Eu me encantei com Portugal. Se pelo lado materno sou fortemente libanês, da família Daou, os Lindoso têm suas origens no norte de Portugal. Na região do Minho.
O Minho é uma região rica em tradições. E importante para História de Portugal. Lá fica Guimarães que é o berço da Nação portuguesa. No Minho temos cidades encantadoras além de Guimaraes. Como Braga, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
A freguesia de Lindoso fica no Município Ponte da Barca que é distrito de Viana do Castelo. Caro leitor. Não sou megalomaníaco. Mesmo porque todos os castelos em Portugal estão na mão do estado. Mas há um castelo na freguesia de Lindoso.
A Região do Minho produz excelente vinho. Principalmente o vinho verde. Desde jovem eu gosto muito desse tipo de vinho. Hoje sei o porquê. Casal Garcia é um dos mais famosos. O vinho favorito de meu inesquecível pai. Nas raras vezes em que bebia.
A região do Minho é o coração verde de Portugal. A paisagem é de tirar o folego. Os turistas em geral, principalmente as mulheres ficam encantadas com os bordados e filigrana. A gastronomia então nem de fala. Com o delicioso vinho verde da região é um espetáculo a parte.
Como todo cronista, adoro mexer, observar, usar e trabalhar com palavras. Ji fiz uma crônica em que relatava que cruzeta (cabide de roupa) é usado em Manaus e em Portugal. O sulista e sudestino só conhece a palavra cabide.
Ora, todos sabem que trem em Portugal é comboio. Meninos são miúdos e café da manhã é pequeno almoço. Freio é travão. Pode-se comprar cuecas masculinas e femininas. As gostosas diferenças já podem ser notadas no voo da TAP. Eles chamam avião de avião. Não de aeronave. Após o avião aterrar, ao chegar ao aeroporto de Lisboa ou de O Porto, você irá recolher suas malas e maletas num tapete. E não em esteiras como os brasileiros são acostumados.
Mas poucos sabem que em Portugal não se diz colocar os pingos no is. Os portugueses dizem colocar a pinta no i. E no jota.
Vamos colocar as pintas nos ii. Há diferenças, pá!
*Bacharel em Direito. Membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.
Views: 3



















