Manaus, 29 de novembro de 2023

Prazer e saúde

Compartilhe nas redes:

Nunca menos de seis refeições nas vinte e quatro horas do dia, lembrando que nossa dependência líquida é de trinta mililitros destes por quilograma de peso por dia.

Manter a saúde, além de fugir do estresse, se exercitar corretamente, dormir adequadamente e comer com prazer tudo aquilo que possa nos beneficiar é realmente um desafio!

E o que seria recomendável para promover prazer e saúde ao mesmo tempo?

Sabemos que o sistema orgânico dos seres humanos é composto de setenta e cinco por cento de água e o restante fica por conta das proteínas, açúcares, gorduras, fibras, sais minerais e vitaminas. Logo devemos recorrer às fontes principais onde estão contidos estes alimentos, tais como carnes vermelhas e carnes brancas, grãos, clara de ovo, algumas frutas e verduras e poucos tubérculos.

Em quantas refeições devemos distribuir estes componentes nutricionais?

Nunca menos de seis refeições nas vinte e quatro horas do dia, lembrando que nossa dependência líquida é de trinta mililitros destes por quilograma de peso por dia.

Como devemos distribuir as proteínas, açúcares, gorduras e os complementos sais minerais e vitaminas sem esquecer as fibras?

Aí reside o segredo! Logo sabemos que o que promove o prazer nas refeições são as gorduras e os açúcares. Mas também sabemos que estes alimentos em excesso pedem promover desvios sérios da saúde e que cada grupo deve ser ingerido proporcionalmente às necessidades diárias do metabolismo celular.

Mas como fazer?

Eu aconselharia nas primeiras refeições um pouco de gordura não saturada como a que existe na gema do ovo não frito ou um copo de leite desnatado adoçado com Sucralose, uma clara de ovo batida com suco de frutas ricas em vitaminas. Uma ou duas tapiocas sem sal para cumprir as necessidades dos açúcares e um copo de água de duzentos “u.50 I mililitros.

Tendo ultrapassado a primeira refeição do dia, partimos para uma segunda alimentação três horas após a primeira. Nada melhor do que comer frutas ou tomar um copo de suco, uma xícara de mingau de milho, aveia, tapioca ou um caldo de músculo.

Na maior refeição do dia, que é no meio do dia, temos que caprichar nas proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, sais minerais e fibras. Logo, o indicado é um bife de carne vermelha, peixe ou aves de mais ou menos 150g, completando as proteínas com grãos, açúcares com arroz e farinha de mandioca e/ou uma massa qualquer. As vitaminas na sobremesa deverão ser frutas da estação, podendo variar com algum derivativo com doces em pequenas proporções.

Sem esquecer a quantidade de líquido que deve ser consumido somente no final das refeições.

Lá pela metade da tarde sugerimos um alimento de preferência aquecido como um mingau ou um caldo e no jantar uma menor quantidade de alimentos, sendo o ideal tomar uma sopa de legumes e verduras, com uma fruta de sobremesa rica em sais minerais, vitaminas e fibras.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques