Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Uma manifestação folclórica itacoatiarense

Compartilhe nas redes:

A cultura de um determinado povo é fundamentada nas suas crenças, seus modos de viver e seus costumes. Em cada local, onde as pessoas formam comunidades para viverem em sociedade, existem sempre as peculiaridades culturais que as caracterizam.

Na cidade de Itacoatiara, estado do Amazonas, por exemplo, acontece, no período carnavalesco, a apresentação de uma boneca gigante chamada Tia Suzana, a qual é muito querida pelo povo itacoatiarense.

Acredita-se que a Tia Suzana dá sorte no amor para quem participa do seu bloco, assim como também cura dores de cabeça, mau-olhado e qualquer outro desconforto que estiver afligindo seus admiradores. Isso tudo porque, segundo a crença popular, Tia Suzana, além de ser uma negra benzedeira, é bastante vaidosa e adora namorar homens solteiros ou casados.

Não se sabe ao certo a sua origem, mas costuma-se atribuí-la a um antigo itacoatiarense, há alguns anos falecido, muito conhecido como João Brinjela. O certo é que Tia Suzana se tornou o símbolo principal do carnaval dessa cidade, atravessando décadas e proporcionando alegria e diversão ao povo de sua terra.

É, portanto, dessa forma que a crença e os costumes de um povo se concretizam, possibilitando a manifestação dos conhecimentos que determinam a concepção de uma cultura e, sobretudo, contribuindo para a continuidade de uma tradição nascida do rico imaginário popular.

Compartilhe nas redes:

Uma resposta

  1. Caríssimo Salomão. Excelente texto. Comentarei a respeito amanhã, pelo menos informando sobre a origem da Tia Suzana. Espero (torço mesmo!) que outros professores, colegas seus, sigam o seu exemplo escrevendo algo para este blog. Vamos interagir, gente… Continue Salomão… E forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques