A vida é composta de vários cenários, mas o importante é que em todos eles você seja o personagem principal.
Falar a todo momento que se está velho, que já não se pode mais fazer isto ou aquilo porque só os jovens podem fazê-los, não reverterá o processo de envelhecimento.
Então, que tal encarar a velhice de uma forma satisfatória e feliz? Sendo esta mais uma fase de sua vida e provavelmente a última, tem que ser aproveitada a cada instante de maneira prazerosa, positiva e com muita animação, ou seja, com estado permanente de alegria verdadeira. Só isso já fez um bem imensurável à saúde.
Claro que vários outros cuidados são necessários como a sua sustentabilidade econômica e com as relações afetivas. A vida é composta de vários cenários, mas o importante é que em todos eles seja você o personagem principal, em todos os instantes.
É óbvio que sua família e seus amigos são muito importantes, mas não existe ninguém mais importante do que você em primeiro lugar. Até porque os outros também terão a sua própria fase de envelhecimento como experiência única e individual.
A verdade é que quem envelheceu deve se sentir privilegiado, pois quem não conseguiu chegar a esta fase foi porque morreu precocemente.
Então mais uma vez esta fase tem que ser vivenciada da melhor maneira, preservando este privilégio. Com a idade avançada, mesmo perdendo-se algumas funções, você ainda está pronto para viver o melhor dentro das suas limitações e na busca de seus projetos.
Goste a cada dia mais e mais de você próprio sem, contudo, desprezar os mais próximos, sejam estes familiares ou não.
Todas as fases da vida foram feitas para se viver plenamente, respeitando os limites, pois ultrapassando estes limites correremos riscos desnecessários. Logo encaremos a velhice dentro destes princípios acima explicitados.
Nunca esqueça de que sendo a última fase de sua vida é importante que este tempo sirva para desfrutar de tudo um pouco das coisas da vida: comer bem, dormir adequadamente, praticar atividade física, manter o que resta das suas funções sem excessos, conhecer novas pessoas e lugares, viajar e gastar o quanto for possível dentro de suas limitações. Sonhe, planeje e realize. Ainda é possível!
Estes conselhos lhes dou com toda tranquilidade, pois estou convencido de que nesta fase não precisamos estar lembrando a todo instante de que estamos velhos. Se envelhecer é privilégio, desfrutemos disto com qualidade.