e a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população.

Desde já agradecemos a atenção e colaboração e ficamos no aguardo do vosso retorno.

Para maiores informações entrar em contato com o Sr. Heitor Liberato pelo telefone 9983-8164 ou pelo e-mail heitor.liberatojr@gmail.com.

 

Atenciosamente,

Heitor Rodrigues Liberato Junior

Vice-Presidente da SBAU

Conforme programação objeto do folder anexo, tomaram parte do aludido Seminário, além de Francisco Gomes, técnicos da UNINORTE, UEA, SEMMA, ULBRA, IFAM, Amazonas Energia, INPA, ARBOBRÁS e da própria SBAU, representada por seu presidente, André Duarte Puente (do Rio Grande do Sul), além do diretor regional, Heitor Liberato Júnior (de Manaus). Importa destacar que um dos mentores do acontecimento (que também ali esteve) foi o ilustre filho de Itacoatiara, Níger Paiva, um dos fundadores e atual presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Avenida Parque (AMA-API); a ele e a Heitor Liberato devemos a honra de Itacoatiara haver sediado tão importante evento.

A Avenida Parque nasceu de uma simples estrada inominada, aberta em abril de 1870 pela equipe do empreiteiro português Joaquim José Pinto de França, autorizado pelo então presidente da Câmara Municipal da vila de Serpa, Elias Pinto de França.

d1ea2b1d-9691-4bea-bf5e-4fc70b87d7a6

Roteiro da Palestra de Francisco Gomes:

01 – Considerações iniciais;

02 – Resumo histórico de Itacoatiara;

03 – A evolução do sítio urbano:

  1. a) Panorâmica da urbanização local;
  2. b) Mangueiras, palmeiras, ficus e ‘mariraneiras’;

05 – Avenida Parque:

Construção, urbanização e arborização;

Progresso, lirismo e autoestima aliançados;

06 – Palavras finais.

1dfacdfa-f652-4bb2-8f45-e095088213df

Após dois dias de palestras, seguidas de debates, que contaram com a participação efetiva de alunos e professores da cidade, foi elaborada a Carta de Itacoatiara. E finalmente, o Seminário foi encerrado com uma visita técnica e caminhada cultural na Avenida Parque. A Carta de Itacoatiara, um documento de extrema importância que resultou do evento, já está em circulação nas mídias sociais; será oportunamente publicado neste mesmo espaço. Aguardem.

Visits: 14

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques