Entre os dias 15 a 19 de julho de 2019 na Casa de Brialmont cisterciense (Tilff) em Liège – Bélgica participamos da linda vivência de mais um encontro internacional. Estávamos como Associados Missionários e Irmãs Consagradas do Brasil, Vietnã, Cabo Verde, Eslováquia, França, Grã-Bretania, Alemanha e Bélgica. Foi tudo conduzido com muito carinho pela equipe organizadora que nos fez a apresentação do local, do tema, das etapas da sessão, dos participantes.
A visita a escola ND Jupille com a recepção do Presidente do Conselho de Administração e apresentação do projeto educacional da escola. Depois reflexão sobre a leitura dos sinais dos tempos pelo Pe. Benoit Hauzeur. No segundo dia tivemos a apresentação do professor Bernard Feltz sobre as “questões filosóficas e éticas da crise” e em seguida trabalhos em subgrupos.
Visitamos a Mina Blégny Trembleur uma experiência impressionante que nos fez por um instante participar do trajeto de sofrimento e glória de tantos trabalhadores e famílias que trabalharam duro na Mina. No terceiro dia sob a visão de extractos do filme HUMAN seguido de partilha em grupo na realização grupal de uma aldeia “justa e humana” abordando-a sob seus vários aspectos de funcionamento. Em seguida a palavra ao Pe. Benoit Hauzeur “na Bíblia, o que é um mundo justo e humano?”.
No quarto dia tivemos a apresentação das atividades da congregação, dos Associados Missionários e visitas a várias associações de campo cujo trabalho promove a inserção na vida. E no último dia compartilhamos as realidades semelhantes de nossos países, as ações concretas que do podemos fazer, o que esperamos dos outros países. E a concretização na Eucaristia.
Views: 27