Manaus, 9 de dezembro de 2023

Ficar de pé

Compartilhe nas redes:

Pesquisa científica tem comprovado a necessidade de todo ser humano ficar pelo menos treze minutos em pé cada hora nas 24 horas, menos claro na hora do sono reparador. As modernas linhas de pesquisa da fisiologia revelaram que todo esforço para preservar o equilíbrio e se manter ereto, não só faz bem a silhueta como previne doenças cardiovasculares, além de melhorar o desempenho intelectual e manter, sobretudo, a memória.

A revista American Journal Preventive Medicine, deste último semestre, revela que pequenos movimentos feitos pelo corpo para se manter em pé reduz em 50% o risco de mortalidade precoce.

Logo temos que nos movimentar de preferência de pé a cada hora pelos benefícios que este comportamento traz à saúde, pois aqueles que já foram identificados como possíveis doentes do sedentarismo podem alcançar a morte antecipada.

Desta forma, duas horas por dia de pé têm comprovação dos benefícios. O cérebro entra em estado de alerta. Com a atenção aprimora-se a capacidade de memorizar, aprendizado e raciocínio. Estudar em pé melhora em 20% o desempenho escolar.

Calorias: Depois de duas horas o corpo ereto queima em torno de 20% mais de calorias em comparação ao sentado, não importa se o tempo é corrido ou fracionado.

Trombose: O mecanismo de retorno de sangue ao coração é estimulado pela tensão natural dos músculos, sobretudo da panturrilha. Previne-se, assim, a doença que se caracteriza pela formação de coágulos.

Infarto e Derrame: O consumo de oxigênio celular é maior, o que melhora o desempenho cardiovascular e previne as doenças.

Diabetes: A atividade muscular facilita a absorção de glicose pelas células do próprio músculo com menor mediação da insulina, poupando o trabalho do pâncreas. Após um pico de açúcar, as taxas em um corpo ereto voltam ao normal mais rapidamente, evitando-se a afecção.

Artrite e Artrose: A produção dos fluídos que lubrificam as articulações (líquido sinovial) é aumentada, evitando-se afecções associadas à degeneração desses tecidos.

Portanto, faça uso dos benefícios proporcionados por essa dica simples e fácil de praticar.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques