Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Novo Remanso

Compartilhe nas redes:

À tardinha de domingo, dia 31/05/2015, trazido pelo esforçado, competente professor mestre em Geografia pela UFAM Claudemilson Santos, esteve em visita a Francisco Gomes o engenheiro licenciado da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Raimundo Nonato Belo Soares. Natural de Novo Remanso, 52 anos, Nonato Belo graduou-se engenheiro civil pela UFAM, especializou-se em Gerenciamento e Planejamento de Obras, pela USP, e é mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais pela UTFPr.  Integra atualmente o quadro de professores do IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas). O talentoso itacoatiarense, de há muito, desejava conhecer seu conterrâneo, diretor deste Blog.

Durante cerca de uma hora e meia dialogaram sobre variados assuntos e, como é óbvio, os temas mais debatidos foram os relacionados à situação social, política, cultural e econômica, atual, de Itacoatiara e às probabilidades de um brilhante futuro para o Município.

Os professores Nonato Belo e Claudemilson Santos, além de dezenas de outros jovens filhos de Itacoatiara, são promessas fortes, expressões de talento, entusiasmo e idealismo – garantia de um porvir maravilhoso que a História tem reservado ao nosso Município. Sinalizam esperança de mudança; em breves tempos ajudarão a virar a página de desalento que tomou conta de nossa cidade colocando em risco a autoestima – marca dos itacoatiarenses.

Como dito antes, o professor Nonato Belo é originário de Novo Remanso, cujos traços históricos descrevemos abaixo.

Novo Remanso. Distrito do Município. Vila da margem esquerda do Rio Amazonas, acima da cidade de Itacoatiara. Fundada em meados de 1988, em terras da Ciazônia, grupo empresarial português instalado na região dez anos antes, com o objetivo de extrair e beneficiar madeira para exportação, criar gado e cultivar cacau. Com a falência do projeto, a Madeireira Gethal tentou retomá-lo, mas esbarrou na burocracia. Mesmo, a população já havia começado uma luta pró-emancipação política do lugar, tornada vitoriosa com a criação da vila. Sua população está estimada em 12.000/15.000 habitantes. Dotada de infraestrutura urbana e social: escolas, hospital, correios, centro comercial, usina de força e luz, cemitério, delegacia de polícia, seção eleitoral, telefone e representações bancárias. Ligada por via fluvial e rodoviária a Manaus e a Itacoatiara, tem como principais atividades econômicas a fruticultura e a psicultura. Novo Remanso é o maior produtor de abacaxi do Estado (93,75% dos 23.040 frutos produzidos no Município em 2010); principal produtor de cupuaçu, seguido do Município de Presidente Figueiredo; e, após Codajás, segundo lugar na produção de açaí (2.240 cachos desse fruto no mesmo período).

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques