
*Aristóteles Comte de Alencar Filho
Os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas
Continuação …
Especialista em Dermatologia, chegou ao posto de Almirante Médico da Marinha Brasileira. Entre 1963 e 1964, assumiu a Secretaria de Assistência da Saúde do Amazonas. É Patrono da Cadeira n.o 37 da Academia Amazonense de Medicina.
Doutor Akel Nicolau e sua esposa Professora Maria do Carmo Zamagna Akel, com Doutor Aristóteles Alencar, em solenidade da Associação Médica do Amazonas em 2001. Acervo do autor.
Doutor Garrido exerceu a especialidade de Cardiologia. É Patrono da Cadeira n.º 46 da Academia Amazonense de Medicina.
Doutor Comte Telles trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, no Instituto de Assistência aos Marítimos, no Serviço Social da Indústria (SESI), no Hospital Eduardo Ribeiro. Na gestão do Governador Plínio Coelho, exerceu o cargo de Secretário de Saúde do Estado do Amazonas. Conhecido pelo seu espírito humanitário, realizava atendimentos gratuitos todas as manhãs em seu consultório situado na rua Marquês de Santa Cruz. Foi médico do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado do Amazonas (IPASEA), Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência (Inamps), e do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPTEC). Atendeu também pacientes do Dispensário Cardoso Fontes para pacientes portadores de tuberculose. Foi membro da Sociedade de Medicina Legal, Psiquiatria e Criminologia da Bahia, da Sociedade de Medicina Cirúrgica da Manaus.
Foi Professor de Biologia Geral do curso pré-jurídico do Colégio Estadual do Amazonas, antigo Gymnasio Amazonense Pedro II e Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Manaus. Doutor Comte Telles teve um filho médico, o Dr. Renato Telles de Souza (1947-2021), otorrinolaringologista, casado com a médica Dra. Amazonina Raposo Passos Telles de Souza, cardiologista, ambos professores do Curso de Medicina da Universidade do Amazonas. Faleceu em Manaus, em 1. ° de julho de 1986.
Doutor Jacob Assayag era especialista em Obstetrícia. Foi Diretor da Maternidade Balbina Mestrinho, da Beneficente Portuguesa e do Hospital Francisca Mendes. Faleceu em Manaus, no dia 28 de outubro de 2004.
Foi Deputado Estadual pelo Amazonas. É Patrono da Cadeira n.o 60 da Academia Amazonense de Medicina.
Formou-se em Medicina pela Universidade do Paraná. Médico Radiologista, em 1964 mudou-se para Blumenau, onde trabalhou num Posto de Saúde. Em fins de 1965, submeteu-se a exame no Rio de Janeiro, para o “Educational Council for Foreing Medical Graduates”, sendo aprovado. Teve seus serviços profissionais contratados pelo “The Stamford Hospital” no Estado de Connecticut – EUA, para onde seguiu no dia 7 de dezembro de 1965, permaneceu nesse território por 5 anos.
Doutor Geraldo da Rocha foi médico do Serviço de Lepra, lotado na Superintendência de Manaus. Em 30 de dezembro de 1965, foi nomeado Diretor do Serviço de Lepra, da Secretaria de Assistência e Saúde, que era comandada pelo Dr. Alberto Carreira da Silva, no governo do Professor Arthur César Ferreira Reis.
Continua na próxima edição…
*Médico cardiologista formado na Universidade do Amazonas. Doutor em Cardiologia pela Fac. Medicina da UNESP/ Botucatu. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Membro da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente.
Views: 5