Manaus, 18 de junho de 2025

A senhora, o folclore e o festival

Compartilhe nas redes:


*Éder de Castro Gama

CAPÍTULO 1

Continuação…

Os preparativos para a festa do Rosário

Os preparativos para a festa compreendem em média oito meses, onde uma quantidade expressiva de pessoas e instituições envolvem-se anualmente na organização. São compostas por comunitários da paróquia do Rosário, funcionários de empresas do município, comerciantes locais e comunidade em geral. Conta com membros da prefeitura e secretarias do município (da Infraestrutura, Cultura, Meio Ambiente e Ação Social, de associações locais como a Colônia de Pescadores Z-13 e representantes dos meios de comunicação.

As atividades dos preparativos são reuniões que ocorrem na igreja, para traçar estratégias de organização de equipes, como por exemplo, arrecadação de donativos, divulgação e programação dos festejos. Em cada reunião é feita uma ata, onde se registra tudo que foi tratado e estabelecido, a fim de se cumprir as atividades por etapa, por exemplo, a equipe de marketing e divulgação teve que estabelecer um plano de trabalho e demonstrar em cada reunião o desenvolvimento de suas atividades.

Neste ano, as equipes de trabalho foram divididas em dois grandes grupos: O primeiro grupo composto pela Comissão da Festa de Nossa Senhora do Rosário de 2003, dividida por duas coordenações. Coordenação Geral: Conselho Pastoral e a Coordenação da festa: Pe.Miguel, e os paroquianos Arnoldo, Adolfo e Ângela.

E o segundo grupo dividido nas seguintes Comissões: Tesouraria e finanças: paroquianos Ângela, Hemir, Admilson. Marketing e divulgação: paroquianos Francis Paiva, Luciano, Hudson Brito, Carlos Alberto, Padre Miguel e um representante da empresa Hermasa5; Venda de Terrenos (barracas e parque)6: paroquianos Arnoldo, Adolfo e Alina; Donativos: paroquianas Engrácia Valente, Balbina, Dora, Teresa, Arlene e Mariluce; Patrocinadores: Bispo Dom Carillo Gritti, Padre Miguel, paroquianos Arnoldo, Hudson, Candido e a Hermasa; Bingo e Leilão: paroquianos Alzimar, Hemir, Lucinete e Zélia; Palco e Iluminação: paroquiano Jesus e Secretaria Municipal de Infraestrutura; Liturgia: Padre Miguel, paroquianas Cleide, Dora, Ângela e Tânia; Canto: paroquianos Engrácia Valente e Francenilda; Segurança: 1º Tenente do 2º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas Antônio Marcos e Jovens da Paróquia; Ornamentação da Praça: Secretaria de Cultura de Itacoatiara; Ornamentação da Igreja: paroquianos Dora, Alzimar e Dorvalina; Barraca da Comunidade e Almoxarifado: Paroquianos Dora, Arlete, Alzimar e Balbina; Bar: (incluindo equipe de garçons): paroquianos Adolfo, Paulo, João, Djalma, e Colônia de Pescadores Z-13; Limpeza: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sr. Hinrique; Mesas e Cadeiras: paroquianos Arnoldo e Adolfo; Comissão da Romaria: Padre Miguel, Apostolado de Maria e Pastoral da Juventude; Comissão do Mutirão de Casamentos: Pastoral Familiar e Secretaria Municipal de Ação Social.

Os festejos devotados a Nossa Senhora do Rosário têm início na primeira quinzena do mês de outubro, exatamente no dia 05 de outubro, com uma missa intitulada Missa de abertura do Mês da Padroeira e envio das capelas para a missão do terço nas famílias, com início às 19h, em uma noite de domingo. E a atividade social intitulada Proclamação da Festa, marcada para as 20h, no Clube Social Botafogo de Itacoatiara.

A missa teve início conforme o combinado às 19h, momento em que contou com a presença dos representantes de todas as paróquias da Prelazia de Itacoatiara. O início ritualístico ocorre com uma procissão de entrada da porta da igreja até o altar ao som de um canto mariano. Era composta pelo Bispo que presidio a cerimônia e o Padre Vigário Geral da Prelazia, Miguel Benitez, que o auxiliou, além de outros membros, como coroinhas e ministros da Eucaristia.

A igreja tem capacidade para aproximadamente mil e trezentas pessoas sentadas e em pé. Pode-se constatar em média umas novecentas pessoas confirmadas por uma paroquiana. Os fiéis são constituídos em grande parte por famílias tradicionais, pai, mãe e filhos, pessoas idosas, crianças, jovens e adolescentes. É importante salientar, que diferentemente das missas descritas Por Bates (1979) e Silva (1999) no séc. XIX, onde a ritualística cerimônia era pautada em Latim, onde somente os padres é que dominavam as práticas rituais. Em 2003, a missa é rezada em português e todo processo ritual conta com a participação do povo, inclusive com o rito da comunhão do corpo e sangue de Cristo, onde todos partilham a hóstia sagrada e momentos da missa com cantos de louvor e muito fervor, com os acenos e batidas de palma.

Após o rito da comunhão, o Padre salientou que “esta missa é importante para Prelazia de Itacoatiara, porque assinala o início dos festejos a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da cidade e da Prelazia de Itacoatiara”. Após sua fala, deu-se início à distribuição das capelas com a imagem de Nossa Senhora do Rosário7, a paroquianos da Prelazia, com intuito de estimular a reza do terço e a adoração a Nossa Senhora do Rosário. Este momento foi marcado com muita emoção, onde as famílias se dirigiam ao altar e pegavam da mão do padre as capelinhas como ato simbólico de adoração e fé. Ao todo, foram distribuídos 30 exemplares. Terminado este momento, encerrou-se a celebração às 20h ao canto do hino de Nossa Senhora, momento em que todos preparavam-se para dirigir-se ao Clube Botafogo distante da igreja a mais ou menos uma quadra de distância para o evento social, que tem como objetivo a proclamação do calendário festivo com a apresentação das equipes da festa. Trata-se de um momento de confraternização com oferecimento de um coquetel para as autoridades presentes e o povo.

Às 20h, é dado início ao evento social no Clube Botafogo intitulado Proclamação da Festa9, com a presença de representantes do poder público municipal e das secretarias que fazem parte da estrutura organizacional da festa, como as Secretarias de Infraestrutura, da Cultura, do Meio Ambiente e professores das Escolas Públicas da cidade. Representante do Jornal “A Crítica” da Capital Manaus, representantes das paróquias da Prelazia10 e Pastorais: Da juventude, Familiar e Apostolado da Oração de Maria e os fiéis que estavam presentes na igreja, na missa de lançamento. Registra-se que entre muitos destes, estão empresários que contribuem ativamente para realização dos festejos.

Neste evento, foi publicado pela primeira vez, a edição do informativo Catedral de Nossa Senhora do Rosário11, com circulação no período festivo. Houve o anúncio da primeira edição do Prêmio Catedral, destinado a pessoas que mais se destacaram na comunidade e na festa de Nossa Senhora do Rosário em outras edições. Entre uma atividade e outra, a banda musical cantava e tocava músicas populares brasileira e regionais como da banda Raízes Caboclas. De uma forma geral, o objetivo deste evento era o de anunciar a toda sociedade itacoatiarense o tema da festa que era “Contemplar a Cristo com Maria no Rosário”; a leitura da programação com as suas respectivas datas e eventos e o anúncio para os fins que se destinará os lucros obtidos da festa no ano de 2003, são para reformas da igreja e pagamentos de despesas. Todo o evento foi televisionado pela emissora de TV Rede Vida de Itacoatiara.

Continuando a observação, no dia seguinte, segunda-feira, dia 06 de outubro as 19h horas, tem-se na catedral a missa “lançamento da Semana pelo Mundo Unido”. Esta missa foi celebrada pelos membros jovens do Movimento dos Focolares (movimento religioso que tem como carisma a Unidade do Mundo, funda pela Italiana Chiara Lubich), com toda ritualística de leitura, cantos marianos, encenação de coreografias, dirigida para os jovens presentes. Após a missa, os presentes dirigem-se para o palco da festa do Rosário que fica situado na quadra de Esportes Herculano de Castro e Costa, frente à Igreja Matriz para continuidade das atividades sociais festivas. Com a apresentação do Show de Abertura da Semana do Mundo Unido, que consiste na apresentação de uma banda do Movimento dos Focolares, onde eles cantam músicas próprias de louvor a Maria Santíssima, apresentação de poesias, danças e peças teatrais com a temática da unidade entre os homens. O público é constituído de jovens das escolas públicas que foram convidados, os grupos de jovens da Prelazia e a comunidade em geral.

Na terça-feira, dia 07 de outubro às 18h, tem-se início a missa que celebra o dia de Nossa Senhora do Rosário no Mundo, porém em Itacoatiara é o dia dedicada para a consagração e benção das famílias, das mães e de seus filhos, de alunos e professores do Colégio Nossa Senhora do Rosário e oferenda de flores à Padroeira, uma vez que a festa da Padroeira é comemorada e celebrada no dia 01 de novembro, considerado o dia de todos os santos também. Observa-se que a catedral está repleta de devotos, alguns caracterizados com camisas, ou broches com imagem da santa, outras pessoas com o rosário na mão e muitas delas com rosas brancas e vermelhas, para ser ofertado durante a celebração.

_____________________

5 HERMASA é a empresa que administra o porto graneleiro de Itacoatiara destinado ao transporte e armazenamento de soja.

6 Os terrenos, são áreas demarcadas ao redor da praça da Matriz, destinado a pessoas que pretendem colocar barracas de vendas de produtos ou jogatinas, como por exemplo barraca de cachorro-quente, banca de bebidas alcoólicas, banca de churrasquinho de carne, banca ou barracas de guloseimas, mesas de jogatinas de roletas, tiro ao alvo etc. Os parques, são miniaturas de brinquedos de parque de diversão que são destinados a crianças pequenas, como “pula-pula”, piscinas de bolinhas e outros.

7 As “capelinhas”, são confeccionadas em madeira onde contém uma foto de Nossa Senhora do Rosário. Mede 150 cm de altura por 50 cm de largura. A distribuição destas, faz parte de uma estratégia dos padres para incentivar a reza do terço nas famílias de suas paróquias. Observa-se que a orientação ao culto e devoção para as famílias sempre foram indicadas por Padres e Bispos. Silva (1999, p. 154) nos mostra que no dia 21 de maio de 1920 em visita pastoral a Itacoatiara. O III Bispo diocesano do Estado do Amazonas, João Irineu Joffily, recomendou uma redobrada devoção ao Sagrado Coração de Jesus e um maior empenho no ensino do catecismo às crianças além disso, proibiu a chamada “festa do Bosque”, culto a Nossa Senhora de Nazaré realizado fora do recinto da igreja matriz”. Sobre as festividades do Bosque, o jornal PALADIO do dia 05 de setembro, domingo de 1909, nos descreve com o título “Festividade do Bosque”, o seguinte, “teve início no dia 3 último, com a ‘levantação’ do mastro, a festividade do Bosque onde, a parda boa ordem as noites sucedem com muita animação. Pelas 8 e ½ começam as rezas, havendo sempre danças em seguida. No próximo dia 8, terá logar a derrubação do mastro e, consequentemente, terminação da festa”.

8 Primeira estrofe: Amor, amor, a virgem meu amparo em cujas Mãos inteiro me entreguei/A vós, ó Mãe, de quem sou filho caro meu Coração fiel conservarei. Refrão: Ó minha mãe, senhora do rosário/ rainha Sois, quero vos coroar/Hoje professo neste santuário até morrer/ vos Hei de sempre amar/Até morrer vos hei de sempre amar.

Segunda Estrofe: Amor, amor, pois sois minha esperança que Me sustenta em meio de aflições/A vós, ó Mãe, com plena confiança sempre Valeis a quem tem precisão.

9 É interessante observar que a Proclamação da Festa do Rosário em 2003, com toda a pompa e notoriedade nos meios de comunicação, rádio e TV local, fluem de forma que fazem referências as festas que ocorriam após os atos religiosos que eram realizados nas casas famílias. Silva (1999) comenta que nos de 1900, “enraizado na cidade e no interior, esse costume religioso – profano prosperou muito tempo. Realizadas nas casas onde eram tiradas as ladainhas, as tradicionais rezas atraiam grandes levas de populares (…).” As festas dançantes eram realizadas em junho ou nas datas de realização das promessas. Juntavam-se dez ou doze moradores para a construção das ramadas – casas de dança cobertas de palhas de inajá, de chão batido, cercadas de varas. Instrumentos sonoros mais utilizados na ocasião: violão, cavaquinho, pandeiro, violino, maracá e tambor. Às vezes, chegados da cidade, eram usados o saxofone e a sanfona. As ladainhas começavam às sete da noite. Após uma hora, geralmente a partir das oito, tinha início o arrasta-pé que se prolongava até ao amanhecer do dia seguinte (SILVA, 1999, p. 146-147). Ainda este autor, nos descreve que por volta de 1915. “Por determinação do vigário-geral e governador do Bispado do Amazonas, monsenhor Anthero José de Lima, foi proibida formalmente ‘tão irreverente prática”.

10 As paróquias da Prelazia são as seguintes: cidade de Itacoatiara: Catedral Prelatícia Nossa Senhora do Rosário (fundada em 1759/1880); São José Operário (19/03/2001), Santo Antônio (13/06/2001), Santa Luzia (13/12/ 2001), Divino Espírito Santo (em processo de formação paroquial); Área Pastoral Nossa Senhora de Aparecida; Cidade de Itapiranga: Nossa Senhora de Nazaré (1966); Cidade de Silves: Nossa Senhora da Conceição (1965); Cidade de Urucará: Sant’Ana (1965); Cidade de Urucurituba: Cristo Ressuscitado (1956); Cidade de São Sebastião do Uatumã: São Sebastião do Uatumã (04/03/2001). Institutos, Congregações, Movimentos da Igreja Institutos Masculinos e Sociedade de Vida Apostólica: Socied. Scarboro para Missões Estrangeiras, Inst. Santa Maria de Guadalupe para as Missões Estrangeiras, Inst. Da Consolata para as Missões Estrangeiras; Institutos Femininos de Vida Consagrada: Congregação das Monjas Beneditinas Rainha dos Apóstolos, Congr. Da Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, Inst. Das Irmãs Catequistas Franciscanas. Movimentos: MEB, CRB, Apostolado de Oração, Equipes de Nossa Senhora, Movimentos dos Focolares, Renovação Carismática Católicas, Apostolado de Maria; Associações, Organismos e Serviços: Assoc. Cultural Nossa Senhora do Rosário, Escola Nossa Senhora do Rosário, Creche – 1 (bairro de São Francisco), Creche – 2 (bairro de Jaury II). Rede Vida de Itacoatiara (Canal de TV da Prelazia).

11É um folheto do tamanho de uma folha de papel A3, impresso em quatro partes, onde tem o tema da festa, a programação de todo o evento datas e horas, a mensagem do Bispo para comunidade, e a descrição de todas as equipes que compõe a organização da festa.

Continua na próxima edição…

*O autor é natural de Itacoatiara, vem trabalhando com a temática sobre patrimônio cultural a mais de duas décadas. É formado em Ciências Sociais (UFAM) e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PGSCA/UFAM) especialista em Festas Populares e Religiosas da Amazônia. Formado em Direito (ULBRA/Manaus), MBA em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (Anhanguera-Uniderp). É professor Universitário. Publicações em coautoria nos livros “Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades” (2007) e “Culturas populares em meio urbano” (2012). Autor do livro “A Senhora, o Folclore e o Festival” (2022). É Assessor Jurídico e vem prestando assessoria ao patrimônio imaterial etno-história da Amazônia para empresas de licenciamento ambiental e arqueológico.
começavam às sete da noite. Após uma hora, geralmente a partir das oito, tinha início o arrasta-pé que se prolongava até ao amanhecer do dia seguinte (SILVA, 1999, p. 146-147). Ainda este autor, nos descreve que por volta de 1915. “Por determinação do vigário – geral e governador do Bispado do Amazonas, monsenhor Anthero José de Lima, foi proibida formalmente ‘tão irreverente prática”.

Views: 2

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques