Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Entre Nós (10)

Compartilhe nas redes:

O ser humano é uma máquina perfeita composta de um conjunto de células, tecidos, órgãos e sistemas, e desde a fecundação essas células vão se multiplicando por um processo assexuado de multiplicação celular, gerando inclusive células especiais denominadas de células tronco ou multipotenciais, que podem dar origem a outras células especializadas do sistema orgânico.

O sistema nervoso é muito especializado e cada célula se comunica entre si através seus braços, que são os axônios, os quais permitem uma comunicação integral com as outras células do sistema orgânico, pois existe dentro do cérebro, embebendo todo sistema nervoso, um caldo de substâncias denominadas de neurotransmissores. Como as principais substâncias deste grupo, temos: adrenalina, noradrenalina, acetilcolina, dopamina, endorfina, serotonina, melatonina e tantas outras.

O humor das pessoas depende simplesmente da concentração e do equilíbrio entre estas substâncias. O estresse, a irritação, a explosão comportamental, a alegria e a tristeza dependem diretamente da maior ou menor concentração de noradrenalina e serotonina. Quanto maior a concentração de noradrenalina, mais estresse, tristeza, insônia, perda de peso, desconcentração, inapetência, choro imotivado, perda de interesse pelo que mais lhe interessava, descuidados consigo mesmo, má higiene pessoal, desapontamento com o trabalho, amigos e parentes, podendo levar o indivíduo a tentar o suicídio e conseguir na maioria das vezes o seu intento. Este quadro é denominado de depressão.

Portanto, aconselho às famílias que observem todos entro de casa e ao menor deslize de comportamento procurem logo um especialista, pois hoje existem muitos medicamentos capazes de curar a depressão, tais como recaptadores do neurotransmissor serotonina, que é umas das substâncias que promovem o prazer. E, aumentando a concentração desta serotonina circulante entre as células do cérebro e a diminuição de noradrenalina, as vítimas da depressão se recuperam rapidamente. Paralelamente aconselho também a psicoterapia com um profissional ético e competente, pois a complementação do tratamento farmacológico se faz com a descoberta das causas e o convencimento da realidade que conforta.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques