Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Manaus no Jornal Nacional

Compartilhe nas redes:

Somos um país continental. Isso é fato. Não é à toa que as televisões apresentam o que se chama de jornal local. Mas é inegável que o Brasil como um todo é sempre informado somente do que acontece no sudeste. Estados como Acre, Piauí e o nosso Amazonas raramente são notícias nos jornais de âmbito nacional.

Durante muitos anos morando em Brasília observava que nunca davam notícias sobre Manaus. O máximo que o Jornal Nacional chegava era em Recife. Em termos de notícias. E quase todo dia anunciam a morte de alguém famoso. Assiste-se o jornal para saber quem morreu. Hoje nem isso é mais novidade. A morte de uma celebridade se espalha pela internet como rastilho de pólvora.

Durante a pandemia Manaus ficou conhecida como a cidade onde a Covid foi excepcionalmente mais perversa. Nos primeiros meses da pandemia o Jornal Nacional propagava para o Brasil e o mundo uma cidade que não conseguia enterrar seus mortos. Fileiras de covas de nossos cemitérios eram mostradas para o Brasil e o mundo.

Depois tivemos a questão da falta de oxigênio nos hospitais. O Jornal Nacional nos colocava como notícia de destaque. Tristes dias.

Mas nem tudo é tristeza. Nessa semana fomos notícia. E graças a Deus de uma forma simpática. A Federação Internacional de Futebol, a famosa FIFA destacou Manaus ao mostrar para o mundo as ruas enfeitadas com adereços para Copa.

Esse ano a Prefeitura da Cidade além de patrocinar criou o concurso cultural “Ruas da Copa”. A tradição de decorar algumas ruas da cidade teve início há 40 anos. Foi na Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha.

Desde então, de quatro em quatro anos os moradores preparam as Ruas da Copa para serem pontos de encontro de torcedores em dias de jogos da Seleção.

Uma das pioneiras e mais destacadas é a Rua Santa Isabel. Já venceu outros concursos. Os moradores se envolvem e muitos tem orgulho de morar na rua. A Rua Santa Isabel já foi patrocinada nas copas de 2014 e 2018. Obviamente também foi uma das vencedoras do concurso. As ruas da copa recebem apoio com palco, som, telão LED e iluminação para transmitir os jogos da Copa do Mundo. O importante é que muitos turistas estão indo ver essas ruas. Isso é excelente!

Com a notícia no Jornal Nacional muitas ruas na cidade se animaram a fazer a decoração. Espera-se que a cidade seja lembrada sempre de maneira positiva pelos telejornais. Isso incrementa o Turismo. Uma indústria que precisa ser incentivada. É Manaus torcendo pelo hexa!

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques