Nos anos de 1995/1966, quando estava em discussão no Congresso Nacional, a lei Darcy Ribeiro (9.394/66), o senador Antônio Carlos Magalhães apresentou uma emenda que, na prática, substituía o mestrado e doutorado por cursos de especialização na atividade do magistério superior, beneficiando as instituições privadas. Como Diretor do Inpa, na época, tomei conhecimento desse atentado e um dia, viajando para Brasília, encontrei no avião o Dr. Claudio do Carmo Chaves que era deputado federal pelo Amazonas e transmiti a ele minha preocupação com essa emenda que não ajudaria o ensino universitário a avançar na qualidade.
O Dr. Claudio Chaves, adotou essa luta e em Brasília contatou o presidente de seu partido (PFL) que era também presidente da Câmara, o então todo poderoso Inocência Oliveira que teve a coragem de enfrentar o “cacique” do partido (ACM), fazer um destaque, e aprovar o texto original.
Na época, combalido pelo câncer, Darcy Ribeiro compareceu à Câmara em cadeira de rodas e, ao final da votação, vendo seu projeto aprovado sem a emenda ACM, atravessou o plenário e foi abraçar o Dr. Claudio Chaves. Toda vez que o ilustre médico amazonense conta essa história (e ele a repete frequentemente), dá o crédito dessa vitória a mim, embora a glória seja inteiramente dele já que eu entrei nessa história assim como Pilatos entrou no Credo, apenas repassando uma tarefa que não podia realizar.
E antes que alguém surja do nada para recuperar essa história e incluí-la em seu sua falsa história de vida, deixo esse registro na mídia. O mestrado e doutorado são cursos e programas que promovem melhor qualidade de ensino, pois nas especializações (lato sensu) a quase totalidade das monografias, são muito ruins, são feita s por encomenda, ou são plágios criminosos e desavergonhados de trabalhos realizados por profissionais competentes, não havendo ainda um mecanismo rigoroso que puna os infratores e as instituições que os aprovam.
A pós-graduação stricto sensu no Brasil tem um grande pai – Darcy Ribeiro – e um grande padrinho – Dr. Claudio do Carmo Chaves.
Views: 18