Manaus, 22 de novembro de 2024

Símbolo augusto da paz

Compartilhe nas redes:

No próximo dia 19 de novembro vamos comemorar mais um Dia da Bandeira. Às vésperas da Copa do Mundo no Catar. Quando se fala na nossa bandeira, lembro-me de que levei uma aos Estados Unidos quando fiz intercâmbio. Ao mostrá-la ao jovem americano, na casa onde me hospedava, exclamou:

– Que bandeira linda! Mas, de repente, como se cometesse um ato falho, complementou dizendo que a bandeira americana era mais bonita. Para os americanos a bandeira é sagrada. Está acima das religiões, raças e partidos políticos.

Há anos atrás um cidadão americano, num ato de suposto protesto, queimou uma bandeira americana, em território americano. O país está acostumado a ver essa cena em protestos no exterior. Geralmente em países onde os Estados Unidos fazem intervenção político-militar. Mas o ato cometido por um cidadão americano, dentro dos Estados Unidos era inaceitável.

A opinião pública parecia unânime e queria ver o cidadão preso e condenado. Em nome da Liberdade de Expressão o assunto foi levado à Suprema Corte. Lá são nove membros. Em decisão apertada, por cinco a quatro, decidiram que era um protesto e em nome do Livre Pensar não poderia ser crime. A população ficou revoltada com sua Suprema Corte. Na mesma semana, outro cidadão querendo seus quinze minutos de fama fez o mesmo gesto transloucado. A imprensa ignorou-o por completo. O cidadão ficou tido como louco e perdeu o respeito da família e da comunidade. A Suprema Corte respeitou o Princípio da Liberdade de Expressão.

Mesmo com o fim das eleições nosso país continua dividido politicamente. O presidente eleito já deu sinal de que quer pacificar a Nação. Vamos começar nos unindo em torno de nossa bandeira. Nosso lábaro estrelado é de todos os brasileiros. Não é justo que só uma parte dos brasileiros possa cultuar a nossa bandeira.

Aprendemos na escola a cantar o hino nacional. Aprende-se também o hino estadual, o hino da independência e o hino da bandeira. Que por sinal é muito bonito e infelizmente pouco conhecido.

Vamos torcer pela seleção. Ela, como a nossa bandeira, é de todos os brasileiros. E seu hino nos convida à paz. Vejamos a primeira estrofe: Salve, lindo pendão da esperança, / Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança / A grandeza da Pátria nos traz. É sempre bom repetir: SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!

Views: 1056

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques