Curta a vida e pratique todas as formas de amor com o parceiro certos!
A felicidade também está nas coisas simples da vida, por isso contentar-se com as pequenas coisas na velhice também é ser feliz. O mundo atual mudou muito a condição de quem teve o privilégio do envelhecimento e a pessoa idosa muitas vezes passa a ser considerada um peso para a sociedade e para as famílias. Então é importante que durante toda a vida você tenha certos cuidados para garantir um envelhecimento feliz.
Primeiro cuide das suas finanças e de sua saúde. Se você tiver o mínimo de sustentação econômica para que não dependa de ninguém em suas necessidades básicas e se, além disto, gozar de boa saúde poderá conquistar cada vez mais a felicidade. Por exemplo: nunca abandone suas atividades laborais se puder continuar trabalhando, mantenha-se ativo e com a perspectiva cada vez maior de conquistar sabedoria e experiência, coisas que somente a velhice permite.
Pratique a verdade e busque o autoconhecimento. Chamo a atenção para a expressão NOSCE TE IPSUM, cuja tradução do latim é “conhece a ti mesmo”. Segundo o filósofo TIM HUDSON, a verdade nem sempre será a mais fácil e a mais conveniente escolha e com muita frequência pode ser muito dolorosa. Ao professar a verdade é provável que você não venha a fracassar. Então viva a verdade! O engano tem sempre um preço muito alto a pagar, não traz consigo nada de valor. Seja verdadeiro consigo mesmo e com tudo que fica ao seu redor e por toda sua vida essa será uma forma de felicidade.
Aceitar a velhice, conhecer suas limitações é saber envelhecer com sabedoria. Isso faz com que a felicidade chegue sem grandes esforços. Portanto, aproveite ao máximo a vida com seus familiares e com seus velhos amigos, mas também faça sempre novos amigos. Agradecimentos e elogios verdadeiros a quem merecer também nos causam alegria e contentamento com a vida. Nunca diga não à nada e a ninguém antes de refletir.
Leia continuamente sobre assuntos de seu interesse e sobre outros tantos mais que inicialmente lhes pareçam sem importância. Isso te manterá capaz de participar de qualquer roda de conversa, seja de qual for a geração, ou seja, esteja atualizado! Dance sempre que puder, sorria muito, perdoe todos os dias. Não seja sedentário, não se exponha a intempéries, não abuse do calor e do frio. Fuja do cigarro e das drogas e tenha parcimônia com as bebidas alcoólicas. Curta a vida e pratique todas as formas de amor com o parceiro ou parceira certos!
Ser feliz na terceira idade em muitos aspectos só depende única e exclusivamente de você mesmo. Claro que isto inclui não deixar de cumprir nossos deveres, mas também de exigir o cumprimento e o respeito aos nossos direitos pelas autoridades e pela sociedade. Ser idoso também é ser feliz! Busque por isso, afinal a vida ainda não cessou!