Em março de 2023, generosamente, Francisco Gomes disponibilizou o seu Blog para a publicação de trinta textos autorais, sequenciados e integrados, compondo uma proposta de política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, em especial para o estado do Amazonas.
Em 4 de Abril de 2023 publiquei o primeiro deles “Princípios e fundamentos da proposta…”, e em outubro daquele ano encerrei o ciclo com a publicação do artigo “Sustentabilidade e Cidadania II: tendências e recorrências”. Posteriormente o material autoral, apresentado no Blog do Francisco, foi ampliado, aperfeiçoado e publicado em 4 de Abril de 2024, nos formatos de livros eletrônico e impresso, pela Kindle Direct Publishing, Amazon, exatamente um ano após a publicação do primeiro artigo no referido Blog.
Seu título “Tristes Trópicos: Réquiem À Amazônia” traduz a imagem realista que projeto ao futuro-próximo da Amazônia, por diversos fatores estruturantes, entre as quais destaco três deles, todos de natureza política: Não integração de a Amazônia ao projeto político e econômico nacional; desinteresse político nacional ao fomento do desenvolvimento sustentável na Amazônia; e a incompetência política à interiorização do desenvolvimento social e econômico na Amazônia, dentre outros fatores analisados neste livro.
Na gestão presidencial brasileira anterior passamos por um período de destruição total das culturas e ecologias amazônicas, cenas de trevas e fascismo projetadas ao Brasil e ao Mundo em tempo real e online. A atual gestão presidencial ainda passa por um período de recomposição e reconstrução de diversas políticas públicas destruídas na naquele período, o que não é pouco, mas continua sem uma política de desenvolvimento clara, consistente e alinhada à importância que a Amazônia tem para o Brasil e o Mundo. Pode-se dizer que os atuais gestores nacionais e regionais, em maioria, apresentam incompetência política para formularem e implantarem políticas de desenvolvimento sustentável, consistentes e integradas, para a Amazônia. Em geral, seus discursos e ações são movimentados por clichês e miudezas incompatíveis com a grandeza das culturas e ecologias amazônicas. Discursos desalinhados das demandas públicas postas pela Amazônia. O contínuo crescimento da miséria, do isolamento institucional e a fragilização de suas políticas públicas e qualidade de vida de suas populações comprovam esta realidade. A Amazônia continua sem políticas de industrialização e ciência e tecnologia dirigidas ao seu desenvolvimento sustentável. O tempo passa e a pobreza aumenta, sem perspectivas de um futuro digno à nossa juventude. Estas e outras questões estruturantes são analisadas no livro autoral “Tristes Trópicos: Réquiem À Amazônia” que propõe alternativas para este quadro desolador.
Apresento, em seguida, o sumário deste livro para que o leitor tenha uma visão sistêmica do seu alcance heurístico.
Tristes Trópicos: Réquiem À Amazônia
Marcílio de Freitas
SUMÁRIO
Prefácio
A História do Manuscrito “Tristes Trópicos: Réquiem à Amazônia”
PARTE I – UMA VIAGEM PELA AMAZÔNIA
Capítulo 1. Amazônia: universo paralelo incompreendido e cobiçado
1.1. Conhecendo o Museu da Amazônia. 1.2. Amazônia: novas abordagens e interpretações. 1.3. Amazônia e Sustentabilidade. 1.3.1. Amazônia e Processos Mundiais. 1.4. Ciência, Religião, Amazônia e Sustentabilidade. 1.4.1. Amazônia, o Mito da Imortalidade e os Dez Pecados Capitais
1.5. Amazônia: incertezas e futuro.
Capítulo 2. Viajando no Mundo da Sustentabilidade
2.1. A Estética da Sustentabilidade Plena. 2.2. A Ética da Sustentabilidade Democrática. 2.3. Sustentabilidade: princípios e esperanças. 2.4. A Sustentabilidade do Desenvolvimento Responsável.
PARTE II – AMAZÔNIA E A SUSTENTABILIDADE PRÓSPERA
Capítulo 3. A Sustentabilidade da Amazônia e os seus Enclaves Econômicos
3.1. Visita à Zona Franca e ao Centro de Bionegócios da Amazônia. 3.2. Amazônia e a Nova Zona Franca Sustentável. 3.3. Amazônia, a Ilusão da Bioindústria e as suas Novas Tecnologias Sustentáveis.
Capítulo 4. Conhecendo a Amazônia Profunda: desafios e propostas
4.1. Compartilhando as Belezas de São Gabriel da Cachoeira. 4.2. Descobrindo os Encantos e as Magias de Parintins. 4.3. Iluminando o Desenvolvimento Municipal Amazônico. 4.4. As Periferias de Manaus: sofrimentos e desilusões.
PARTE III – RÉQUIEM À AMAZÔNIA
Capítulo 5. Amazônia: redenção ou destruição total
5.1. Amazônia: solidariedades nacionais e internacionais. 5.2. Amazônia: ações guiadas pelo verossímil e a rudeza. 5.3. A Cúpula da Amazônia: presente e futuro. 5.4. Carta Amazônica às Professoras do Brasil.
Capítulo 6. Amazônia: fumaças da modernidade
6.1. Amazônia: técnicas e simbologias. 6.2. Amazônia: o futuro das tragédias; histórias em fumaças
6.3. Réquiem à Amazônia.
PARTE IV – RECONSTRUINDO A AMAZÔNIA
Capítulo 7. Educação Científica e Tecnológica à Sustentabilidade na Amazônia
7.1. Educar e Compartilhar nos Trópicos: abordagens sensíveis e novos compromissos. 7.2. Educação Científica Abraçando a Sustentabilidade na Amazônia. 7.3. Educação Ambiental Estratégica e Generosa para a Amazônia. 7.4. Gestão e Popularização das Ciências, Tecnologias, Literaturas e Artes.
Capítulo 8. Plataforma Científica, Tecnológica e Artística à Sustentabilidade na Amazônia
8.1. Fragmentos de Antropologia das Técnicas e Sustentabilidade na Amazônia. 8.2. Qualificando a Sustentabilidade e a Universidade Intercultural na Amazônia. 8.3. Os Fantásticos Museus Vivos e as Cibermalocas na Amazônia. 8.4. Dignificando as Vocações Tecnológicas e Artísticas na Amazônia. 8.5. Inovando as Culturas e as Tecnologias para a Sustentabilidade na Amazônia.
Capítulo 9. Pesquisa e Inovação ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
9.1. Novos Desígnios, Novas Perspectivas e Escolhas. 9.2. Controlando as Mudanças Climáticas na Amazônia. 9.3. O Uso Sustentável das Várzeas e os Serviços Ambientais na Amazônia. 9.4. Energizando e Higienizando o Uso Sustentável da Amazônia. 9.5. Construindo a Identidade Eletrônica da Amazônia. 9.6. Três Proposituras Temáticas para Perenizar a Sustentabilidade na Amazônia. 9.7. Amazônia e Papa Francisco: sustentabilidade e religião
Referências
Nesta oportunidade, novamente agradeço a Francisco Gomes por sua amizade e generosidade à publicação dos artigos que originaram este livro, e por sua divulgação. Encaminho, também, o link de acesso ao livro.
Link: https://www.amazon.com/dp/B0CZTQ4Z1S
Views: 538